terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Ciclistas preparam-se para recorde de voltas na Lagoa da Pampulha

24/02/ - 10:30

Divulgar o ciclismo, incentivar a prática de atividade física, superar limites e desafios. Somados ao prazer de pedalar, estes são os objetivos de dois atletas que se preparam para completar 18 voltas na Lagoa da Pampulha.

O desafio é para os atletas Carlos Leônidas da Silva, 27 anos, e Rogério Pacheco, 36 anos, que, no dia 28 de fevereiro, largam às 7 horas, no Marco Zero, para percorrer cerca de 324 quilômetros. A orla tem aproximadamente 18 quilômetros. A previsão dos atletas é que a distância seja cumprida em 10h30minutos.

O recorde anterior (não oficial) é do próprio Rogério Pacheco, que completou 17 voltas (cerca de 306 quilômetros) na Lagoa em novembro de 2008, durante os treinamentos para a prova 24 Horas de Ciclismo de Fortaleza.

:: Treinamento

Para vencer o desafio, os atletas estão se preparando. Os treinamentos de longa distância vem sendo realizados com freqüência. Neste sábado, dia 21 de fevereiro, Rogério e Carlos treinarão na Orla da Lagoa da Pampulha a partir de 8 horas, com saída da Igrejinha de São Francisco de Assis.

:: Os atletas


1- Carlos Leônidas da Silva, 27 anos
Atleta de Mountain Bike e Ciclismo;
Vice-campeão Mineiro de Ciclismo (2004), na categoria Sub-30;
Terceiro lugar no Campeonato Mineiro de Contra-relógio (2004), na categoria Sub-30;

2- Rogério Pacheco, 36 anos
Atleta de Mountain Bike e Ciclismo;
Campeão Brasileiro Máster de Ciclismo (2008);
Bicampeão da prova 24 horas de Ciclismo de Fortaleza (2007 e 2008), na categoria Solo;
Campeão do Ultra Distance (2006) em São Paulo.

:: O Evento
18 Voltas na Lagoa da Pampulha

Data: 28 de fevereiro, sábado
Horário de largada: 7h
Local de largada/chegada: Marco Zero

Como treinar para etapas de canoagem?

24/02/ - 10:22
Aprender a técnica correta é o primeiro passo

Rios, mares, represas, fortes correntezas exigem técnicas diferentes dos profissionais atletas das corridas de aventura em uma etapa de canoagem. O desgaste físico durante a remada pode ser maior no caso da técnica não ser correta e requer treinamentos constantes.

Para os iniciantes na modalidade, a recomendação é procurar ajuda de profissionais na Raia da USP. “O local é perfeito para começar e aprender a técnica toda; remar é mais difícil do que aparenta”, comentou Zé Pupo, da Motorola SOS Mata Atlântica. Após assimilar a técnica básica, é preciso praticar: cerca deu ma hora por dia, ou quantas vezes puder durante a semana.

Após aprender a remar, o ideal é mesclar treinamentos em outros ambientes, conhecidos como “baladas de canoagem”. A prática do endurance é necessária para encarar outros níveis de travessias e a dica é praticar com alguém experiente, para aprender os macetes da modalidade. “O ideal é passar bastante tempo no caiaque para ter uma performance legal, por exemplo, durante uma longa etapa, que pode durar mais de 10 horas”, explicou Zé.

O segredo nos treinamentos e nas provas é manter um ritmo constante, para não haver tanto desgaste. O cansaço das pernas pode ser recuperado durante uma etapa de canoagem, mas, em contrapartida, é a modalidade que deixa o atleta com mais fome. “Sempre tenha um sanduíche, pelo menos, enquanto um rema, o outro pode comer”, revelou Pupo.

Brasileiro ganha convite para prova em Portugal

24/02/ - 10:16

A conquista da Descida das Escadas de Santos já rendeu frutos para Wallace Miranda. Bicampeão torneio internacional de Mountain Bike, modalidade Down Hill Urbano, o paulista de 23 anos recebeu, além da premiação em dinheiro, o ‘wild card’ (convite) para o Lisboa Down Town, marcado para maio.

Com muitas semelhanças em relação ao torneio de Santos, o Lisboa Down Town mescla escadas e ruelas em seu percurso. O convite para o melhor atleta brasileiro neste ano possibilitará a presença do país em mais um grande evento internacional. O Lisboa Down Town está marcado para o dia 23 de maio e contará com alguns dos melhores pilotos do mundo.

“Esse convite é fruto de uma parceria entre as organizações dos dois eventos e visa proporcionar ao vencedor da Descida das Escadas de Santos um prêmio especial, como a participação da prova em Portugal. Além disso, trata-se de mais um incentivo para os pilotos buscarem o título da competição”, explica Marcelo Coelho, diretor da Time Eventos, criadora e organizadora do evento.

Wallace venceu na final da Descida das Escadas de Santos o francês Cedric Gracia, que também tem dois títulos da prova. O Brasil ainda comemorou a vitória no feminino, com o bicampeonato de Patrícia Loureiro, que deixou para trás a atual campeã mundial, Melissa Buhll.