sábado, 31 de janeiro de 2009

CHARGE DO DIA

Mesmo com chuva, motos aproveitaram o melhor dia do Rally Piocerá



31/01/ - 07:30


Competidores gostaram do percurso de sexta-feira


Direto de Sobral (CE) - Com cerca de 350 quilômetros de percurso, de Parnaíba (PI) até Camocim, os competidores da categoria motos do Piocerá encontraram situações adversas. Muito calor e desgaste e chuvas torrenciais próximos da chegada. Para grande parte dos pilotos, o terceiro dia de disputas foi o melhor da competição.

De Brasília, José Matias já competiu no Piocerá algumas vezes e afirmou que este ano, a prova não teve nenhum momento para relaxar, e a sexta-feira foi um dia proveitoso. “Conversando com os outros competidores, este foi o melhor trecho comparando os outros dias. Teve muitas dificuldades e se acontecesse um atraso, era bastante complicado se recuperar. Não esperávamos a chuva, mas ela veio com força e bem na parte de dunas. Foi tão difícil quanto o trecho rápido que estava meio alagado”, contou Matias.

As motos tiveram trechos complicados durante o terceiro dia de disputas. Logo no início da manhã, os competidores passaram por um extenso mangue e também pela Lagoa dos Camelos. Subidas e descidas íngremes em pedras exigiram habilidade dos pilotos, mas uma das partes de maior tensão foi na Serra da Meruoca, onde carros e motos andavam lado a lado.

Classificação - Os competidores da elite seguem travando uma etapa a etapa o título do Piocerá. O cearense Helâindo Onofre venceu a primeira etapa, seguido por Sandro Hoffmann e Dário Júlio. Na etapa seguinte, também no terceiro dia, Dário ficou com o primeiro lugar, seguido por Helâindo e Sandro.

Italiano esbanja boa forma para encarar o primeiro Piocerá

31/01/ 07:28

Direto de Sobral (CE) - Aos 48 anos de idade e morador de Salvador (BA), o italiano Vincenzo Paolo Sforza esbanja energia de sobra. No terceiro dia de competição, com um pequeno problema na navegação, o competidor da categoria Over-40 garante que está pronto para seguir para o último dia de disputas.

Na quarta colocação na classificação, Paolo rodou durante 9 horas no trecho desta sexta-feira e encontrou problemas em sua planilha. “Era preciso colocar uma fita adesiva no roadbook e não coloquei. Choveu e acabou entrando muita água; tive que parar para arrumar”, revelou o piloto.

Estreante no Piocerá 2009, o italiano ficou maravilhado com as belezas da região. Os competidores passaram por uma região de serra chamada Meruoca, que exigiu muito esforço dos competidores.

“Fiz uma boa preparação, com 48 anos é preciso se cuidar. Parei de beber, estou comendo bem, me exercitando e tomando bastante energético. Não tenho um pingo de cansaço agora. Estou pronto para outra”, disse Paolo.

A prova - Paolo aponta que as diferenças nos ralis italianos para o Piocerá aparecem no modo de navegação. “É uma experiência nova para mim estar no Piocerá, não na modalidade. Na Itália tem provas de enduro e rali, como aqui. Mas no Brasil a diferença é que na planilha tem os horários e os pontos certos. Acaba sendo corrido e no primeiro dia adiantei todos os PCs”, explicou

Organização avalia o andamento do Piocerá 2009




31/01/ - 07:22

Sol e depois muita chuva castigou os bikers

Direto de Sobral (CE) - Faltando apenas um dia de disputas da 22ª edição do Rally Piocerá, Erilch Cordão, diretor geral da prova, comemora o desenrolar da prova. Os competidores partiram na quarta-feira de Teresina (PI) e encontram-se em Sobral (CE) rumo ao último dia de competição, que será concluído em Cumbuco (CE).

“Até agora todos os competidores que conversei estão achando a prova ótima, tivemos apenas um único recurso nas bicicletas, pois os competidores acabaram se perdendo”, comemorou o organizador da prova.

A prova neste sábado larga do Arco do Triunfo, no centro de Sobral, passando pela cidade de Taíba. Cordão, empolgado, explica que a prova está transcorrendo como foi organizada a mais de 4 meses atrás. “As expectativas estão sendo correspondidas, está tudo ocorrendo da maneira que planejamos. Espero chegar ao último dia da mesma forma, está show de bola!”, concluiu Cordão.

Último dia - Para as motos, a primeira etapa da competição acontece entre Sobral e Umirim, totalizando aproximadamente 150 quilômetros; a segunda parte sai de Umirim rumo a Cumbuco, totalizando o dia com 276,12 quilômetros.

Carros, motos e quadriciclos partem de Sobral até Iraucuba, totalizando cerca de 80 quilômetros. Com 148 quilômetros de especial, o VeloPiocerá chegará na cidade de Cumbuco, totalizando 333 quilômetros. O trecho cronometrado terá regiões sinuosas e promete ser o dia mais quente da competição.