sábado, 13 de dezembro de 2008

CHARGE DO DIA

I Pedal Solidário de Natal na Siderlândia será dia 20


13/12/ - 11:21

Barra Mansa

A Associação Barramansense de Ciclismo (ABC) realiza dia 20 de dezembro, o I Pedal Solidário de Natal, em parceria com a Associação de Moradores dos bairros Cantagalo e Siderlândia. No evento, serão distribuídos livros e brinquedos para crianças carentes dos bairros, além de cachorro quente, refrigerante e pipoca.

A Associação Barramansense de Ciclismo tem como metas projetos voltados para as áreas sociais, culturais, ambientais. “Mas nossa prioridade é a educação no trânsito, que mata milhares de pessoas devido à imprudência e a direção perigosa de motoristas e ciclistas. Nesse I Pedal Solidário iniciaremos um trabalho de conscientização na comunidade de como fazer uso da bicicleta corretamente para exercícios físicos e como meio transporte seguro de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, incluindo, neste caso, os equipamentos de segurança, como capacete, luvas, óculos, espelho retrovisor, refletor, farol e buzina nas bicicletas”,

Fonte: Folha do Interior

Alberto Contador viaja à sede da Astana

13/12/ - 08: 11

Alberto Contador viajou ontem para a capital do Cazaquistão, onde tem previsto se reunir com o presidente do país, Nursultan Nazarbayev, quem mandou um convite aos principais líderes da equipe ciclista para receber-los na sede da Astana.

Alberto Contador permanecerá na sede de sua equipe até domingo junto a Johan Bruyneel, Levi Leipheimer, Andreas Kloden e Assan Bazayev.

O vencedor do Tour de France, Giro de Itália e Vuelta a España quis aproveitar essas datas, antes do início da temporada, para agradecer o apoio recebido e brindar seus triunfos de 2008 com seus patrocinadores, apesar das duras condições meteorológicas do inverno asiático, com temperaturas de 20 graus abaixo de zero na sede da Astana

Coloca estréia no domingo em nova equipe de ciclismo















13/12/ - 08:07

Bike - O ciclista Jean Coloca foi um dos destaques dessa temporada, competindo pela equipe de São Bernardo do Campo (Metodista/São Bernardo do Campo/Sundown/Nossa Caixa/Kuruma). Agora, o atleta representa a equipe Padaria Real/Sorocaba/Cannondale, e fará a sua estréia neste domingo, dia 13 de dezembro, na 49ª Corrida Ciclística Aguinaldo Archer Pinto, em Manaus, Amazonas.

O atleta é o atual campeão da disputa, e agora briga pelo bicampeonato. "Estou muito bem preparado para essa nova empreitada na minha carreira. Quero estrear representando Sorocaba conquistando o bicampeonato da prova", disse Coloca.

O atleta já está em Manaus, para se acostumar com a alta temperatura da região. "Esse ano a prova será disputada em um circuito plano e terá apenas 30 quilômetros, o que aumenta as chances de todos os competidores", declarou o ciclista.

Coloca conquistou o Campeonato Paulista de Resistência e o Granfondo do Brasil de Ciclismo nesta temporada. Além disso, ele subiu ao palco em importantes competições do calendário, como o 4º Giro Memorial A Tribuna de Ciclismo, a 65ª edição da 9 de Julho, a XXIV Prova Macapá Verão e no 12º GP de São José dos Campos de Ciclismo.

Copa da República volta ao Rio de Janeiro

13/12/ - 07:49

Os principais ciclistas de estrada do país, no masculino e feminino, estarão em ação no mês de dezembro, mais precisamente no dia 21. Trata-se da sétima edição da Copa da República, disputa que reúne as principais equipes e ciclistas no Brasil. O evento ocorrerá justamente no local onde foi realizada sua primeira edição, em 2002: em um circuito montado no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.

A Copa da República é uma das mais importantes do calendário nacional e valerá pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CB). A largada está programada para as 10h30, com transmissão ao vivo dentro do Esporte Espetacular.

O retorno ao local onde tudo começou. Depois de passar por Brasília e Belo Horizonte, a disputa volta ao Aterro do Flamengo. Ali, em 2002, o ciclista Rodrigo “Morcegão” de Brito venceu a edição de estréia, dando início a uma das disputas mais interessantes do calendário.

Com percurso curto, o evento exige bastante atenção dos atletas, seja na preparação, seja na tática a ser adotada. “É um resgate da história da própria disputa, justamente em um circuito que agrada a todos”, explica Thadeus Kassabian, diretor de operações da Yescom.

Na Copa da República todos os participantes são convidados. No masculino, a disputa será por equipes, com no mínimo quatro e no máximo seis competidores. Participarão 15 equipes, sendo as 13 melhores do ranking e mais duas convidadas dos organizadores. Serão premiados os cinco melhores no individual, a equipe campeã e prêmios por Metas Volantes.

No feminino participarão as 30 ciclistas mais bem colocadas no ranking nacional. Haverá premiação para as cinco mais bem colocadas e por meta volante.

No ano passado, a 6ª edição foi disputada em Belo Horizonte, com chegada na Praça da Liberdade. Nilceu Aparecido Santos, da equipe Scott/Marcondes Cesar/Fadenp, de São José dos Campos, foi o vencedor no masculino, enquanto Márcia Fernandes Silva, do Clube Fernandes de Ciclismo, de Goiânia, ganhou no feminino.

Desafio VO2 Caloi 2008















13/12/ - 07:45

No dia 30 de novembro, a Copa VO2 Caloi – Desafio da Serra de Campos encerrou a terceira temporada de um evento voltado para o ciclismo nacional amador. Desde a primeira edição, em 2006, a prova preencheu uma lacuna no calendário nacional, carente de provas para esse público.

O grande mérito da Copa VO2 Caloi foi de associar uma estrutura segura e de qualidade com um trajeto empolgante, que sempre instiga o ciclista a querer voltar e melhorar sua perfomance. Prova disso é o constante crescimento no número de participantes – que nesta quinta edição do Desafio da Serra de Campos chegou perto dos mil ciclistas – e o no número de pessoas que voltam a cada semestre para Campos do Jordão.

Comparada com algumas provas nacionais, a estrutura da Copa VO2 impressiona e criou uma nova referência para eventos desse tipo. Todo o percurso é disputado em estrada asfaltada, com tráfego controlado de veículos: apenas os da organização poderão transitar entre os ciclistas. O evento conta ainda com postos de hidratação – com água e bebidas isotônicas –, nos quais não há necessidade de o ciclista descer da bike, e sinalização de quilometragem regressiva e indicação do início da serra, camisas de ciclismo e medalhas para todos os participantes, cronometragem eletrônica e requintes como o tempo de serra de cada participante.

Com o apoio das companhias de tráfego e concessionárias, em 2008 a Copa VO2 Caloi conseguiu ampliar os horizontes e realizou a Escalada do Império, com chegada em Teresópolis, Rio de Janeiro. Evento que agradou em cheio e promete conquistar seu espaço nos próximos anos. E a tendência é o crescimento no número de etapas.

Aos poucos, alguns ciclistas profissionais começaram a participar da prova e isso forçou a organização a criar premiações para esses atletas de elite, que impressionam pelo talento com o qual desbravam a serra. Mesmo não sendo o foco da prova – a premiação ao amador, por exemplo, é sempre mais volumosa –, essa interação com os melhores ciclistas do país é positivo para a identificação com os ídolos nacionais e muito bem recebido pelos participantes.

Faz algum tempo que a Copa VO2 Caloi deixou de ser um evento de uma revista especializada em ciclismo e passou a ser um bem do ciclismo nacional. E tomara que permaneça dessa forma por muitos anos. O ciclista diletante agradece.

Robson Ferreira e equipe Amazonas renovam com a ProShock para 2009

13/12/ - 07:40

A equipe Amazonas de mountain bike estará novamente com as suspensões ProShock durante a temporada 2009. A parceria, que já dura mais de 7 anos, foi renovada para o primeiro ano do ciclo olímpico visando Londres-12.

Com a parceria mantida, o atleta Róbson Ferreira, um dos principais nomes do cross country brasileiro, irá competir de ProShock em 09, assim como seus companheiros de equipe Amarildo Ferreira, Cláudio Roberto e Luiz Cláudio “Dentinho”.

Atual campeão brasileiro de maratona e do Iron Biker, Róbson afirmou estar feliz em continuar utilizando as suspensões ProShock durante seus treinos e competições em 2009.

“É claro que fico satisfeito. Além de ser um produto de excelente qualidade, equivalente aos importados, é uma empresa que sempre está ao lado da gente. Fico muito feliz”, disse.

Róbson afirmou estar otimista para a temporada que começa no próximo mês. Mas sabe que terá de trabalhar duro para se manter no topo.

“Estou com expectativas muito boas. Irei recomeçar os treinamentos na semana que vem, focando totalmente nas grandes provas do MTB brasileiro. Ao lado da minha equipe, que dá toda a estrutura, tenho certeza de que temos tudo para ter um grande 2009”, explicou.

Durante a temporada, a equipe Amazonas irá utilizar a suspensão ProShock One Air. Desenvolvida integralmente no Brasil, pela área de engenharia da ProShock, ela é específica para alto rendimento em cross country – e uma das mais leves do mercado, a partir de 1450g.

Minha aventura: Um mergulho nas águas cristalinas de Búzios


13/12/ - 07:34

por Felipo Grossi Togni


Decidimos visitar a cidade de Armação dos Búzios para mostrar os espécimes de corais que povoam a costa do Rio. Estamos rumando para o Sul do país, em busca dos espécimes de corais mais raros do Atlântico.

Saímos de Belo Horizonte no dia 20 de Janeiro de 2008 com um clima ameno e céu nublado. Pelo caminho a cor azul pintou o horizonte e o ânimo encheu nossos pulmões com palavras de otimismo. “Estamos indo em direção à Costa Sol!”

O passado de Búzios foi escrito por índios e franceses, por guerras e pela pesca artesanal. Compreendemos que a pesca artesanal é realizada por barcos de pequeno porte, que tenham menos de 10 tonelagens de arqueamento bruto e até 10 metros de comprimento. Em Búzios a comunidade caiçara é unida. E mesmo com todas as dificuldades impostas pelos ventos, todas as manhãs os pescadores deixam a praia do canto em direção ao mar. Mesmo com o progresso e a globalização os valores da profissão não se dissolveram. Os pescadores são respeitados e protegidos por lei que lhes resguardam o direito de pesca em uma área de preservação ambiental.

Hoje Búzios é uma cidade cosmopolita e atraente. A praia de João Fernandes é um berçário da fauna marinha. São cardumes de Sargos de Beiço, Sardinhas e Barracudas.
A apenas 434 Km de Vitória, Búzios está localizada no litoral norte do Rio de Janeiro em uma península de 8km batizada com o mesmo nome.

Atravessamos a península de Armação dos Búzios na tarde de domingo. Após a cansativa jornada caímos na cama. Mas foi ainda de madruga que São Pedro nos acordou com vento e muita chuva dizendo que nossos três dias de estadia poderiam se prolongar um bocado.

O que geralmente ocorre por aqui é que o vento leste além de manter amena a temperatura, com média anual de 26ºC, também mantém a chuva bem longe. São menos de 100mm de chuva nos meses de verão, apenas a metade do que chove no norte paulista nesta mesma época.

Enfim o sol - Felizmente na manhã de quarta-feira estiou. E já na quinta-feira o sol raiava sob o mar iluminando as profundezas e melhorando a visibilidade.

Embarcamos a bordo do Ciliares em uma operação de mergulho da Casa Mar Dive Resort e rumamos em direção ao costão rochosos da Ilha dos Gravatás.

Se quer mergulhar em Búzios venha durante o inverno; mas como estamos em Janeiro e a temperatura do mar deve estar em agradáveis 23ºC, bora pra água!

O Brasil não é um país famoso por seus recifes de corais, mesmo abrigando o maior recife do Atlântico Sul. Nossa flora subaquática é composta por poucos espécimes, que em sua maioria são endêmicos. Em toda a costa do Rio de Janeiro vivem apenas sete espécimes de corais, dos quais dois são endêmicos da costa Brasileira.

Depois de um bom mergulho a rua das pedras é uma boa pedida. E desfrutar de uma tradição de mais de 23 anos comendo uma crepe no Chez Michou garante a satisfação do apetite.