quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

São Paulo tem curso de trekking no Ibirapuera

04/02/09 - 13:05

Os paulistanos têm mais uma boa chance para conhecer as técnicas de navegação e do trekking. A Enduro a Pé vai organizar um curso neste sábado, às 10 horas, no Parque do Ibirapuera. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail enduroape@uol.com.br.

O ponto de encontro será no Portão 8 ao lado da lanchonete e o estacionamento mais próximo é o do Portão 7 do parque com entrada pela Av. República do Líbano (para estacionar no parque é obrigatório cartão de Zona Azul, três horas no mínimo para o curso).

O curso é destinado às equipes novas ou participantes que ainda tenham dúvidas em relação à leitura de planilha, cálculo de tempos, formação de equipes e medição de distâncias.

Como equipamentos, os participantes devem levar calculadora simples, bússola (pode ser uma por equipe), cronômetro, ou relógio digital de pulso, caneta, roupas adequadas para caminhada como bermuda, camiseta, boné e muda de roupa seca para o retorno.

Na parte teórica será ensinada a leitura de Planilha, os cálculos, o uso da bússola, a navegação e a divisão de tarefas dentro da equipe. Já na parte prática, os participantes terão de percorrer um percurso de aproximadamente 1 hora dentro do Parque. O curso será ministrado por Esdras Martins, diretor de prova do Campeonato Paulista de Trekking, Campeonato Brasileiro de Trekking, Enduro a Pé 12 horas e organizador da pagina do Enduro a Pé.

Mineiros dominam o Transparaná



04/02/09 - 13:04


Os mineiros fizeram bonito na 15ª edição do Transparaná. Os representantes de Minas Gerais dominaram o pódio e fizeram a festa de um dos principais raids do país no último final de semana. No total, entre as cinco primeiras colocadas da principal categoria em 2009, quatro duplas são de Minas Gerais e apenas uma da capital paranaense.

A dupla formada pelo piloto Renato Martins, de Belo Horizonte, e pelo navegador Cristiano de Souza, de Juiz de Fora, foi campeã geral e da categoria master, além de campeã na categoria marcas, com o seu Troller T4.

Após cinco dias de disputa, com 77 carros largando de Guaira, no interior do Paraná, no dia 26 de janeiro, divididos em cinco categorias, o 15º Transparaná terminou com a chegada de 69 equipes na última sexta-feira, na capital, depois de viajar por diversas cidades do interior do estado, percorrendo cerca de 1800 quilômetros.

Formada em 2001, a dupla Renato Martins e Cristiano de Souza já participou de importantes competições de raid e rally de regularidade, como a Copa Mineira, o Campeonato Brasileiro, a Copa Mitsubishi e a Copa Troller.

"Entramos na disputa deste ano determinados a ganhar todos os títulos possíveis e graças a Deus conseguimos. A confiança já era grande deste o início, mesmo sabendo que enfrentaríamos grandes feras na prova, como Ruppenthal, Aragão, Veiga e tantas outras, sem falar na equipe de Minas Gerais que veio muito forte neste ano", disse o navegador Cristiano de Souza.

Classificação Final Transparaná 2009

Geral:

1) Renato F. Martins / Cristiano S. de Souza (Troller T4)
2) Fernando Lage / Breno de A. Rezende (Troller T4)
3) Fernando G. de Souza / Rafael Dalbello (Troller T4)
4) Edson Magnett / Rone Branco (Pajero 3000)
5) Marcos J. A. Bezerra / Antonio A. Bezerra Neto (Troller T4)

Categoria Master

1) Renato F. Martins / Cristiano S. de Souza (Troller T4)
2) Fernando G. de Souza / Rafael Dalbello (Troller T4)
3) Fernando Lage / Breno de A. Rezende (Troller T4)
4) Edson Magnett / Rone Branco (Pajero 3000)
5) Arildo de S. Sacramento / Rodnei de A. Faria (Troller T4)

Categoria Sênior

1)Ivan Terni / Thiago F. da Silva (Pajero Full)
2) Decio L. Toso / Claudemir Dalmolin (Mitsubishi Pajero)
3) Marcos J. A. Bezerra / Antonio A. Bezerra Neto (Troller T4)
4) Fernando P. da S. / Alexandre W. Dalssoto (Troller T4)
5) Iran V. de Paula / José E. M. de Paula (Troller T4)

Categoria Jeep

1) João A. Szatkoski / Alberto V. Szatkoski (Jeep Ford)
2) Marcos O. Nunes / Marcos V. Nunes (Jeep)
3) Juvenil S. de Souza / Igor Ratkoski (Jeep)

Categoria Junior

1) Fábio M. Ribas / José K. F. Ferreira (Mitsubishi Pajero)
2) Marcos L. de O. Pacheco / Pedro L. S. Pacheco (Mitsubishi L200)
3) Sérgio R. de Moraes / Ricardo Brescancini (Troller T4)
4) Luciano Daleffe / Anderson Muller (Mitsubishi Tr4)
5) Cecílio Luz Jr. / Emerson Luz (Troller T4)

Direção da Ericsson anuncia Magnus Olsson no comando do barco nórdico




04/02/09 - 13:00

Tripulação segue com Olsson

Richard Brisius, diretor da Ericsson Racing Team, anunciou que Magnus Olsson continuará no comando do Ericsson 3 na 5ª etapa da Volvo Ocean Race, que virá ao Brasil em uma etapa de mais de 12 mil milhas náuticas, quase 23 mil quilômetros, em cerca de 35 dias. A decisão foi anunciada após Anders Lewander, comandante nas três primeiras pernas, chegar à Qingdao onde aguarda o retorno da equipe, que faz os reparos no barco em Taiwan, recuperado de uma cirurgia no joelho necessária após um acidente no caminho da Índia para Cingapura.

“Ser um comandante nesta regata é uma tarefa difícil que exige uma liderança altamente ajustada, e todo comandante aceita o cargo sabendo de todos os desafios que serão impostos”, disse Brisius. “Dados os tempos difíceis para o Ericsson 3, nós tomamos a decisão de mudar a dinâmica a bordo e convidamos o Magnus Olsson para permanecer no cargo”

Anders Lewander comandou o barco nas três primeiras pernas e aguardava a equipe para voltar à ela. A tripulação tem a intenção de fazer os reparos no barco e colocá-lo ao mar para completar a etapa e garantir os pontos da perna, porém deixando de competir na regata in-port, sendo essa uma decisão “vantajosa”, de acordo com a direção da equipe.

“Fiquei surpreso. Tenho um misto de emoções. Esta é uma equipe de decisões e as decisões foram tomadas. Agora só aguardamos o que virá pela frente”, disse o sueco de 45 anos. Sobre um possível retorno, ele decide não opinar. “É cedo demais para dizer. Não fiz meus planos ainda”.

Lewander se diz satisfeito com o que pode realizar à frente da tripulação nórdica da equipe, porém mostra-se desapontado com a decisão. “Esta corrida é uma viagem incrível. Estou muito satisfeito em ter feito essa regata e aprendido muito. Estou também muito orgulhoso de que tenhamos alcançado os lugares no pódio que alcançamos. Nada pode tirar isso”, falou. “Naturalmente, estou desapontado, mas é importante que coloquemos o fato dentro de uma perspectiva. Estou orgulhoso do meu envolvimento com a Ericsson Racing Team e continuarei a apoiá-los”.

A decisão - O diretor da equipe explicou que a reviravolta na decisão foi feita após uma análise das condições das 4ª e 5ª pernas. “Esta última etapa foi muito difícil para o Magnus e para a tripulação. O que torna isso um desafio ainda maior é que temos que consertar o barco em Taiwan e chegar em Qingdao para completar a perna. Talvez isso faça com que todos naveguem sem pausas de Taiwan até o Rio de Janeiro. A partir disso, faz sentido pedir que Magnus continue o trabalho dele no comando da tripulação. Anders teve um desempenho vital desde a sua nomeação em 2007 e tem sido fundamental na construção da equipe”, disse Richard.

“É uma situação constrangedora, naturalmente, mas estou imensamente orgulhoso. Me sinto honrado com a confiança e responsabilidade que a tripulação e direção da Ericsson depositam em mim. Estamos agora sob pressão para voltarmos à ação”, disse o comandante Olsson.

Quem também volta ao time é Eivind Melleby, timoneiro e trimmer, que esteve com a equipe nas três primeiras pernas e já espera por eles na China.

Equipe Mitsubishi anuncia a saída do Rally Dakar


04/02/0 - 12:50



Peterhansel é um dos principais pilotos da Mitsubishi

Na madrugada desta quarta-feira, 4 de fevereiro, a Mitsubishi declarou a sua retirada do Rally Dakar e de outras competições cross-country que a montadora participa. Na edição deste ano do maior rali do mundo, a equipe contou com os competidores Stepháne Peterhansel, Luc Alphand, Hiroshi Masuoka e Joan "Nani" Roma.

De acordo com agências internacionais, a crise econômica foi o motivo para a fábrica japonesa abrir mão da participação nas provas. "A repentina deterioração da economia global obrigou a companhia a se concentrar mais em seus recursos", disse um comunicado da Mitsubishi.

A equipe já participou do Dakar por 26 vezes e venceu 12 vezes, sete delas seguidas. Um ano de dobradinha foi feito por Peterhansel (2004 e 2005), que também conquistou o título em 2007. Além dos carros, o piloto tem seis vitórias entre as motos.

Brasil - A reportagem do Webventure procurou a Mitsubishi Brasil, que ainda não tem nenhum pronunciamento oficial sobre o assunto.

CHARGE DO DIA

São Lourenço será palco da 2ª etapa da Copa Internacional de MTB


04/02/ - 07:10

Bike - Após a confirmação das cidades de Araxá e Congonhas como sede da 1ª e 3ª etapas da Copa Internacional Sundown de MTB, respectivamente, agora é a vez do município de São Lourenço. A cidade localizada no sul de Minas Gerais recebe a 2ª etapa da competição, que acontece nos dias 6 e 7 de junho, em substituição a Ouro Branco.

"Ficamos muito felizes em ter acertado com a cidade de São Lourenço para a realização da etapa. Além de ser uma cidade belíssima ela atende a todos os nossos públicos, estando acessível para a grande maioria dos competidores. Tenho certeza que esta é uma etapa que tem tudo para se consolidar no calendário nacional", explicou Rogério Bernardes, organizador do evento.

A cidade faz parte do Circuito das Águas, e possui aproximadamente 40 mil habitantes. É conhecida pelo grande apelo turístico, além de estar estrategicamente localizada no estado, a apenas 255 km do Rio de Janeiro, 286 km de São Paulo e 386 km de Belo Horizonte.

"Outra grande vantagem de fechar com São Lourenço é que agora temos provas em três regiões diferentes do estado. Uma fica no Triângulo Mineiro, outra no Sul do estado e outra na região metropolitana", destacou Rogério. A 1ª etapa será em Araxá, nos dias 4 e 5 de abril, e a 3ª em Congonhas, no dia 23 de agosto.

GP Ravelli 2009 com cronometragem Sistime

04/02/ - 07:07

A empresa Sistime foi a escolhida para fazer a cronometragem da primeira etapa da Maratona Ravelli 2009.

Os serviços contratados para esta primeira etapa foram cronometragem informatizada e resultados on-line. Márcio Ravelli acredita que a parceria com a Sistime seja uma das melhorias para a Maratona de 2009. "Estamos buscando melhorar a cada etapa e a cada ano para poder oferecer aos atletas, público, patrocinadores e imprensa uma informação mais rápida e precisa. A escolha da empresa Sistime para fazer a cronometragem da primeira etapa mostra nossa preocupação em estar sempre buscando soluções que tragam melhorias a nossos eventos."

Para a equipe Sistime é uma responsabilidade muito grande estar presente em uma das maiores competições do país, que tem em sua direção o maior campeão brasileiro de mountain-bike. Ninguém entende mais de vitória que Márcio Ravelli. Esperamos compartilhar mais uma vitória na primeira etapa. Não iremos poupar energias para mostrar a todos que a escolha por nossos serviços foi acertada.

O mountain-bike no Brasil está evoluindo muito e junto com ele é preciso ter soluções que acompanhem este momento. A Sistime está no mercado de cronometragem desde 2001. Hoje a empresa possui soluções para eventos esportivos que vão desde cronometragem até assessoria de imprensa. Estamos sempre nos atualizando para atender com rapidez e profissionalismo nossos clientes.

Mario Roma e Adriana Nascimento terminam o primeiro dia da TransAndes em 3º lugar




04/02/ - 07:05





Brasileiros foram bem no 1º dia

Depois da chuva da madrugada e do encurtamento do percurso (de 98km para 68km), os brasileiros Mario Roma e Adriana Nascimento terminaram o primeiro dia da TransAndes na terceira colocação das Duplas Mistas. “Foi uma etapa para descobertas sobre o terreno, clima, e ritmo dos adversários que está bem forte. Sem dúvida, a categoria que estamos é a mais disputada”, comentou Mario Roma.

A prova de hoje foi ao redor do Vulcão Villarica, em Pucon, Chile, com 1.562m de ascensão, por um terreno úmido e pesado por causa da chuva da madrugada. “O nível técnico do percurso foi médio, com uma longa descida de pedras e pequenos single-tracks”, avaliou o brasleiro.

Mesmo sendo a primeira edição da prova, os melhores ciclistas das Américas marcam presença e lutam pelo título. “Aqui é alta temporada de competições e dá para sentir que as equipes estão com um ritmo elevado, mas nossa experiência nos favoreceu para garantir uma posição entre os primeiros”, comentou Roma.

Ao todo, a prova tem sete etapas. Nesta quarta-feira (4) os atletas saem de Pucon, com destino a Termas Menetue, em um percurso de 90 quilômetros. “Segundo a organização, será a etapa mais dura devido a distância e volume acumulado de ascensão”, completa Mario Roma.

Robert Scheidt avança à 2ª fase da da Louis Vuitton Pacific Series


04/02/ - 07:00






Scheidt faz sua 1ª participação na regata

Robert Scheidt, estrategista do Luna Rossa, que participa da Louis Vuitton Pacific Series, competição de Match Race disputada no sistema todos contra todos e que teve início no dia 30, em Auckland, na Nova Zelândia, avançou com a tripulação do barco para a 2ª fase da competição. Essa é a primeira participação do brasileiro detentor de dez títulos mundiais, sendo nove na classe Laser e um na Star, na disputa.

Seis dos dez barcos inscritos farão a segunda fase da Louis Vuitton Pacific Series, que começa nesta quinta-feira (5). Segundo o regulamento da disputa, o primeiro colocado no segundo round garante vaga direta na final da competição. Os segundo e terceiro colocados, por sua vez, se enfrentam na semifinal e o vencedor avança para a decisão.

A vaga do Luna Rossa foi alcançada após a recuperação da equipe que foi derrotada duas vezes, pelo norte-americano Team Origin, na sexta-feira, e pelo suíço Team Alinghi, no sábado. A consagração veio com as vitórias nas duas regatas que participou na segunda-feira, sobre o Greek Team, da Grécia, com vantagem de 54 segundos, e sobre o Team Shosholoza, da África do Sul, 1min3seg à frente.

“Tínhamos que ganhar esses dois matches para avançar para a próxima fase. No primeiro, largamos bem e vencemos os gregos com facilidade. O segundo, no entanto, foi mais complicado. Após largarmos na frente, fomos ultrapassados antes da primeira bóia e recuperamos definitivamente a liderança após os sul-africanos serem penalizados”, analisou Robert Scheidt.

O velejador contou que a penalização do Shosholoza aconteceu após uma pequena colisão com o seu barco na rondagem da bóia de sotavento. “Eles não deram espaço suficiente para a nossa manobra, o que gerou a punição e nos ajudou a cruzar a linha de chegada na frente”, explicou. Ele ponderou que as duas vitórias deu motivação ao grupo após as duas derrotas. “Nossa equipe ganhou moral e acredito que terá uma performance melhor na próxima fase. O objetivo é chegar pelo menos na semifinal e brigar por um lugar na regata decisiva”, finalizou.

Seletiva para a Seleção Brasileira Juvenil de Escalada Esportiva acontece em Curitiba


04/02/ - 06:55



Seletiva será dias 7 e 8 de fevereiro

A Academia Via Aventura, de Curitiba (PR) faz nos dias 7 e 8 de fevereiro a seletiva para a Seleção Brasileira Juvenil de Escalada Esportiva, a primeira na história do esporte nacional. A Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada – CBME, Associação Paranaense de Escalada Esportiva - AEEP e a Federação Paranaense de Montanhismo e Escala - FEPAM em conjunto com seus patrocinadores, Conquista e Território, são os responsáveis pela realização da seletiva.

Anderson Gouveia, um dos idealizadores do projeto, dará todo treinamento e suporte ao grupo, em conjunto com membros da AEEP e outros profissionais voluntários de diversas áreas de formação.

A seletiva receberá equipes de vários Estado, como Paraná, Santa Catarina, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Espírito Santo recebe o Desafio das Montanhas 2009


04/02/ - 06:50



Competidores vão encarar 650 quilômetros de prova

Com 650 quilômetros de percurso, o Desafio das Montanhas reunirá competidores de corrida de aventura de todo o Brasil. A prova acontece do dia 4 a 6 de abril, com largada na cidade de Aracruz (ES)e passará por doze municípios da região.

Este ano a competição será dividida em três estágios, com quilometragens distintas. A primeira etapa terá 150 quilômetros, a segunda 280 e a última 220. O aumento da distância e a prova dividida, de acordo com a organização, aumentarão as estratégias das equipes. Outra novidade é a inclusão da categoria Solo.

As modalidades envolvidas na competição serão bike (180 quilômetros), trekking (130 quilômetros), canoagem (110) e duas pernas de natação, com três quilômetros cada. "Estamos buscando entrar para o hall de provas expedicionárias do Brasil e por isso os atletas deverão vir preparados”, alertou Thiago Mol, um dos organizadores da prova.