quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Direção da Ericsson anuncia Magnus Olsson no comando do barco nórdico




04/02/09 - 13:00

Tripulação segue com Olsson

Richard Brisius, diretor da Ericsson Racing Team, anunciou que Magnus Olsson continuará no comando do Ericsson 3 na 5ª etapa da Volvo Ocean Race, que virá ao Brasil em uma etapa de mais de 12 mil milhas náuticas, quase 23 mil quilômetros, em cerca de 35 dias. A decisão foi anunciada após Anders Lewander, comandante nas três primeiras pernas, chegar à Qingdao onde aguarda o retorno da equipe, que faz os reparos no barco em Taiwan, recuperado de uma cirurgia no joelho necessária após um acidente no caminho da Índia para Cingapura.

“Ser um comandante nesta regata é uma tarefa difícil que exige uma liderança altamente ajustada, e todo comandante aceita o cargo sabendo de todos os desafios que serão impostos”, disse Brisius. “Dados os tempos difíceis para o Ericsson 3, nós tomamos a decisão de mudar a dinâmica a bordo e convidamos o Magnus Olsson para permanecer no cargo”

Anders Lewander comandou o barco nas três primeiras pernas e aguardava a equipe para voltar à ela. A tripulação tem a intenção de fazer os reparos no barco e colocá-lo ao mar para completar a etapa e garantir os pontos da perna, porém deixando de competir na regata in-port, sendo essa uma decisão “vantajosa”, de acordo com a direção da equipe.

“Fiquei surpreso. Tenho um misto de emoções. Esta é uma equipe de decisões e as decisões foram tomadas. Agora só aguardamos o que virá pela frente”, disse o sueco de 45 anos. Sobre um possível retorno, ele decide não opinar. “É cedo demais para dizer. Não fiz meus planos ainda”.

Lewander se diz satisfeito com o que pode realizar à frente da tripulação nórdica da equipe, porém mostra-se desapontado com a decisão. “Esta corrida é uma viagem incrível. Estou muito satisfeito em ter feito essa regata e aprendido muito. Estou também muito orgulhoso de que tenhamos alcançado os lugares no pódio que alcançamos. Nada pode tirar isso”, falou. “Naturalmente, estou desapontado, mas é importante que coloquemos o fato dentro de uma perspectiva. Estou orgulhoso do meu envolvimento com a Ericsson Racing Team e continuarei a apoiá-los”.

A decisão - O diretor da equipe explicou que a reviravolta na decisão foi feita após uma análise das condições das 4ª e 5ª pernas. “Esta última etapa foi muito difícil para o Magnus e para a tripulação. O que torna isso um desafio ainda maior é que temos que consertar o barco em Taiwan e chegar em Qingdao para completar a perna. Talvez isso faça com que todos naveguem sem pausas de Taiwan até o Rio de Janeiro. A partir disso, faz sentido pedir que Magnus continue o trabalho dele no comando da tripulação. Anders teve um desempenho vital desde a sua nomeação em 2007 e tem sido fundamental na construção da equipe”, disse Richard.

“É uma situação constrangedora, naturalmente, mas estou imensamente orgulhoso. Me sinto honrado com a confiança e responsabilidade que a tripulação e direção da Ericsson depositam em mim. Estamos agora sob pressão para voltarmos à ação”, disse o comandante Olsson.

Quem também volta ao time é Eivind Melleby, timoneiro e trimmer, que esteve com a equipe nas três primeiras pernas e já espera por eles na China.

Nenhum comentário: