quarta-feira, 4 de março de 2009

COPA AGULHAS NEGRAS DE MOUNTAIN BIKE

CHARGE DO DIA

Rally RN1500 terá mais de 500 quilômetros de especiais em 2009

04/03/ - 98:20

Prova terá mais de 500km de especiais

O Rally RN1500 prepara mais uma prova desafiadora para carros, motos e quadriciclos competirem em 2009. Atravessando o Estado do Rio Grande do Norte, os pilotos terão 544 quilômetros de especiais para percorrer na competição de off-road. A prova começa no dia 29 de abril, em Natal (RN) e terminará no dia 3 de maio, após quatro etapas.

A abertura do evento será no Natal Shopping Center, com a vistoria técnica e administrativa, exames médicos, solenidade de abertura e largada promocional. A primeira etapa será no dia 30 de abril em um percurso de 120 quilômetros entre Natal e Currais Novos.

Na segunda etapa, serão 154 quilômetros até Assú e desta cidade os competidores iniciam a terceira especial, que terá 140 quilômetros. Saindo de Guamaré no último dia de rali, os pilotos terão os últimos 130 quilômetros de especial até retornarem para a capital potiguar. No mesmo dia acontecerá a premiação, no Centro de Convenções de Natal.

Inscrições - O Webventure realiza a inscrição para o RN 1500 até o dia 20 de abril, com pagamento com boleto bancário. E todos os detalhes do evento você pode conferir no Blog RN1500.

Haka Race inicia ano com recorde de atletas em Extrema (MG)

4/03/ - 09:15

Corrida de aventura terá 249 atletas e rapel de 60 metros

Após ser eleito o melhor circuito de corrida de aventura de 2008, o Haka Race estréia este ano com recorde de atletas inscritos. A primeira etapa, que acontece no dia 7 de março, em Extrema (MG), terá 249 atletas divididos em 132 equipes. Ao todo, serão 47 times na categoria Sport, 15 na Solo e 70 na Pró, vindos de cidades como São Paulo, Botucatu, Jundiaí, Ribeirão Preto, Santo Antonio do Pinhal, Tatuí e São Bernardo do Campo.

Em nenhuma outra etapa, o Haka Race contou com tantos participantes. No último ano, a média foi de 194 atletas por etapa, e a última corrida do ano, em Ubatuba (SP), teve 186 competidores inscritos. “Superamos todas as expectativas. Isso demonstra, cada vez mais, a
confiança dos participantes na qualidade, nos desafios e na segurança do circuito”, avalia Leonardo Barbosa (prof. Léo), organizador da Haka Race.

O organizador destaca que o rapel e a canoagem serão o ponto alto da prova e as modalidades mais emocionantes. A canoagem será em uma represa e o vertical terá 60 metros de altura. A regra é de que um atleta de cada equipe deve fazer o rapel, caso contrário, a equipe será penalizada em 1h30 no tempo final. Os equipamentos serão fornecidos pela organização, a não ser o colete salva-vidas, que cada competidor deve ter o seu ou alugá-lo da organização por R$5.

Ações Sociais - Cada equipe deverá doar 4 quilos de alimentos não perecíveis , que serão distribuídos à um asilo local. Terão de doar também R$10 para um grupo de resgate voluntário Anjos da Serra, que normalmente participa das provas garantindo, juntamente com uma equipe médica, socorro aos participantes em caso de acidentes. A participação nas duas ações sociais é obrigatória.

Paulista fará travessia solo da nascente à foz do São Francisco em canoa canadense


04/03/ - 09:10

Expedição irá cruzar cinco Estados pelas águas do rio

João Carlos Figueiredo, 59 anos, iniciará em junho uma expedição da nascente à foz do Rio São Francisco em uma travessia à remo, à bordo de uma canoa canadense. Sem qualquer tipo de apoio, o mergulhador, espeleólogo e montanhista pretende cruzar os 2.800 quilômetros de extensão do rio remando 8 horas por dia e, no máximo, 40 quilômetros por etapa. A aventura tem duração estimada de 90 dias.

O “Velho Chico”, como é conhecido o rio, nasce em Minas Gerais, na Serra da Canastra, e cruza o Estado chegando à Bahia e passando por Sergipe, Alagoas e Pernambuco. João Carlos pretende documentar toda a viagem fazendo fotos e entrevistas com as populações ribeirinhas para verificar o grau de envolvimento delas com a preservação e degradação da natureza. Além disso, irá coletar a água do rio em determinados pontos para análise, que será feita por organismos públicos de controle ambiental ou universidades.

Outro projeto a ser realizado por ele na expedição será o “Protocolo de São Francisco”, onde irá coletar assinaturas de prefeitos e governadores de onde passará em que eles se comprometerão com a preservação ambiental, através de ações saneadoras e de conscientização da população ribeirinha. Esse documento será encaminhado ao Governo Federal e à imprensa para assegurar esse comprometimento. E com todos esses materiais em mãos, João Carlos pretende fazer palestras de conscientização ambiental e lançar um livro-documentário.

O canoísta não fará pausas para reabastecimento e levará consigo todos os suprimentos de sobrevivência, primeiros socorros, orientação, comunicação, ferramentas, camping, vestuário, alimentação dentre outros objetos essenciais para a travessia. Nas aportagens que precisará fazer com sua canoa, João não terá qualquer tipo de suporte.

Etapas da Expedição

1. Vargem Bonita – Represa de Três Marias (trecho com corredeiras)
2. Três Marias – Pirapora – Januária – Parque Nacional do Peruaçu
3. Parque Nacional do Peruaçu – Bom Jesus da Lapa
4. Bom Jesus da Lapa – Represa de Paulo Afonso – Juazeiro
5. Juazeiro – Represa de Itaparica (3 barragens)
6. Represa de Itaparica – Penedo – Foz do Rio São Francisco
7. Foz do Rio São Francisco – Aracaju (via mar: trecho a confirmar)

Torben Grael retoma liderança e se aproxima da Nova Zelândia


04/03/ - 09:00

Ericsson 4 volta à liderança na 5ª perna

Após 17 dias velejando, e nem metade do caminho percorrido, a flotilha da Volvo Ocean Race segue para o Rio de Janeiro na 5ª perna da competição com Torben Grael na liderança da regata, novamente, com o Ericsson 4 e sua tripulação internacional. A equipe retomou a frente da competição deixando o Puma na segunda colocação, 11 milhas atrás dela e empatado com a tripulação do Ericsson 3, que ocupa a 3ª posição.

Os barcos caminham para a passagem pelo Portão de Pontuação, localizado na latitude 36º sul. Torben está cerca de 200 milhas de distância do Portão e 300 da costa da Nova Zelândia, e a situação de calmaria já mudou para as cinco embarcações que fazem esta etapa. “A temperatura caiu consideravelmente hoje”, disse o tripulante de mídia do Ericsson 4, Guy Salter.

“O mar está começando a ficar agitado e já começamos a bater um pouco, mas nós devemos nos acostumar com o balanço após as águas calmas da última semana”, completou o velejador.

Salter pondera que a passagem pelo Portão de Pontuação é a primeira barreira psicológica que eles enfrentarão e que as outras serão as duas passagens pelos Ice Gates e pelo Cabo Horn.

Opção Errada - O Telefonica Blue, de Bouwe Bekking, é o último barco na classificação, distante 62 milhas de Torben Grael, e com uma desvantagem de apenas 2 milhas para o 4º colocado, Green Dragon.

O navegador da equipe de Bekking disse, em e-mail enviado à organização, que fez uma escolha errada no caminho e que isso os colocou na última posição, permitindo que o Green Dragon passasse à sua frente, assumindo a penúltima colocação.

“Cercado por nuvens de chuva, eu fiz a opção errada e terminamos em um mundo de dor nas próximas cinco horas. O Dragon nos passou e perdemos milhas valiosas que conquistamos em relação aos líderes. Claro que foi um dia difícil para todos, mas parece que estamos sempre do lado das perdas, no momento”, disse Tom Addis.

Diante das dificuldades encontradas, Addis completou elogiando o trabalho dos velejadores que trabalham no deck do barco. “Eles fizeram um trabalho fantástico de manter o barco em movimento com a brisa que temos. Uma perna longa como essa nos faz pensar sobre o que fazemos para viver. E essa maneira de viver dá às nossas famílias uma vida fantástica, em muitas maneiras, mas como todas as coisas boas da vida, por vezes são super difíceis”, finalizou o navegador.