sábado, 10 de janeiro de 2009

VW liberada para competição interna, diz chefe de equipe

10/01/ - 21:46

Direto de Valparaíso (CHI) - A equipe alemã Volkswagen chega na metade do Dakar 2009 com três veículos nos primeiros lugares da classificação acumulada. O piloto espanhol Carlos Sainz é o mais rápido até agora, com apenas nove segundos de vantagem para o sul-africano Giniel de Villiers. Em terceiro aparece o americano Mark Miller. Entre o primeiro colocado e o quarto, Nani Roma, da Mitsubishi, são trinta minutos de diferença.

Ainda assim, o chefe da equipe, Kris Nissen, afirma que não é possível trabalhar com jogo de equipe. Todos os competidores com chances de vencer a prova terão autorização para brigar pelo título, segundo o alemão. “A única orientação que podemos dar a eles é de terem respeito com os companheiros de equipe, e não assumirem muitos riscos, para chegarem com o carro até o fim. Mas agora, na metade da prova, é impossível de falar em trabalho de equipe”, explicou Nissen.

O único que tem agora a obrigação de parar e ajudar os companheiros é o piloto Dieper Dipping, que ocupa a nona colocação geral, com quase cinco horas para Sainz. “Neste esporte chamamos isso de ‘carro caçador’, segue os veículos que podem ganhar a prova e, se preciso, pára e ajuda”, comentou o chefe de equipe.

“Temos três ótimos, pilotos, navegadores e carros muito competitivos. Esperamos dessa vez chegar ao final com chances de vencer”, concluiu.

Dimas Mattos se recupera de acidente no Dakar e aposta em Zé Hélio

10/01/ - 16:50

Dimas fará 2ª cirurgia em seu 2º Dakar

Duas participações no Rally Dakar, duas cirurgias e alguns pinos espalhados do ombro aos pés. Esse é o saldo de Dimas Mattos nas duas vezes que participou do maior rali do mundo. Na primeira vez, em 2007, na 12ª especial um acidente o tirou da prova africana e o levou para o centro cirúrgico para a colocação de pinos no ombro. Na segunda, em 2009, um tronco escondido na trilha o fez fraturar o tornozelo na 2ª especial da prova sul-americana. “Em 26 anos de pilotagem até que não tenho muitos pinos, não”, conta com bom humor. “Eu brinco que eu completei 95% da primeira prova e 5% desta última, então, já tenho um Dakar 100% completo”, disse ao Webventure, enquanto, “de molho” em casa, espera a cirurgia que irá colocar dois pinos na fratura, no próximo sábado, 17 de janeiro.

“Quando fui resgatado pelo helicóptero vi vários pilotos com as motos quebradas graças a vários troncos cortados que estavam escondidos no pasto, como o que me machucou. Eu bati a parte de dentro do pé no tronco, mas não caí. Segui por uns 20 quilômetros ainda e quando percebi que estava insuportável para seguir, chamei o socorro aéreo. O próprio Cyril Despres caiu porque não viu o tronco, mas nada aconteceu com ele. O Zé Hélio estava passando por lá na hora e parou para ajudá-lo”, contou Dimas.

A prova deverá continuar na América do Sul até 2011, mas Mattos irá pensar com calma na possibilidade de voltar a ela. “Tenho muita coisa para pensar. Não posso nem dizer que sim nem dizer que não. Quero deixar a poeira abaixar, fazer uma análise minha. O volume de acidentes na América do Sul aumentou com relação à prova africana, por vários fatores, então quero pensar nisso com a cabeça fria. Aqui está muito mais complicado do que lá (África)”, afirmou ele que conta que a meta é estar 100% pronto para o Rally dos Sertões 2009. “O Sertões é o limite do prazer na pilotagem. O Dakar é sacrifício. É puro desafio humano, a prova de moto ficou lá atrás”, opinou.

Dimas Mattos ressalta a declaração do piloto Carlo de Gavardo, que já competiu muitas vezes de moto e que em 2009 está na categoria carros do rali. “Eu ouvi uma declaração dele que o que ele viu, largando no fim da fila, foi um verdadeiro inferno. Muitos pilotos machucados, motos e carros destruídos, que parecia um local onde tinha acontecido uma guerra”, afirmou.

Mas mesmo com todos esses riscos, Dimas lamenta sua saída já que declarou estar muito mais bem preparado que em 2007, tanto física quanto tecnicamente. “Fiquei dois meses treinando nos Lençóis Maranhenses, estava com a moto muito boa, tinha tudo para completar o Dakar, com uma tocada segura no primeiro dia, em que terminei entre os 40 primeiros, mas infelizmente não é só isso que importa, tem que ter sorte. Não Possi dizer que não tive sorte, de repente ‘alguém lá em cima’ queria que eu parasse por ali por um motivo maior. Prefiro pensar assim”, declarou o piloto.

Confiança em Zé Hélio - Dimas Mattos nunca escondeu a confiança que tem no piloto Zé Hélio, 12º colocado na classificação geral. E ele crê em uma conquista do piloto nesta edição do Dakar.

“Andamos juntos há muito tempo, somos parceiros. E o Zé está numa fase excelente psicológica, técnica e fisicamente. Tenho muita confiança que ele chegará entre os dez primeiros. Já na briga pelo título na categoria, a 450, que ele está travando com o David Fratigne, está uma briga bonita. O Fretigne está com uma postura mais radical de pilotagem, com uma troca quase que diária de motor. Já com o Zé Hélio optamos por uma estratégia diferente, que é andar o máximo que der, poupando o equipamento. Por isso o francês tem vantagem sobre ele, mas tem mais riscos também”, explicou Dimas, que já considera como vitória a segunda colocação de Zé Hélio em sua categoria, o que o coloca como o estreante mais bem posicionado no ranking do Dakar 2009.

Rodolpho Mattheis sente os efeitos da altitude no Dakar


10/01/09 - 16:42

Rodolpho comenta a sétima etapa no Dakar -

Piloto aproveitou para comer durante o deslocamento final -

Para encarar uma maratona de mais de 9 mil quilômetros de rali é necessária muita segurança, treinos específicos, um bom equipamento e preparação física também. Rodolpho Mattheis, piloto da categoria motos, confirma que o Dakar exige muito do corpo, assim como dos veículos.

Cansado, Rodolpho encarou o longo deslocamento final da sétima etapa até o parque de apoio. Chegando próximo às Cordilheiras dos Andes, o piloto sentiu a altitude (cerca de 3.200 metros) e desceu da moto tonto. “Sabe quando você vê estrelinhas? Foi assim, parece que você está bêbado. Peguei uma estrada em caracol também que parecia uma montanha-russa”.

O sétimo dia de prova teve um encurtamento na especial, o que animou bastante o piloto de moto que está entre os cinqüenta primeiros colocados, mas a animação acabou nos primeiros quilômetros.

“Achei que a etapa seria fácil por ser mais curta, mas exigiu demais do preparo físico. Fui com uma cabeça para a largada, pensando que seria bem rapidinho. Putz, mandei 50 quilômetros na areia, com muito sobe e desce. Quando dei conta, andei 130 quilômetros nessa estrada, que tinham muitas canaletas e, no fim, muita poeira por conta do fesh fesh, que fica difícil controlar a moto”, contou Mattheis.

Neste dia de descanso para pilotos e navegadores, Rodolpho conta com a presença de sua mãe e garantiu que vai aproveitar para colocar a conversa em dia e comer muito. “O rali é duríssimo, estou moído. O descanso chegou na hora certa”, afirmou.

Curtição - Mesmo com a dureza que o Dakar apresenta para todos os participantes, Mattheis confessa que conseguiu aproveitar bastante os dias em que esteve rodando. “As paisagens são parte do tratamento psicológico. Curti muito a subida que fizemos ontem e tinham uns argentinos fazendo um churrasco. Parei, comi uma carne, tomei coca-cola, curti o visual dos Andes. O rali não é só tensão, tem que aproveitar. Mas ainda tem mais um ‘Sertões’ pela frente”.

Rally Dakar faz pausa e pilotos têm dia de descanso em Valparaiso, no Chile

10/01/ - 09:07

Muitos brasileiros acompanham de perto o Rally Dakar

Dia de descanso (sábado, 10 de janeiro) – Valparaiso (CHL)

Um dia de descanso para nós pilotos e a segunda surpresa da organização, um acampamento no Pacífico, unindo os dois oceanos. Aqui é muito gostoso, com um mar com uma grande variedade de peixes e mais gelado que o nosso Atlântico. E o Pacífico é bem mais exuberante nessa qualidade de fornecimento de peixes.

O dia será muito árduo para os mecânicos, que terão que refazer todos os nossos veículos, além de uma manutenção geral para enfrentarmos bem a segunda parte do rali, que será bem difícil, com as terríveis etapas do Atacama, na região de Copiapó (Chile).

Para os pilotos é um pouco de descanso. São dois dias no mesmo local, dormindo com um pouco mais de conforto e tomando um banho mais descente, além de rever os amigos que estão vindo aqui para acompanhar esse dia.

A uma oportunidade que o rali propôs para os brasileiros é a proximidade. Vimos muitos conterrâneos ao longo do caminho e, aqui em Valparaiso, tem vários deles, que aproveitaram as férias de janeiro para viajar e acompanhar esse grande rali que acontece no quintal de casa.

CHARGE DO DIA

Jean Coloca confirma participação no Mundialito de Ciclismo

10/01/ - 07:25

Bike - Nesse domingo, 11 de janeiro, acontece a 1ª edição do Mundialito de Ciclismo, válido como 4ª Copa Hilário Diegues, em Santos, litoral paulista. Entre os ciclistas já confirmados, está Jean Coloca, integrante da equipe de ciclismo de Sorocaba (Padaria Real/Sorocaba/Cannondale). O atleta é o atual vice-campeão da competição.

E em 2009, Coloca pretende subir novamente ao pódio. "Estou muito desgastado da temporada passada já que eu ainda não parei. Mesmo assim, espero brigar por um pódio", disse o ciclista, que vem de um 11º lugar na Copa América, disputa no último dia 4, em Interlagos, São Paulo.

Como estratégia para se manter no pelotão de frente, Coloca já sabe o que ele e os companheiros de equipe irão fazer. "Vamos fazer um trabalho de equipe. Se eu não estiver bem no dia, outro atleta da equipe irá brigar pela vitória", declarou o ciclista.

Além da categoria Elite Masculina, pela qual Coloca compete, o 1º Mundialito de Ciclismo terá baterias pela Elite Feminina, Júnior, Sub-23, Open Speed, Open Máster, Sub-30, Universitários, Sênior A e B, Estreantes e Turismo. As inscrições custam R$ 30. Outras informações no telefone (11) 4367-3777

Odair Pereira treina para bons resultados em 2009

10/01/ - 07:25

Odair ficou satisfeito com a temporada passada.

Bike - Após uma temporada 2008 satisfatória, o ciclista Odair Pereira já se dedica aos treinos para mais um ano de sucesso no Mountain Bike. O atleta paulista vem se mantendo como um dos principais nomes da modalidade no país, e pretende continuar assim em 2009.

No ano passado, Odair obteve resultados como o vice-campeonato Paulista de maratona, o 3º lugar no Brasileiro de maratona e os títulos das 24 Horas de Lisboa, do Extreme MTB e do XTerra de Florianópolis.

"O ano passado foi bastante positivo, mas na carreira de atleta não podemos perder tempo. É preciso trabalhar duro para se manter competindo em alto nível, já que o mountain bike brasileiro vem crescendo bastante nos últimos tempos", explicou Odair.

E para manter esse ritmo de competição, o atleta (Scott/ProShock/Vzan/Sta) pedala cerca de 100 km por dia, além de se dedicar a treinos com musculação. E em 2009, o foco será no Brasileiro de Cross Country e Maratona, a Copa Internacional de MTV e o Big Biker, entre outras.

"É uma fase em que fazemos o trabalho de base para o ano inteiro. A intensidade não pode ser muito alta, para que eu atinja o ápice físico no decorrer da temporada", disse o atleta, que terá seu primeiro desafio no ano somente em fevereiro, no dia 8, em Itu, interior paulista, com a 1ª etapa da Maratona Ravelli.

Maratona Ravelli: Reconhecimento será no dia 1º de fevereiro

10/01/ - 07:15

Evento é oportunidade de pedalar ao lado de Marcio Ravelli

No domingo, dia 1º de fevereiro, o piloto Marcio Ravelli vai comandar o tradicional treino de reconhecimento da primeira etapa do GP Marcio Ravelli de Maratona, prova marcada para o dia 8 de fevereiro, em Itu, terra natal do decacampeão brasileiro de cross country.

A concentração de saída será a partir das 8h30 no estacionamento do Estádio Dr. Novelli Júnior, na Avenida Dr. Prudente de Moraes, 435. A saída será às 9 horas da manhã. O local é próximo ao Hotel Gandini, que vai conceder descontos aos inscritos na véspera da corrida.

Ravelli vai percorrer o circuito Pro, de 44 km, e outros monitores vão cobrir o circuito Sport, de 25 km. Os percursos estarão sinalizados e haverá carro e motos de apoio, além de frutas na chegada. No KM 25 do percurso maior a hidratação poderá ser feita numa fonte de água potável natural no campo de futebol.

A pedalada é gratuita – basta chegar no horário - e cada participante deverá trazer sua própria água, alimentação para a trilha, kit de ferramentas para conserto de pneus e deverá estar vestido com os equipamentos fundamentais de segurança: capacete, luva e óculos.

:: INSCRIÇOES COM DESCONTO

As inscrições já estão abertas e têm preço especial até o dia 26 de janeiro. A taxa é de R$ 70 para as categorias individuais e R$ 130 para as duplas até o dia 26 de janeiro. Do dia 27 de janeiro até o dia 4 de fevereiro o valor das inscrições será de R$ 100 para as categorias individuais e R$ 160 para as duplas. As inscrições podem ser feitas somente no site www.ativo.com.
Atletas da categoria Especial (portadores de deficiência física) não pagam inscrição. As categorias Kids – para até 13 anos – também têm inscrição grátis e vão disputar uma categoria única.

:: CIRCUITOS INÉDITOS

Ambos os circuitos são inéditos. Atendendo aos pedidos da maioria dos competidores o percurso das categorias Pro está mais curto, mas ganhou trechos mais técnicos em trilhas e mais subidas. Os gráficos com as altimetrias estarão disponíveis no site oficial da prova (www.marcioravelli.com.br/maratona) a partir da próxima semana.

Serão três trechos de trilhas no percurso Pro. “A segunda trilha, depois do KM 20, é bem técnica e vai exigir atenção dos bikers nas descidas”, avisa Ravelli. Na altura do KM 30, após a passagem pelo Oásis Scott-Shimano (ponto de apoio com água e ajuda mecânica), os competidores passam por um belo trecho de single track em mata fechada.

Os circuitos Pro e Sport se encontram novamente a cerca 15 KM da chegada. Haverá cinco pontos de água no dia da corrida (aproximadamente um a cada 10 km).

Marcio Ravelli estima que o campeão da categoria Pro cruze a linha de chegada em aproximadamente duas horas e entre 1h30min e 1h40min para o vencedor da categoria Sport. “Os percursos ficaram mais curtos, porém com mais desafios tanto de relevo quanto de técnica”, explica Ravelli.

Já estão confirmadas as presenças do bicampeão do evento, o fluminense Henrique Avancini, o campeão da Sub-23 Orlando Silva, além de outras feras do mountain bike nacional como Edivando Cruz, Arlei Teixeira, Róbson Ferreira, Odair Pereira e da mineira Ingrid Giordana.

A segunda etapa está marcada para a cidade de Salto no dia 14 de junho e a etapa de encerramento será em Indaiatuba, no dia 13 de setembro.

Nani Roma é única esperança da Mitsubishi no Dakar 2009

10/01/ - 07:13

Direto de Valparaiso(CHI) - Coube ao espanhol Joan Nani Roma seguir com as esperanças da equipe Mitsubishi, atual campeã do Dakar, de conquistar seu oitavo título consecutivo no maior rali do mundo. Após a saída dos pilotos Hiroshi Massuoka, Stéphane Peterhansel e Luc Alphand, apenas Roma segue na disputa.

O espanhol está em quarto lugar na classificação geral, junto com o navegador Lucas Cruz Senra, atrás de três veículos da equipe Volkswagen, e afirma que irá continuar com a pressão nos adversários. “Tenho que continuar trabalhando e colocar pressão na Volkswagen. A prova é muito longa e ainda terá vários dias. Muita coisa pode acontecer”, afirmou o piloto.

Nani Roma se diz confiante com o carro e a equipe, mas admite que a inexperiência no motor a diesel da montadora japonesa deixou a briga mais difícil. “Temos que ter claro que somos novos no motor diesel, e que equipes como Volkswagen e BMW trabalham há tempos nesses motores. E trabalham muito bem, temos que parabenizá-los por isso”, disse Roma.

“Ainda assim, estou confiante na minha equipe, no trabalho que estão fazendo e contente com o carro. Quando à mecânica, sempre pode falhar”, completou, relembrando a quebra no motor de Massuoka e Alphand, e os problemas mecânicos de Peterhansel após capotar de frente em uma duna.

Roma se diz satisfeito com a edição 2009 do Dakar. “Gosto muito de rali Cross-country, para poder descobrir novas paisagens, e é isso que tem acontecido aqui”, concluiu.

Zé Hélio não descarta vontade de vencer o Dakar

10/01/ - 07:10

Direto de Valparaiso (CHI) - Desde que largou em Buenos Aires, o brasileiro Zé Hélio segue afirmando que fará uma estratégia conservadora, para conseguir chegar inteiro ao final do rali. Agora, na metade da prova e com o segundo lugar na categoria 450 Super Production, o brasileiro não descarta a vontade de brigar pela ponta.

“Acho que ser conservador é uma estratégia de todos nesta prova. Porque o mais difícil aqui é chegar até o fim”, disse o brasileiro. Sobre a possibilidade de vencer na categoria, afirmou: “Eu estou andando com olhos para todos os lados”.

O brasileiro está na décima segunda colocação geral e com a vice-liderança da categoria, cerca de 1h20 atrás de David Fretigne, o primeiro da 450 Super Production. O piloto francês ocupa a terceira colocação geral e está na briga direta pelo título geral do Dakar, o que também o faz correr mais riscos.

Sétima etapa - A etapa de hoje foi encurtada para cerca de 180 quilômetros, o que representou alívio para a maioria dos competidores frustrou o brasileiro. “Ia gostar se tivesse mais especial, estava muito gostoso de pilotar. Quando acabou o trecho cronometrado nós fizemos 250 quilômetros de deslocamento por onde seria a continuação da especial, e era bem o tipo de terreno que eu gosto”, contou o brasileiro.

De acordo com ele, a etapa de hoje teve um começo de areia muito pesada e fofa. “Foi um trecho muito técnico, e bastante cansativo. Com tanta areia nós temos que sair com todos os tanques cheios, o que deixa a moto muito pesada”, explicou.

Marc Coma quer administrar a vantagem no Dakar

10/01/09 - 07:05

Direto de Valparaiso (CHI) - O espanhol Marc Coma lidera a classificação geral da categoria motos no Dakar 2009 com mais de 51 minutos de vantagem para o segundo colocado, o americano Jonah Street. Na metade da prova, Coma afirma que precisa administrar a vantagem.

“Estamos apenas na metade da prova, e estou bem contente com o resultado. Agora, a cada dia, tenho que evitar problemas”, comentou o espanhol. Coma venceu três etapas até aqui, seu pior resultado foi um décimo sétimo lugar na geral, no segundo dia, quanto teve um pneu furado.

“Ainda nem chegamos no Deserto do Atacama, espero lá mais dificuldades”, disse Coma. O piloto afirmou ainda que o Dakar na América do Sul o tem surpreendido. “Está sendo uma corrida espetacular. Estamos passando por muitas dificuldades. Confiava que teríamos surpresas nessa prova, e elas estão aparecendo”, concluiu.

Acidente com caminhão de apoio deixa mais dois mortos no Rally Dakar

10/01/ - 07:00

Um caminhão que prestava apoio logístico ao Rally Dakar colidiu na noite de hoje (9) com um outro caminhão que trafegava em uma estrada chilena, segundo informações de agências internacionais. A batida foi de frente e os dois ocupantes do caminhão de passeio, o chileno Roberto de la Cruz Vera Hernández e o peruano Freddy Efraín Arocupiapa Torres, morreram na hora.

O acidente aconteceu na estrada que liga La Serena a Ovalle, na localidade de Pejerreyes, ao norte do Chile. Com as mortes, o Dakar já contabiliza três óbitos nesta edição.

O caminhão que prestava assistência à organização pertencia a empresa Marchetto, e era acompanhada por uma outra caminhonete. A equipe transportava pneus, que seriam usados nas próximas etapas.

De acordo com a polícia chilena, o argentino Marcelo Sánchez, que dirigia o caminhão da Maschetto, invadiu a pista contrária e atingiu o outro veículo. Sánchez está detido até que seja investigada as causas do acidente.