sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Valentino Rossi e medalhista olímpico participam do WRC

28/11/08 - 11:h27

A última etapa do Campeonato Mundial de Rali de Velocidade, WRC, terá dois reforços de peso. Octacampeão mundial de motovelocidade, Valentino Rossi confirmou sua participação Ford Focus RS WRC 07 da equipe Stobart VK Ford World Rally Team. Medalhista de ouro nas Olimpíadas de Pequim, o ciclista Geraint Thomas dará a largada oficial da etapa da Inglaterra, a última do ano, no dia 5 de dezembro.

Nascido na cidade de Cardiff, palco do evento, Thomas será a grande estrela da cerimônia de largada. O atleta, que é dono do recorde mundial da modalidade, abrirá a etapa com a sua bicicleta.

“Será fantástico participar desta prova. Nunca, em toda a minha vida, imaginei que poderia fazer parte de uma corrida de rali. Estou muito orgulhoso e só tenho de agradecer o convite”, disse Thomas.

O campeonato mundial já está decidido em favor do francês Sebastien Loeb, da Citroen – equipe que também já garantiu o título de construtores. O segundo colocado na classificação geral é o finlandês Mikko Hirvonenn, seguido pelo espanhol Daniel Sordo.

Veículos europeus prontos para o embarque para o Rally Dakar

28/11/ - 11:h25

As máquinas logo estarão a caminho de Buenos Aires. Na última quinta-feira (27), 710 veículos começaram a preparação para o embarque em Le Havre rumo à América do Sul, onde será disputado o Rally Dakar 2009. Nos dias anteriores, quarta e quinta-feira, os carros, motos, caminhões e quadriciclos europeus, que competirão na Argentina e no Chile em janeiro, fizeram a primeira inspeção e participaram de eventos promocionais.

Os veículos permanecerão em parque fechado até o próximo domingo à tarde. As primeiras máquinas deverão embarcar na segunda-feira (1) de manhã para a travessia do Atlântico.

No total, serão 820 veículos que embarcaram, sendo 710 de competidores, cerca de 60 da organização e 50 da imprensa. O final da viagem deve ser entre os dias 16 e 17 de dezembro em Zarate, na Argentina.

A largada da prova será no dia no dia 3 de janeiro em Buenos Aires. A prova tem final previsto para o dia 17 de janeiro, após mais de 9.500 quilômetros entre Chile e Argentina.

Lagoa Santa recebe Campeonato Mineiro

28/11/ - 11:h19

O final de semana deve ser de muita agitação na Serra do Cipó, na Lagoa Santa, em Minas Gerais. A cidade será palco da primeira edição do Campeonato Mineiro de Trekking 2008. A largada será no sábado com a prova noturna e a competição segue no domingo, com as competições diurnas.

O local escolhido para a prova é o Restaurante e Pousada Chapéu do Sol, que conta com a estrutura necessária para abrigar o evento. As atividades no sábado começam às 17 horas, com a assembléia para todos os trekkeiros.

Na seqüência, às 18 horas, será aberto o check-in, com entrega das camisetas, chips e planilhas para os inscritos. O sorteio para a ordem da largada será às 19 horas, e a primeira equipe partirá para a prova às 20 horas. No domingo, a largada será 10 horas e o encerramento está previsto para às 15 horas.

Como a prova tem uma de suas etapas realizadas à noite, é preciso levar os equipamentos de segurança, como lanternas e pilhas. Cada integrante deverá doar um quilo de alimento não perecível, que será entregue à Defesa Civil de Belo Horizonte para ser encaminhado ao Projeto SOS Santa Catarina.

Ciclista tira título de melhor do ano de Hamilton
















28/11/ - 07:h36

O piloto Lewis Hamilton era o mais cotado para vencer o prêmio de melhor esportista do ano, concedido pela rede britânica BBC. No entanto o piloto que conquistou o primeiro título da Grã-Bretanha depois de 12 anos foi surpreendido e perdeu o título para o ciclista Chris Hoy.
O esportista foi escolhido por voto popular e terá a oportunidade de ver Hamilton quando os dois estarão juntos em um evento preliminar a "Corrida dos Campeões" que acontece no mês de dezembro no estádio de Wembley, em Londres.
No entanto a disputa entre Hamilton e Hoy na pista de Wembley será um pouco injusta, pois enquanto o piloto mais jovem a conquistar um título mundial de F-1 estará a bordo de uma Mercedes, o tricampeão olímpico terá apenas sua bicicleta para tentar alcançar Hamilton.

Estrelas competem no kart

28/11/ -7:h28

Florianópolis, SC - Capitaneados por Felipe Massa, idealizador e um dos grandes nomes da prova, os pilotos convidados para a edição 2008 do Desafio Internacional das Estrelas começam a chegar na manhã de hoje a Santa Catarina. Na parte da tarde, já no Kartódromo dos Ingleses, 26 astros das mais importantes séries do automobilismo mundial e nacional - incluindo Michael Schumacher e o norte-americano Jeff Gordon, que marca a estréia da Nascar no evento - participam do sorteio dos karts.

Nesta quinta, Massa e vários colegas da Stock Car que virão a Santa Catarina trocaram a velocidade pelo futebol num animado rachão de fim de ano no Morumbi, em São Paulo. Enquanto isso, os mecânicos trabalhavam na montagem dos karts e funcionários contratados pela organização aceleravam a montagem da estrutura.

Ao mesmo tempo, as iniciativas para ajudar as vítimas da tragédia das chuvas de novembro em Santa Catarina se multiplicavam. Além do posto de recolhimento de contribuições para os desabrigados pelas enchentes e deslizamentos de encostas no final de semana, uma urna será colocada dentro do camarim dos pilotos, com o objetivo de recolher donativos em dinheiro. Hoje, Massa anunciou também que doará um macacão da Ferrari para leilão em prol das vítimas.

De acordo com Carlinhos Romagnolli, organizador do Desafio Internacional das Estrelas, o público total passará dos oito mil torcedores de 2007 para 12 mil. “Os ingressos estão esgotados há duas semanas. Continuamos recebendo inúmeras consultas diárias, mas infelizmente não há mais nada disponível”, explicou.

Copa Norte de Adventure - Maratona 100km

28/11/ 07:h22

Dias 06 e 07 de dezembro acontece na Vila de Itaúnas, paraíso ecológico localizado no norte do Espírito Santo, divisa com a Bahia o IV Ita Biker, a maior prova do calendário Capixaba válida como última etapa do Copa Norte Adventure e também como 2º do estadual 2008.

A etapa de Itaúnas tornou-se famosa não só pela dificuldade, pois trata-se de uma maratona de 100km com tudo que tem direito, subidas, descidas, single track, trilhas de areia e estradões, mas também pelo contexto geral do evento com várias atrações, veja abaixo nossa programação:

:: Sábado 06 de Dezembro

- 15h Abertura do evento com a Expo Bike, feira do seguimento ciclístico;
- 15h Abertura da secretária para confirmação das inscrições e retirada dos kits;
- 18h Palestra sobre treinamento e nutrição no ciclismo com Flavio Guerra da Água Viva Treinamentos de Ipatinga/MG;
- 19h Congresso Técnico;

:: Domingo 07 de dezembro

- 08h Abertura da secretária para confirmação das inscrições e retirada dos kits;
- 09:15h, Encerrada as inscrições;
- 09:30h Largada da 4º edição do Ita Biker;
- 16h, premiação e encerramento do evento.

Para a etapa de Itaúnas teremos a categoria turismo, onde aquelas pessoas que gostam do pedal mas não querem encarar os 100km terão a oportunidade de conhecer o parque de bike e sentir um pouco da adrenalina de uma competição de alto nível.

Os participantes da corrida além de fazer aquilo que mais gostam (pedalar) terão a oportunidade de levar familiares e amigos para desfrutarem de um fim de semana de lazer, pois Itaúnas esta localizada dentro do Parque Estadual de Itaúnas que possui lindas praias, uma noite agitada, várias opções de ecoturismo e toda a alegria que é comum na vila que esta acostumada a receber visitantes de todas as partes do mundo.

Maiores informações do evento como premiação, inscrições entre outras vocês encontrão em nosso site http://www.casinhadeaventuras.com.br

Então é isso ai, dia 06 e 07 de dezembro o mountain bike capixaba mostrará toda sua força. Preparen-se, vem ai o Ita Biker 2008, encare este desafio.

1o Circuito de MTB Noturno Calangos do Sertão – Jequié-Ba



28/11/ - 07:h19

A Equipe de Cross Country Calangos do Sertão, liderado por Murilo Rebu, traz para Jequié-BA, mais um evento de Mountain Bike que promete.

Desta vez, a equipe inovou com uma corrida noturna, num circuito dentro da cidade, o que proporcionará uma boa interação com o público. Esperam-se diversos atletas das cidades vizinhas.

O local da competição será num clube, próximo à prefeitura da cidade. A segurança e fiscalização da prova estão à postos para que tudo ocorra bem.

As premiações serão em dinheiro até os três primeiros colocado e troféu até os cinco primeiros.

Paraty (RJ) recebe última etapa do Adventure Camp

28/11/08 - 07:h16

O Circuito Adventure Camp 2008 encerrará as competições deste ano em um cenário já conhecido pelos corredores de aventura, Paraty, no Rio de Janeiro. A cidade receberá as 150 equipes participantes, de acordo com a expectativa da organização, nos dias 6 e 7 de dezembro.

As melhores equipes do país lutarão pelo título do Camp e a disputa está grande entre a Quasar Lontra, primeira colocada até o momento, Selva Kailash, que venceu a 3ª etapa, em agosto, em Ilhabela (SP), Oskalunga Sundown, atual campeã do circuito e que garantiu a vitória na 1ª etapa, em março, em Pindamonhangaba (SP), e terceira colocada.

A Landscape/ Go Outside fica na quarta posição na classificação geral, seguida pela Team Xpresso, que garantiu a vitória na etapa paulistana da corrida, numa prova noturna, em maio.

O Adventure Camp de Paraty terá a programação tradicional da prova. As atividades começarão às 9h da manhã de sábado (6) com a Escola de Aventura e cursos de orientação avançado. A recepção dos atletas será das 15h às 19h30 e às 20h ocorrerá o briefing da prova.

A largada está marcada para às 8h de domingo (7) e a premiação para às 16h. De acordo com os organizadores, a prova terá trechos bem técnicos de trekking, com subidas e um trecho de tirolesa com 630 metros. “As equipes vão gostar muito”, disse o diretor técnico da prova, Luiz Antônio ‘Gambá’.

Ericsson 4 abre vantagem e aumenta velocidade na Volvo Ocean Race

28/11/ - 07:h12

A calmaria dos ventos continua acompanhando a flotilha da Volvo Ocean Race no 12º dia da segunda perna da regata de volta ao mundo. Os barcos passam pela Linha do Equador onde o fenômeno Doldrums causa a estagnação dos ventos e a instabilidade das rajadas. Mas para Torben Grael e a tripulação do Ericsson 4, líderes, a posição à frente dos outros barcos já os colocou em melhores condições e a velocidade do barco passa a ser maior do que as das outras equipes.
O brasileiro navega com velocidade de 8 nós, cerca de 14km/h, e isso é muito perto dos seus oponentes. O espanhol Telefônica Blue, que se recuperou e é o segundo colocado pelas rotas do oeste do oceano, tem velocidade de 4.8 nós, ou seja, nem 9 km/h. Terceiro colocado, o Ericsson 3 se contenta com a velocidade de 4.3 nós (7,9 km/h), enquanto o Green Dragon, na quarta posição, que veleja com uma quebra na travessa, tem velocidade de 1 nó (1,85 km/h) assim como o barco que o segue, Delta Lloyd.
Após perder muitas posições, Ken Read e a tripulação do Puma são os sextos colocados neste dia. Atrás do barco norte-americano aparece a embarcação espanhola do Telefônica Black. Team Russia segue no fim da fila, com o barco à leste dos primeiros colocados.
"A temperatura está ótima hoje. Finalmente deixarmos as nuvens carregadas das calmas equatoriais para trás e encontramos céu azul à frente. Muitos dos tripulantes estão tentando dormir no convés, esperando que a temperatura esteja mais agradável que dentro da cabine", disse Ryan Godfrey, proeiro do Ericsson 4.

"É possível que os barcos se aproximem mais uns dos outros, já que os ventos estarão bastante inconsistentes. Talvez os boletins alternem boas e más notícias sobre as posições dos barcos, mas o Ericsson 4 deve manter a liderança pelo menos nas próximas 36 horas. Depois disso, a irregularidade dos ventos deve manter a disputa bem acirrada até o fim", disse Chris Bedford, meteorologista do Ericsson Racing Team.
Quase no fim - A previsão indica que Torben Grael deverá finalizar esta perna até o próximo domingo (30). Para ele, restam mais 585 milhas náuticas, 1.083 quilômetros, para chegar em Cochin, na Índia.
O segundo colocado dista 80 milhas náuticas dele, cerca de 148 quilômetros, enquanto o Ericsson 3 se distancia apenas 13 milhas (24 quilômetros) da embarcação de Bouwe Bekking. O último colocado está a 204 milhas náuticas, 377 quilômetros, de Torben.

Rally Piocerá apresenta estrutura médica

28/11/08 - 07:h08

Como em todos os grandes eventos de off-road, o Rally Piocerá tem preocupação redobrada com a equipe médica. Considerado um dos maiores ralis de regularidade da América Latina, o evento, marcado para os dias 26 a 31 de janeiro, com largada em Teresina, no Piauí, e chegada em Fortaleza, no Ceará, terá uma equipe especializada e treinada para situações inóspitas de atendimento em socorro, como nas competições de aventura.
Com tanto zelo pela segurança, a diretoria do Piocerá se orgulha por nunca ter tido uma única fatalidade entre os competidores, desde a primeira edição do Piocerá/Cerapió, em 1987. Para se ter uma idéia da estrutura, foram contratados sete médicos e oito para-médicos. Novamente, o evento contará com duas UTIs móveis, que estarão acompanhando o percurso, fora da trilha, amparados por comunicação via rádio e celulares com as demais equipes médicas, estrategicamente situadas no percurso, seja da prova de regularidade, do VeloPiocerá e das bikes.
"A maioria dos profissionais já trabalha em serviços de urgência e emergência e também no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Em provas como o Piocerá, a gente atende desde pequenas escoriações, ferimentos, cortes, até casos como fraturas; raramente, a gente tem tido algum acontecimento de maior gravidade. Além do corpo técnico, estamos preparados com UTIs móveis, mas normalmente os competidores, pela experiência e orientações dadas na prova, não se envolvem em acidentes graves. Todos podem esperar o apoio necessário da nossa equipe, durante e após as etapas. Mesmo depois que encerra cada dia de prova, a equipe está tecnicamente preparada, até em casos de remoção a centros médicos, com total segurança", afirmou o chefe da equipe, o médico Marlúcio Fontes.
O diretor geral do Piocerá 2009, Ehrlich Cordão, informou que além das UTIs, sete carros 4x4, todos amparados com kits de primeiros socorros, estarão acompanhando a prova com médicos e para-médicos, prontos para atendimento em caso de lesões, torções e fraturas. “Nossa equipe estará pronta até mesmo para a realização de cirurgias de pequeno porte, se preciso. Fora todo o cuidado com a logística médica, já fizemos contato com todas as prefeituras do roteiro, fechando parceria e solicitando apoio dos hospitais dessas cidades para que fiquem atentos aos casos que requeiram observação, sempre acompanhado por um médico da prova”, acrescentou Cordão.
As provas da Regularidade e do VeloPiocerá terão, separadamente, dois médicos, dois para-médicos e um socorrista. O chefe da equipe médica é o Dr. Marlúcio Fontes, que conta com grande experiência em socorro médico em enduros e rallys.

Disputa de título movimenta a Copa Peugeot

28/11/ - 07:h05

A expectativa é de muito equilíbrio na última etapa da Copa Peugeot de Rali de Velocidade. Neste final de semana, em Curitiba, os pilotos farão de tudo para conquistar o título da categoria Light 206, que ainda está em aberto.

Luciano Fleck e Cesar Valandro querem surpreender na briga com as outras duas duplas que estão empatadas na classificação geral e vencer. “Não vai ser fácil o título, mas como temos possibilidades matemáticas vamos brigar até o final” explicou Luciano.

A prova será na região de Campina Grande do Sul e as boas estradas propiciarão velocidades mais elevadas, exigindo muito dos navegadores e pilotos. A última etapa da Copa Peugeot terá quatro trechos cronometrados no sábado e mais dois no domingo totalizando 169 quilômetros nos dois dias de prova.

A disputa da categoria 206 Light está entre três duplas. Duas estão empatadas com 102 pontos. Fleck e Valandro tem 86 e estão em jogo na etapa 26. “Infelizmente, dessa vez não depende só da gente. Temos que vencer e torcer para que nossos concorrentes fiquem mais atrás para a agente tirar a diferença. Vamos acelerar o que der para conseguir nosso objetivo” finalizou Luciano