terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

MotoGP: Valentino Rossi sofre acidente doméstico na Itália

03/02/ - 13:57

O hexacampeão da MotoGP, Valentino Rossi, levou pontos na mão e no pé esquerdos após um acidente em sua casa, na Itália. O piloto foi levado a um hospital e recebeu atendimento imediato, sendo que os médicos recomendaram os pontos para tratar as feridas.

Segundo a equipe Yamaha, o italiano estava fechando as cortinas de sua residência quando tropeçou e caiu sobre uma mesa de vidro, cortando um dedo da mão esquerda e a sola do pé também do lado esquerdo.

Ainda de acordo com a Yamaha, os ferimentos não foram graves, mas o time já admite que não pode contar com o piloto nas atividades desta semana, pois Rossi não estaria confortável para pilotar.

Mesmo ferido, o piloto embarcará para a Malásia como estava planejado e o italiano deve tentar pilotar para o time nos testes que acontecem no circuito de Sepang, a partir desta quinta-feira.

Claudio e Arthur assumem liderança na FECIERJ


03/02/ - 13:50

Após a Assembléia Eletiva realizada no último sábado, Cláudio Santos e Arthur Freitas, eleitos presidente e vice- presidente, respectivamente, para a gestão da FECIERJ 2009-2012, receberam os cumprimentos da presidente da gestão que ora se encerra, Iêda Botelho. Iêda também cumprimentou os candidatos pertencentes a outra chapa encabeçada por Flávia Tenório e comentou que acha saudável para o esporte a renovação da gestão nas entidades esportivas.

Iêda Botelho fez uma exposição de suas realizações durante o período entre 2005 e janeiro de 2009, em que ficou à frente da FECIERJ.

Além de ser a líder da conquista do Velódromo Permanente para a cidade do Rio de Janeiro, Iêda Botelho destacou a importância da regularização da documentação da FECIERJ, a realização de campeonatos com melhor estrutura e segurança para os atletas, o recorde de participação e de filiação de atletas da modalidade Down Hill, o lançamento da campanha Pedale! Paz no trânsito, em parceria com o Detran em 2005 e a realização de provas de impacto como a Copa Master 2006 em Teresópolis, em que pela primeira vez na história do ciclismo nacional, foi interrompido um trecho de uma BR para a realização de um evento de estrada em um circuito fechado e com total segurança. Outras provas de impacto foram a Copa Rio 2005, que marcou o primeiro ano de sua gestão e a Copa Light em 2008 que ofereceu a maior premiação master da história do país, fechando desta forma com chave de ouro a sua gestão com destaque na capa do jornal O Globo e em inúmeras matérias dos principais jornais esportivos >>> clique aqui.

Documentação FECIERJ:

Uma ação muito importante da gestão anterior foi a regularização da documentação da federação, que se encontrava totalmente irregular, quando Iêda Botelho e Cláudio Santos assumiram, respectivamente, a presidência e vice-presidência da Federação em 2005. Hoje, e após quase três anos de muita luta para sanar todas as pendências, Iêda apresenta à nova diretoria uma FECIERJ em situação inédita, de total regularização podendo de imediato iniciar ações de captação de recursos e firmar convênios públicos tão necessários para o êxito de uma gestão.

Nazaré Paulista recebe Rota das Águas de MTB

03/02/ - 13:45

Bike - Nesse sábado, dia 7 de fevereiro, acontece a Pedalada na Rota das Águas, na Represa de Atibainha, em Nazaré Paulista. Serão 35 km passando pelos caminhos maravilhosos do local, ideal para quem ainda é iniciante no esporte, já que o trajeto não oferece tantos obstáculos, mas é uma ótima opção para a prática do mountain bike.

Além da pedalada, os ciclistas participam de um piquenique e um mergulho na represa no meio do dia. Além de um almoço, ao final do passeio. A organização lembra que o uso de capacete é obrigatório, e que um carro de apoio acompanhará o passeio por segurança.

As inscrições custam R$ 120, sendo que incluído nesse preço está o transporte (ônibus ou van), alimentação e uma camiseta do evento. Outras informações através do telefone (11) 3045-2722 . As vagas são limitadas a 30 participantes.

Intermunicipal de MTB de Capão Bonito tem inscrições abertas


03/02/ - 13:40



Cerca de 170 competidores participaram da primeira etapa

Após a primeira etapa, realizada no início de janeiro, o Campeonato Intermunicipal de Capão Bonito chega a sua segunda etapa com as disputas acirradas. A prova, na modalidade Trip Trail acontece no dia 8 de março na cidade paulista. As inscrições para o evento podem ser feitas aqui no Webventure até o dia 4 de março.

A largada da prova está marcada para 9h40, no mesmo local da primeira prova, na Avenida Ademar de Barros. Com os resultados da competição de janeiro, os atletas começaram a despontar na classificação. Ao total, 171 competidores participaram do Intermunicipal.

Na categoria Elite, o vencedor foi Heleno de Castro Golnçalves, seguido por Fernando Leitão e Erisson Henrique Santos. O primeiro colocado somou 20 pontos na classificação, Fernando está com 16 e Erisson 14 pontos. Entre as mulheres, Carolina Sobrinho soma 20 pontos com a vitória. A segunda colocada foi Mariana Pedretti, seguida por Márcia Pereira da Silva.

Dupla brasileira muda de categoria e luta por título na TransAndes; Chuva atrasa e altera percurso


03/02/ - 12:00

Mario e Adriana mudam de categoria e buscam mais desafios Foto:

A TranAndes, ultramaratona de seis dias que larga e chega em Pucón, no Chile, e que passará ainda pela Argentina e Patagônia, inicia nesta terça-feira (3) suas competições, que conta com a dupla da Brasil Soul MTB Team, formada pelo luso-brasileiro Mario Roma e pela eneacampeã brasileira de mountain bike, Adriana Nascimento, com atraso de duas horas.

Roma conta, diretamente da largada da prova, o que houve. “Choveu muito aqui ontem a noite e atrasaram em duas horas a largada. O percurso deixou de ter 98 quilômetros e faremos apenas 68 quilômetros hoje”. A etapa terá uma volta ao redor do Vulcão Villarrica.

E como se todo desafio ainda fosse pouco, Mario e Adriana mudaram de categoria e correrão na Mista Open. “Mudamos de categoria e vamos correr com os mais jovens e não mais com as pessoas da nossa idade. Tudo isso para ficar mais duro. Vamos para o tudo ou nada na briga da classificação geral”, contou Roma.

E a briga que eles buscam são com duas argentinas bem conhecidas por lá. Agustina Apaza, que compete ao lado de Cesar Letolli, e Ana Wulff, que faz dupla com Juano Chavanne. Apaza faz parte da Seleção Argentina Olímpica, enquanto Ana Wulff tem fama de invencível em seu país, alerta o atleta

Copa Troller tem dez etapas em 2009


03/02/ - 11:57

Carros da Troller

Uma das principais competições de off-road do Brasil, a Copa Troller está de cara nova em 2009. Seguindo a fórmula de disputa com dois torneios regionais, Nordeste e Sudeste, o campeonato terá dez etapas. As novidades não param por aí, neste ano o campeonato de rali de regularidade tem nova promotora. Com escritórios em São Paulo e Curitiba, Speed Sports venceu a concorrência promovida Ford Motor Company Brasil - Divisão Troller e organizará a competição, criada em 2003. Ficará sob a responsabilidade da empresa a organização técnica e esportiva, comercialização, promoção e implantação da Copa Troller.

Criada em 1998, a Speed Sports é especializada em marketing esportivo. Em seu currículo, a empresa tem a realização de inúmeros eventos, como o Diners Club Golf Tour, o Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade e Rally Rota do Frio, Copa das Nações Danone entre outros.

A Speed Sports cuida também do gerenciamento de eventos para clientes dentro da Stock Car Brasil, no Golfe, na Fórmula-1, no futebol, entre outros esportes. Também faz parte de seu escopo ações de relacionamento para empresas de vários segmentos, como Intelig Telecom, Votorantim, Oi, Sotreq, Orbital e Sascar.

A competição terá dez etapas neste ano, divididas em dois torneios regionais, Sudeste e Nordeste. O evento percorrerá as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Ribeirão Preto (SP), Fortaleza (CE), Nata (RN), Recife (PE) e Salvador (BA). A expectativa, mais uma vez, é de bom público em todas as etapas, equilíbrio e emoção.

Valentino Rossi programa carreira no rali



03/02/ - 11:50





Valentino Rossi

Principal nome no motociclismo, Valentino Rossi já começou a pensar no que fazer ao final de sua carreira nas duas rodas. Apaixonado por carros e rali, o italiano programa o início de sua caminhada no Campeonato Mundial de Rali de Velocidade, o WRC. No ano passado, Rossi participou da última etapa da temporada, na Inglaterra, quando ficou com a 12ª colocação com um Ford Focus.

“Eu sempre amei rali, desde quando era criança. É uma das coisas de que mais gosto, e será bom praticar mais quando eu tiver tempo e chance. É muito divertido. Provavelmente, quando eu deixar as motos e tiver mais possibilidades de me aperfeiçoar, eu farei mais”, disse Rossi.

A estréia oficial, no entanto, não deve acontecer nos próximos anos.“Este meu projeto não acontecerá num futuro tão próximo, porque ainda quero competir com motos por mais alguns anos”, disse o piloto, que era cogitado para disputar o campeonato pela Abarth em 2011.

Além do Mundial de Rali de Velocidade, Rossi também já participou de testes com carros de Fórmula-1. No final do ano passado, o italiano andou com a Ferrari de Felipe Massa, em Mugello, na Itália. "Foi fantástico, mas apenas por diversão. Decidi ficar na MotoGP em 2006, antes tinha a chance de mudar para os carros. Agora, só quando for para os ralis".

CHARGE DO DIA

Roger Hammond vence 2ª etapa do Tour do Qatar

03/02/ - 08:10

Com um fortíssimo ataque nos últimos metros da segunda etapa do Tour do Qatar, o britânico Roger Hammond conseguiu uma vitória fenomenal graças ao excelente trabalho realizado pela sua equipe (Cervélo) durante toda a jornada.

Hammond conseguiu se desfazer da marcação de um grupo de 14 ciclistas no qual circulavam homens rápidos como Danilo Napolitano e Tom Boonen, um dos grandes favoritos para o triunfo final.

“Com alguns dos melhores sprinters do pelotão internacional neste grupo que liderava e contando com o apoio dos meus seis companheiros de equipe, havia sido uma loucura não lançar um ataque nos últimos metros e esperar o sprint. Estávamos tentando uma vez atrás da outra e tinha certeza que iria aparecer um momento oportuno para que um de nós pudesse lograr a vitória”, assegurou Hammond depois de cruzar a linha de chegada.

Com este triunfo, Hammond se coloca como líder na classificação geral com seis segundos de vantagem de Tom Boonen e sete segundos de seu companheiro Heinrich Haussler.

Colômbia confirmada no Bicicross America’s 2009

03/02/ - 08:05

Carlos Mario Zabala, oitavo colocado nos Jogos Olímpicos de Pequim, estará em Paulínia nos dias 7 e 8 de fevereiro

O Bicicross America’s2009 está ainda mais forte. O evento, marcado para os dias 7 e 8 de fevereiro, na pista do Conjunto Monte Verde, em Paulínia (SP), contará também comum representante da Colômbia, uma das potências do ciclismo mundial. Trata-se do piloto Carlos Mario Oquendo Zabala, líder do ranking latino-americano em março de 2007 e oitavo colocado nos Jogos Olímpicos de Pequim (08). Destaque do circuito internacional, ele se juntará aos representantes de Argentina, Chile e Venezuela para tentar bater os principais pilotos do país na modalidade. O evento, em seu quarto ano, terá a disputa do masculino e feminino, e a Rede Globo de Televisão transmitirá a disputa masculina ao vivo, a partir das 9h30, dentro do Esporte Espetacular.

A confirmação de Zabala faz com que a edição deste ano do Bicicross America’s seja uma das melhores no que diz respeito à participação de atletas. Afinal, a competição já tem garantida a presença de outras feras, como o venezuelano Jonathan Suarez, quarto do mundo e líder do ranking latino-americano da UCI em 2008 e campeão mundial em 2007, e o argentino Ramiro Marino, atual vencedor em Paulínia, segundo do ranking latino e dono de quatro títulos mundiais. Além do chileno Gonzalo Ureta Dias, campeão nacional em 2008; e o argentino Frederico Pólo, 18º do ranking mundial no ano passado e campeão da Copa Sobral (CE) em 2006.

O colombiano vem ao Brasil com resultados bastante positivos. Aos 20 anos, ele foi líder do ranking da União Ciclística Internacional na América Latina em 2007 e terminou a temporada passada na vice-liderança. Seus últimos resultados foram o oitavo lugar em Pequim, categoria Elite Crusier, campeão colombiano e vice-campeão do Pan-Americano de Cuenca, no Equador. Entre junho e outubro venceu cinco provas e garantiu um segundo lugar em competições disputadas nos Estados Unidos, confirmando sua ótima fase.

A prova principal de domingo reunirá 64 pilotos, incluindo os quatro melhores brasileiros de 2008 e de quatro a seis estrangeiros convidados. Os demais pilotos sairão de uma seletiva no sábado, caso o número ultrapasse as 55 vagas restantes (se forem convidados dez pilotos, a seletiva classificará 52 para o domingo). Essa seletiva será individual e definida por uma tomada de tempos, a partir das 13 horas, classificando os melhores.

No domingo, a prova terá eliminação direta, sendo que cada bateria reunirá oito pilotos, passando os quatro melhores para a fase seguinte até a final. O feminino, por sua vez, reunirá as 22 mais bem colocadas do ranking e não terá tomada de tempos.

Baixada Santista recebe 23º Torneio de Verão de Ciclismo

03/02/ - 08:00

O torneio será dividido em cinco etapas

Bike - Entre 11 e 15 de fevereiro, a Baixada Santista recebe a 23ª edição do Torneio de Verão de Ciclismo, uma das principais competições de ciclismo de estrada do país. A prova vale pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), pelas categorias Elite Masculina, Elite Feminina e Júnior. Serão R$ 10 mil distribuídos na premiação.

O torneio será dividido em cinco etapas, que passará por quatro cidades: Praia Grande (que recebe duas etapas), Guarujá, Cubatão e Santos, palco da grande final. As principais equipes do país competem, entre elas a Scott/Marcondes Cesar/São José dos Campos, que detém a hegemonia da competição, tanto entre os homens quanto entre as mulheres.

Além da Scott, o evento terá a equipe Memorial/Prefeitura de Santos, que compete em casa e terminou a temporada de 2008 como a líder absoluta do ranking nacional por equipes e no individual. A organização também confirmou a presença do ciclista Rafael Andriato, santista que atualmente atua por uma equipe italiana, tendo grande destaque nas competições européias.

"Este é um dos campeonatos mais tradicionais e prestigiados do ciclismo brasileiro e nesses 22 anos de história todos os principais atletas do País passaram pelo Torneio. Nomes como Luciano Pagliarini e Murilo Fischer, que conquistaram títulos antes de seguirem carreiras profissionais na Europa. Também Janildes e Clemilda Fernandes despontaram no evento", afirmou o presidente da Liga Santista de Ciclismo, José Reinato Mendes.

O presidente lembra que a competição é uma das mais esperadas do calendário. "O que valoriza o trabalho em equipe, principalmente por ser uma prova por pontos. Essa é a primeira competição do ano em etapas, uma tradição e todos querem faturar este título", acrescentou.

Novo Bike Park Green Cantareira lança pista de Dirt Jump 26


03/02/ 07:58

O novo Bike Park Green Cantareira surgiu a pouco mais de 3 meses e promete ser um local bastante frequentado pelo público mais radical do MTB. Eventos como a premiação do Paulista de DH e o lançamento da 9a edição da série New World Disorder (NWD) confirmaram a popularidade do novo Bike Park. O local possui várias opções de saltos, linhas de descida, drop´s e etc.

Devido as fortes chuvas nos finais de semana, a nova pista de Dirt Jump para aro 26" ainda não pôde ser inaugurada. Contudo, esses contratempos somente aumentam a expectativas da galera, que ja esperam o melhor momento de darem os primeiros saltos.

A pista de Dirt Jump é composta por algumas rampas convencionais, transfer´s para ambos os lados, e alguns double´s, sendo uma pista de nivel técnico um pouco avançado para iniciantes. Mas isso não impede que os inciantes pratiquem suas primeiras manobras, pois existe uma mesa perfeita para manobras separadamente do percurso da pista de Dirt Jump.

Por se tratar de um local privado, é cobrada uma taxa de R$ 15,00 por pessoa, uma vez que nos arredores da pista, existem restaurantes, piscina, banheiros, ideal para os acompanhantes.

Copa Regional abaixa preço das inscrições

03/02/ - 07:55

A organização da VI Copa Regional de Montain bike diminuiu o valor das incrições para R$ 25,00 de atletas das categorias Infantil, Ecoturismo e Feminino Light e para RS 30,00 nas demais categorias, para os que se inscreverem para a prova até o dia 06 de fevereiro. Anteriormente, o preço era de RS 45,00 e R$ 35,00.

A primeira etapa será no dia 15 de fevereiro no Pesqueiro Estância Montagner, no distrito de Betel, no município de Paulínia, na região de Campinas.

O acesso ao Pesqueiro Montagner fica no KM 120 da Rodovia Campinas-Paulínia (SP-332).

Do dia 7 ao dia 11 de fevereiro os valores das inscrições sofrem um acréscimo de R$ 15 para todas as categorias.

Na retirada dos kits será obrigatória a doação de um quilo de alimento não-perecível que serão doados para as crianças carentes da Pastoral de Paulínia.

As inscrições podem ser feitas no site www.ativo.com, diretamente no site do evento (www.ecossystemaeventos.com.br) ou pelas lojas credenciadas no site. Para maiores informações, contactar Arley de Jesus pelos telefones (19) 3289-0453 e (19) 9713-8770 .

Mario Roma e Adriana Nascimento prontos para o desafio da TransAndes




03/02/ - 07:52

Brasileiros aos pés do Vulcão Villarica


Direto de Pucon (CHL) - Já estamos em Pucon, Chile, com nossos kits, placas nas bikes e o frio do Vulcão Villarrica já passou para a nossa barriga.

Fizemos um treino até o vulcão, com seus imponentes 2.800m de altitude, o que deu para sentir a beleza e a dureza que enfrentaremos nos próximos dias, sem dúvida esta região é feita para a prática do mountain bike.

O ambiente é o tradicional de Ultramaratonas, todos prestativos e o fator de ser a primeira edição da prova deixa todos um pouco mais apreensivos. Não sabemos o que vem pela frente nos próximos seis dias, mas temos a certeza que nossa experiência de Cape Epic, La Ruta, Transalp, Transrockies, Cyderberg e tantas outras serão um handicap para nossa equipe.

Largamos às 11h da manhã desta terça-feira (horário de Brasília) e a primeira etapa tem 98 quilômetros.

Satélite - Através da parceria com o site Webventure, você pode acompanhar todo o nosso trajeto na prova. Clique no link acima “Acompanhe por satélite” e veja exatamente onde estamos.

Atletas de seis países participam da Descida das Escadas de Santos



03/02/0- 07:45






Prova reunirá 6 nacionalidades

Uma das provas mais tradicionais de downhill urbano, a Descida das Escadas de Santos, que acontecerá nos dias 14 e 15 de fevereiro no Monte Serrat, em Santos (SP), contará com atletas de seis países. Representantes da França, Estados Unidos, Portugal, Equador, Chile e Brasil irão disputar o melhor tempo descendo os 417 degraus num total de 650 metros.

Com cobertura ao vivo da Rede Globo, no domingo, a disputa será nas categorias Elite, Pró, masculina e feminina, Juvenil, Júnior e Master. As inscrições estão abertas pelo Webventure e o pagamento pode ser feito por boleto bancário e cartões de crédito até o dia 8 de fevereiro. Clique aqui e garanta a sua participação! Há limite máximo de 100 atletas inscritos.

"A participação de representantes de outros países possibilita ainda o intercâmbio fundamental para o crescimento do esporte e dos próprios competidores. Sem falar da briga saudável pelo primeiro lugar. Estou certo que esta será uma das mais fortes edições já realizadas”, ressalta Marcelo Coelho, diretor da MKT Eventos, organizadora da Descida das Escadas de Santos 2009.

Dentre os grandes nomes que já participaram deste downhill urbano estão Cedric Gracia e Anne Caroline Chausson, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim. No ano passado, na sexta edição do evento, os vencedores foram Walace Miranda, no masculino, e Luana Oliveira, de apenas 16 anos, no feminino. Walace estabeleceu o novo recorde da prova, com 1min04seg305, enquanto Luana marcou 1min18seg407.

Cronograma - A programação oficial começará no dia 13, com o Congresso Técnico (obrigatório), a partir das 20 horas, no Parque Balneário Hotel. No sábado, dia 14, as descidas livres começarão às 10 horas, ficando para o período de 11 a 20 horas as descidas cronometradas (em caso de chuva o término será às 18 horas) de todas as categorias. A partir das 20h30 está programada a premiação oficial de todas as categorias.

Para o domingo, dia 15, estarão reunidos os 20 melhores tempos do sábado no masculino e dois convidados e as cinco mais bem colocadas do feminino no dia anterior. As semifinais do masculino começarão às 9 horas. Às 10 horas começarão as finais, com cinco mulheres e dez homens, ficando a grande final com os cinco primeiros homens para as 11 horas. A premiação será logo após a chegada do último atleta.