domingo, 7 de dezembro de 2008

CHARGE DO DIA

ALBERTO CONTADOR: "NÃO É FÁCIL TRABALHAR" COM ARMSTRONG

o7/12/ - 19:34

O ciclista Alberto Contador, vencedor do Tour 2007, Giro de Itália e Volta a España 2008, disse na última Sexta Feira,5 que “não é muito fácil trabalhar” com Lance Armstrong, sete vezes campeão do Tour de France, em sua mesma equipe, a Astana, mais reconheceu que “em uns dois meses” já não terão “problemas em trabalhar juntos”.
Os membros da Astana estão concentrados em Tenerife preparando a próxima temporada, mais Contador foi hoje a Madrid para recorrer um prêmio concedido pelo diário esportivo As. Depois disso, o corredor indicou que ainda não teve oportunidade para se interagir muito com Armstrong, apenas em alguns treinamentos e em algumas conversas de equipe.
Mesmo assim, Contador apontou que, depois que terminou sua carreira esportiva há alguns anos, o estadunidense se dedicou a coisas mais pertos do mundo do “espetáculo” e que isso “se nota na concentração”. “Passo menos tempo com ele do que com o resto dos companheiros”, afirmou.
O espanhol também admitiu que, “mesmo que sentisse falta de algum”, seu ídolo sempre foi seu atual companheiro de equipe, Armstrong, já que quando Contador começou na bicicleta, com 15 anos, Miguel Induráin já tinha terminado seus anos gloriosos.

Marcio Franco, Rafael Melges, Talita Lazuri e Jessie July passam pelas seletivas brasileiras e vão para a semi-final

07/12/ - 19:20

Direto de São Pedro - Depois de dois dias de competição, chegou ao fim a seletiva brasileira do Land Rover G4 Challenge, realizado no Hotel Villa Vitta, em São Pedro, interior de São Paulo. Após diversos testes, atividades físicas e desafios intelectuais, os paulistas Marcio Franco e Rafael Melges foram os selecionados. As duas únicas mulheres que participaram do desafio também estão selecionadas para as semi-finais, Jessie July e Talita Lazuri.

Os nove atletas que foram escolhidos para estas seletivas passaram por provas práticas e teóricas. Dentre os desafios e questionários respondidos, os atletas passaram por provas de direção em veículos off-road da marca e provas físicas, como canoagem, trekking/ run, natação, técnicas verticais, além de orientação.

Agora os atletas tem de se preparar para as seletivas internacionais, com atletas do mundo inteiro. Das duas duplas brasileiras, apenas uma será classificada para a grande final, que acontece em outubro de 2009, no deserto da Mongólia, considerado um dos mais inóspitos do mundo.

Oskalunga vence 4ª etapa e é campeã do Adventure Camp 2008


07/12/ - 19:24

Direto de Paraty (RJ) - Em mais um ano, a equipe brasiliense Oskalunga Sundown é a campeã do circuito Adventure Camp de corrida de aventura. Eles foram os campeões da quarta etapa, que aconteceu neste domingo (7), em Paraty (RJ), em uma prova de 45 quilômetros.

“A prova foi muito boa e a estratégia foi o que definiu a classificação e a nossa foi muito feliz. Tiveram duas dificuldades: a subida do trekking e a disputa com as outras equipes. Definimos a nossa vitória bem no fim da prova”, disse Frederico Gall, comemorando o título da Oskalunga na Praia do Pontal, após 3h57 de prova.

Buscando a vitória e a conquista do campeonato, a Selva Kailash arriscou em uma estratégia de união com a Goiabada, equipe formada por outros quatro atletas da equipe. O quarteto principal ficou com a segunda colocação, com 4h04 de tempor total, e os “escudeiros” ficaram na quarta posição, atrás da Quasar Lontra. Ambas as equipes finalizaram com 4h05 a corrida.

“A prova foi muito disputada. Corríamos e pensávamos a todos os momentos nos resultados que precisávamos alcançar para vencer. Chegamos exaustos. Ganhou o melhor, que foi a Oskalunga”, disse Eduardo Bley, da Selva.

“Foi muito legal encontrá-los a todo momento na trilha, somos muito amigos. Foi uma força que eles deram bem legal”, completou Bley falando dos atletas da Goiabada.

Marcio Franco vence prova de resistência no G4

07/12/ - 19:20

Direto de São Pedro (SP) - O atleta Marcio Franco foi o vencedor da primeira prova de resistência deste domingo (7), nas eliminatórias brasileiras do Land Rover G4 Challenge. As provas estão sendo realizadas no Hotel Villa Vitta, em São Pedro, interior de São Paulo.

“Foi uma prova muita rápida e muito exigente, com pedras e buracos. Foi um teste mesmo, um desafio”, comemora Franco.

Batizada de “Eliminator”, os nove competidores percorriam um trajeto com cerca de 300 metros, em terreno acidentado, com desnível e com muita areia fofa. O último que cruzasse a linha de chegada ia sendo eliminado da atividade. “Continuamos fazendo até que sobre um único competidor”, explica Eleonora Audra, a Nora, responsável pelas seletivas.

“Se fizer a última curva em último, não busca mais. Foi bastante desgastante e o sol estava bem forte, mas muito legal. Pena que não deu para vencer, mas foi quase”, disse Rafael Melges, que ficou com a segunda colocação.

Francês estréia na corrida de aventura brasileira e elogia estrutura do país

07/12/ - 06:36

Direto de Paraty (RJ) - Fazendo sua estréia na corrida de aventura brasileira, o francês Pierre Mourcet, correrá a 4ª etapa do Adventure Camp em Paraty (RJ), neste domingo (7). No Brasil há cinco meses, ele mudou-se por motivos profissionais e já fala o português quase que fluente, apesar do sotaque ainda carregado.

Engenheiro aeronáutico, residindo em São José dos Campos (SP), Pierre ressalta, antes mesmo de correr a prova de 45 quilômetros, a estrutura do Adventure Camp e o país, eleito na última semana pela revista National Geografic Adventure como o melhor destino de aventura do mundo em 2009.

“Corri cinco anos com a ABS Aventure, na França, e aqui será a minha primeira prova, mas já gosto muito da natureza do Brasil, porque a região proporciona a prática de diversos esportes como o mountain bike, por exemplo”, disse. “Ainda não corri a prova mas já posso dizer que é muito bem organizada e que te instiga a fazer sempre mais”, completa

Tribus leva 36 atletas em 9 equipes para Adventure Camp

07/12/ - 06:30

Direto de Paraty (RJ) - Um grupo de 36 atletas cariocas da Tribus Adventure “invadiu” a última etapa do Circuito Adventure Camp neste sábado (6). Em um ônibus com mais de cinqüenta pessoas, contando com os acompanhantes, eles saíram do Rio de Janeiro para Paraty (RJ) onde neste domingo (7), divididos em 9 equipes, eles farão os 45 quilômetros da prova.

“No ano passado tínhamos trazido sete equipes para essa etapa, mas esse ano nos superamos”, contou o capitão Bernardo Tilman, que na 3ª etapa da prova, em agosto deste ano, em Ilhabela (SP), garantiu a segunda posição na prova, ao lado ainda de Suyene Freitas, Edson Sales e Peter Pichnoff.

Bernardo explica que todos os atletas correrão na categoria principal, sem diferenças, e que mesmo sua equipe sendo a mais experiente, todos terão o mesmo objetivo na corrida de aventura: “Tentamos montar as equipes o mais homogenia possível, então tem atletas que querem somente terminar a prova e tem aqueles que querem estar entre os dez primeiros. Mas independente de tudo, o objetivo número um de todos é se divertir. Diversão e fazer amizade em primeiro lugar”.

Treinamentos - A Tribus Adventure é a única assessoria esportiva de corrida de aventura do Rio de Janeiro e fica localizada na Lagoa Rodrigo de Freitas. Há um ano e meio no mercado e com cerca de 60 alunos, eles contam com o diferencial de terem caiaques duplos para treinos, “rolos” para treinos de bike além das trilhas e morros ao redor da capital carioca para os treinamentos de trekking.

Pilotos encaram prova dura em Itatinga (SP

06/12/08 - 21h12

A 11ª edição do Rally dos Amigos contou com muitas surpresas e decisão de títulos do Campeonato Brasileiro de Rali Cross-country de 2008. A prova, realizada na cidade de Itatinga (SP), contou com 267 competidores nas categorias motos, quadriciclos, carros e caminhões.

Com um sol forte e muito calor, vários pilotos encerravam os trechos especiais, que totalizaram 167 quilômetros, extremamente exaustos. A prova foi realizada em uma área de reflorestamento de eucaliptos, com solo bastante arenoso e muita poeira.

A disputa dos títulos brasileiros ficou com um trecho de pista bastante sinuoso e a prova contou com muitas surpresas. Nos carros, o título ficou com a dupla Maurício Neves/ Clécio Maestrelli, após uma punição de 10 horas à Jean Azevedo e Youssef Haddad.

Entre os quadriciclos, também por conta de penalizações e desclassificações, o primeiro lugar ficou com Francisco Amaury Olsen, de 59 anos. Denísio do Nascimento bateu um dos favoritos da prova, Zé Hélio, e chegou 3 segundos a frente.

Guido Salvini Netto/Fernando Chwaigert/Weidner Moreira venceram a etapa com o tempo de 2h10m51, mas quem levou o título brasileiro foi Amable Barrasa/ José Papacena Neto/Rafael Bettoni, que concluíram a prova na segunda colocação com o tempo de 2h13m30

Nora fala sobre o primeiro dia do G4 Challenge

07/12/ - 06:10


Direto de São Pedro - Única brasileira a participar da edição 2006 do Land Rover G4 Challenge, Eleonora Audra, a Nora, é a responsável pela montagem da seletiva brasileira da prova deste ano.

Ocupando agora um papel diferente do que ela sempre fez, Nora usa seu conhecimento e experiência como atleta para desafiar os nove atletas da seletiva nacional.

“Foi um dia com muita novidade, muitas instruções e muitas coisas para eles assimilarem”, disse Nora. “Acho que os competidores estavam um pouco ansiosos e nervosos, e isso acabou atrapalhando para tomar decisões e fazer a estratégia correta”, comentou.

Acostumada com provas de aventura, a brasileira explica que os desafios do G4 Challenge exigem um pouco mais do que somente explosão e chegar em primeiro. “Os atletas não pararam para ler as instruções e já partiram para correr. Essa prova é diferente de uma corrida de aventura, pois tem outras habilidades que também estamos avaliando”, comenta.

E a prova está só começando. Ainda na noite de hoje, os competidores terão uma prova de orientação. “Para amanhã será mais complicação e espero que já tenham assimilado o que é a competição, que não tem só o físico, e sim, mais coisas envolvidas”, adverte.

Punição dá título do Brasileiro para Neves e Mestrelli no Rally dos Amigos

07/12/ - 06:06

Entre os carros, o título foi definido no Rally dos Amigos, última etapa do Campeonato Brasileiro Cross-country na cidade de Itatinga (SP). A disputa era acirrada entre os líderes Jean Azevedo/ Youssef Haddad e Maurício Neves/Clécio Maestreli e quem se deu bem foi a dupla da equipe Promacchina.

Com o tempo de 2h20m26, Neves e Maestreli garantiram o título Brasileiro e também da categoria T1. A dupla fez o segundo melhor tempo da prova, atrás de Jean e Youssef, que tiveram uma punição de 10 horas e ficaram na última colocação. A penalidade se deu, pois a dupla da equipe Petrobras Lubrax abriu o capô da L200 Evolution ainda na zona de controle.

Sobre a prova, Maurício afirma que o Rally dos Amigos sempre é uma prova muito dura de competir. “Disse e repito que o Amigos é muito pior do que qualquer etapa do Sertões, pois o ritmo é outro e fico mais feliz ainda por ter conquistado esse rali pela terceira vez - 2005, 2006 e 2008”.

Na segunda colocação da etapa ficou a dupla Marcio Moraes/ Deco Muniz, com o tempo de 2h25min08. A dupla andou com um protótipo Sherpa e se mostraram surpresos com a segunda colocação, por conta do ritmo forte da competição.

Em terceiro chegou Riamburgo Ximenes/ Stanger Eller a bordo do Tuajegue. O tempo da dupla foi 2h26m27, seguidos, na quarta colocação, por Edu Piano/Fausto Dallape, com 2h26m46.

Penalização - Jean Azevedo e Youssef Haddad entregaram o cartão para o comissário anotar o tempo da especial. Após isso, o carro da dupla não pegou e desceu para empurrar o veículo até uma área onde os mecânicos pudessem verificar.

Nisso, sentiram um forte cheiro de queimado e levantaram o capô. “Em nenhum momento mexemos no motor, apenas o fizemos por medidas de segurança. Como não vimos nada voltamos a empurrar o carro”, contou Jean.

Irritado com a decisão, Azevedo entrará com um recurso nesta segunda-feira junto a Confederação Brasileira de Automobilismo para reaver a decisão. “Infelizmente, se não fizermos nada contra isso iremos perder todo o Campeonato Brasileiro, após um ano de empenho e dedicação”, explicou Jean. “Só posso dizer que os comissários estavam ali para cumprir o regulamento e outros pilotos já foram punidos por esse mesmo problema”, falou Neves após a punição.

Com as dez horas de punição, a última posição no Rally dos Amigos garantiu a segunda colocação na classificação geral do Brasileiro.

Notícias Galeria de Fotos Site Oficial

07/12/08 - 06/12/ - 06:00

Direto de São Pedro (SP) - O primeiro desafio para os nove atletas que participam do Land Rover G4 Challenge foi um circuito de orientação.

Em um percurso com cerca de três quilômetros, individualmente, os atletas ativeram que encontrar oito pontos, usando uma bússola e um mapa do local. Outro detalhe, era preciso completar o desafio em menos de 60 minutos, senão haveria penalização.

“Exigiu bastante, terreno inclinado e difícil de achar os pontos, com muitos que dava para se confundir. Mas foi um bom começo, deu para esquentar”, comentou José Augusto Carvalho.

“Foi uma prova rápida e dura, com todos muito próximos, o que dava um retorno ainda maior. Mas foi bem legal”, disse o atleta Naru Moraes.

Denísio do Nascimento bate Zé Hélio e leva título do Amigos

07/12/ - 06:00

Em Itatinga, após os 160 quilômetros de prova, Denísio do Nascimento levou seu primeiro título no Rally dos Amigos. Mesmo com um imprevisto, o piloto conseguiu terminar a prova na frente de pilotos renomados. A largada das motos aconteceu às 9h30 e 148 competidores disputaram a competição.

A disputa foi acirrada, mas o vencedor, que participa pela segunda vez da prova, ficou três segundos a frente de Zé Hélio. O tempo de Denísio foi 2h17min04, contra 2h17min07 do atual campeão do Sertões. Na terceira colocação Sérgio Henrique Klaumann chegou 11 segundos após o campeão, seguido por William Alves Guimarães.

Para Denísio, a participação na 11ª edição do Rally dos Amigos fica marcada como inesquecível. “Esta vitória vai ficar na minha memória, pois além de importante foi uma grata surpresa, pois teve muita gente renomada na prova e ainda sofri uma queda no quilômetro cinco. Mas me acalmei, pois estava bastante nervoso no começo, e deu para me recuperar”.

A prova foi a última competição de Zé Hélio antes do Dakar, e aproveitou para fazer ajustes finais em sua moto. “Mais uma vez, correr o Amigos foi bom, além de bem divertido. Experimentei um tanque de 35 litros no lugar do de 8 litros, pois terei de usá-lo no Dakar”, explicou.

Quadris - Entre os quadriciclos, o título Brasileiro foi decidido após a prova. Francisco Amaury Olsen conquistou o título depois da desclassificação de Cristiano de Sousa e da punição de cinco minutos de Antônio Carlos Gonçalves Jr.

Francisco fez o tempo de 2h30min46, seguido por Leontino Kalbush Neto, 11 segundos atrás e Carlos Collet, com 2h32min52. Antônio Carlos, mesmo com a punição, garantiu a quarta colocação do Rally dos Amigos. Ao todo, 59 competidores participaram da prova nos quadris.

Em sua terceira participação no Amigo, Olsen, de 59 anos, ficou emocionado com a vitória. “Na vida é preciso ter sorte e também saber pilotar. Fiquei surpreso com a vitória em minha terceira participação no Rally dos Amigos. Sabia que tinha um quadri confiável e com possibilidades de ficar entre os cinco primeiros. Agora, acabei ganhando”, declarou o vencedor.