domingo, 28 de dezembro de 2008

CHARGE DO DIA

Disputas acirradas agitaram o Red Bull Air Race 2008


28/12/ - 07:23

Hannes Arch garantiu o título do Red Bull Air Race

Acrobacia Aérea - O austríaco Hannes Arch levou o título do Red Bull Air Race Series 2008. Na abertura do Air Race em Abu Dhabi quem levou a melhor foi o inglês Paul Bonhomme. Vale ressaltar a arrancada de Arch rumo ao título. O austríaco venceu as três últimas etapas e garantiu o triunfo, contra o favorito Bonhomme.

A virada de Arch começou em Budapeste, na Hungria, na 6ª etapa. Na seqüência, vitórias em Porto, Portugal e o terceiro lugar em Perth, Austrália, que selaram o título mundial. A última etapa foi marcada pela disputa do vice-campeonato, onde a vitória ficou com Bonhomme, que derrotou o compatriota Nigel Lamb.

Disputas acirradas marcam temporada do SuperSurf



28/12/ - 7:00

Gustavo Fernandes foi o campeão entre os homens

Surf - Este ano os atletas mostraram regularidade e as disputas do SuperSurf foram acirradas. A competição começou o ano na Praia da Joaquina, em Florianópolis. William Cardoso ganhou a decisão catarinense contra Jean da Silva e a paraibana Diana Cristina também venceu a etapa no Feminino em cima da recordista de vitórias no SuperSurf, Tita Tavares. A cearense venceu 12 de 18 finais disputadas em sua carreira.

A 2ª etapa foi realizada na Praia do Cupe, em Porto de Galinhas, Pernambuco. Os nordestinos dominaram a disputa. Tita Tavares e o paraibano Jano Belo foram os campeões. Com o resultado, Tita assumiu a liderança no ranking e não largou mais.

Na 3ª etapa, em Maresias, a cearense ganhou mais uma final, superando Diana Cristina. No Masculino, o catarinense Marco Polo fez a final contra o vencedor do WCT do Taiti, o niteroiense Bruno Santos e venceu.

Na etapa seguinte, na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, Tita conquistou antecipadamente o tetracampeonato brasileiro ao se classificar para a final. Entre os homens, o título ficou para ser decidido na etapa final, já que Renato Galvão venceu a etapa e Jano Belo perdeu a liderança.

A decisão da temporada, como em todos os anos, foi na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O carioca Gustavo Fernandes comemorou em casa o título do SuperSurf. O surfista confirmou o primeiro lugar no ranking quando derrotou o niteroiense Bruno Santos nas quartas-de-final.

A temporada 2009 do Supersurf já está com suas etapas definidas. De 04 a 08 de março, a competição começa em Santa Catarina. Depois, de 06 a 10 de maio a competição vai para São Paulo, antes da etapa Nordestina, entre os dias 03 e 07 de junho. Os atletas voltam à São Paulo para disputar a penúltima etapa, entre 22 e 26 de julho. A decisão será no Rio de Janeiro, entre 23 a 27 de setembro.

Zé Hélio realiza acertos finais na moto para o Dakar



28/12/ - 06:55

Zé Hélio é uma das esperanças brasileiras no Dakar 2009.

Off-Road - O piloto Zé Hélio embarcou para os Estados Unidos para realizar os últimos acertos na moto que o acompanhará no Rally Dakar 2009, que acontece de 3 a 18 de janeiro, com largada em Buenos Aires, na Argentina. O piloto compete pela categoria 450cc.

"É momento de acertar os detalhes no equipamento. Numa prova complexa como é o rali, são os detalhes que deixam você fora da disputa. Por isso agora estamos focando o máximo possível para que nada dê errado", explicou Zé Hélio, que neste ano faturou o tetracampeonato do Rally dos Sertões.

O equipamento já está praticamente pronto, inclusive com a estrutura de apoio. Agora, a moto deve ser adesivada com o apoio dos patrocinadores. O piloto está bastante confiante. "Sabemos ter um equipamento confiável que traz muita resistência e performance. Os últimos ajustes de suspensão estão sendo feitos na Precision Concepts, na Califórnia, e serão colocados na moto no fim dessa semana", conta o brasileiro.

Essa será a primeira edição do Dakar realizada na América do Sul. A largada e a chegada serão na Argentina, mas a competição passa por alguns locais do Chile. O piloto acredita que a maior dificuldade estará na alta quilometragem em alguns dias. "Em muitas etapas ultrapassa os 700 km, além das gigantescas dunas do deserto do Atacama e as dunas cinzentas da Argentina, que são extremamente moles", explica

Hugo Prado Neto confirma a parceria com a Specialized em 2009


28/12/ - 06:51

O Atleta Hugo Prado (OCE.Treine.net/Specialized/Keico/BWA/Empac) já confirmou sua inscrição para o XIV Mountain Bike Intercity de Onça de Pitangui-MG. O evento será realizado no dia 25/01/2009.

Hugo ainda não definiu todos seus patrocínios para o próximo ano, mas já garantiu um dos principais – Specialized – que será o quarto ano consecutivo. Além disso, ele foi convidado pelos organizadores do Iron Biker Itália para competir na próxima edição.

Hugo diz que está se preparando forte aqui no Brasil para fazer bonito. E que esse ano que estar por vir, focará toda temporada no Iron Biker Itália, que tem índice para Crocodile Trophy, na Austrália, uma das competições mais difíceis do planeta.

Maior rali do mundo na América do Sul leva Dimas Mattos de volta ao Dakar

28/12/ - 06:47

Dimas Mattos irá encarar seu segundo Rally Dakar em 2009 na categoria motos, mas desta vez pretende finalizar todas as especiais do maior rali do mundo. Isso porque em 2007, na África, ele sofreu um grave acidente nas últimas etapas, faltando apenas quatro dias para o fim da competição. Na ocasião, ele prometeu a si mesmo que não disputaria mais o Rally Dakar.

“Eu não tenho mais intenção de fazer um Dakar na África. Só estou voltando para a prova porque ela veio para a América do Sul. O rali por si só já é um esporte perigoso, e se acrescentar ainda o terrorismo, aí ele não precisa de mais perigo. Em 2007 o clima de terrorismo já foi muito grande. Todos os acampamentos do Dakar eram cercados pelo exército. A cada dez metros tinha um militar com metralhadora. E ainda em 2007 teve uma etapa cancelada por ameaças terroristas, e em 2008 cancelaram mesmo a prova”, explicou Dimas Mattos, em entrevista ao Webventure.

No acidente, Dimas rompeu o músculo e dos tendões do ombro, precisando de cirurgia para colocação de pinos. Isso sem contar com o corte na virilha que, segundo os médicos, por mais três milímetros teria atingido a artéria femural, que causaria hemorragia e ele poderia até morrer. “As pessoas dizem que eu sou louco, mas nem tanto”, disse rindo.

Pensando na disputa de 2009, Dimas afirma que a prova da América do Sul poderá ser igualmente difícil como as da África, ou até mais complicada. “Aqui temos o terreno muito parecido com o africano. Inclusive as dunas da Argentina e do Chile, que eu considero mais difíceis que as da Mauritânia”. O piloto relembra que não teve dificuldade em subir alguma duna na África, porém em provas que realizou nas areias sul-americanas já teve que fazer três tentativas de subida.

A experiência de Dimas no percurso por onde passará o Dakar o faz mais tranqüilo. “Não tenho o medo do desconhecido que tive na África”, ponderou. “Outro fator que me anima muito é que por causa da minha empresa, a Brasil Moto Tour, eu passei dois meses andando todos os dias nas dunas dos Lençóis Maranhenses”.

E o “treinamento” no Maranhão preparou o piloto não só tecnicamente como fisicamente, já que ele perdeu quatro quilos que ele precisava eliminar para ir para a prova.

Disputa nas motos - Dimas Mattos prevê uma prova disputada em sua categoria, porém afirma que não há favoritismo dos brasileiros porque os estrangeiros participaram muitas vezes de provas na região.

“Para mim o grande favorito é o Marc Coma, que já venceu três vezes o Rally Por Las Pampas, que é realizado em parte da região onde será feito o Dakar. Ele está muito bem preparado”, explicou.

Mas Dimas elege seu favorito tupiniquim sob as duas rodas: Zé Hélio, é a aposta na categoria 450. “Não vai ter nenhum piloto com melhores condições do que ele para ganhar na categoria”.

E o favoritismo declarado é influenciado pela experiência de Zé Hélio na América do Sul. Dimas Mattos afirma que se a prova fosse na África, a competição poderia ser diferente. “Além do conhecimento do percurso, o favoritismo aumenta graças à confiança que ele ganhou nos últimos anos vencendo etapas do mundial, vencendo os pilotos de ponta”, declara.