domingo, 23 de novembro de 2008

CHARGE DO DIA

São Paulo revela novos talentos na canoagem velocidade

23/11/ - 21h45

A cidade de São Paulo recebe de braços abertos neste fim de semana (22 e 23) o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade Infantil, Menor e Cadete, que revela as futuras promessas do esporte no país.

Cerca de 90 jovens atletas disputam a competição e os técnicos das seleções masculina e feminina já estão de olho neles. “O futuro da canoagem está aqui. É desta turma que sairão os novos canoístas brasileiros. A idéia para o ano que vem é criar ainda mais núcleos de canoagem no país, incentivando esses centros de desenvolvimento para motivar esses jovens que começam a dar suas primeiras remadas”, contou Sebastián Cuattrin, um dos maiores nomes da canoagem no país, com quatro participações olímpicas, que ensina canoagem para crianças no Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Santos e Bertioga.

Ontem (22) aconteceram as provas de 1000 metros no K1 Cadete masculino e feminino, K1 Menor masculino, C1 Menor masculino, C1 Cadete masculino, K2 Cadete masculino, C2 Cadete masculino, K2 Menor masculino, K4 Cadete masculino e feminino, C2 Menor masculino, K2 Cadete feminino, K1 Escola Cadete masculino, K1 Escola Infantil masculino e feminino, K1 Escola Menor masculino e feminino. Hoje são disputadas as provas de 500 metros.

Como incentivo aos Projetos Navegar, Navega São Paulo e Canoa Brasil, também foram disputadas provas de 500 metros para atletas estreantes que nunca tenham participado de Campeonatos Brasileiros.

“É importante incentivarmos sempre estas crianças que se interessam pela canoagem, pois são delas que sairão os futuros campeões brasileiros, e quem sabe, até mesmo, o sonhado medalhista olímpico”, disse João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.

Jovem talento - Quem já chama a atenção na raia é Ana Vieira Vargas, de apenas 12 anos. A garota é a atual campeã brasileira da categoria Sênior de Canoagem Slalom e com apenas três dias de treinos na canoagem velocidade, conquistou o ouro no K1 Escola Infantil 1000 metros.

“Senti muito a diferença, mas gostei bastante porque pude aprender com as duas modalidades. Senti as diferenças do equilíbrio do barco e da própria remada. Agora gostei e vou começar a remar também na Velocidade”, disse a jovem, do Mato Grosso do Sul.

Catarinense de 13 anos se destaca no Mega rampa

23/11/ - 08:h22

Nova geração

Uma das atrações da competição do skate foi o catarinense Pedro Barros, de apenas 13 anos. Uma das grandes promessas mundiais do esporte, ele não conseguiu se classificar para a grande final. Contudo, foi muito aplaudido pelo público e elogiado pelos skatistas.

Pedrinho, como é chamado, não mostrou receio em descer a rampa que ele chamou de "animal" e competiu de igual para igual com os atletas mais experientes. "Fiquei muito feliz de competir aqui", disse no final.

Brasil fracassa e americanos vão à final do Megarampa

23/11/ -08:h20

Apesar dos torcedores paulistas que compareceram ao Sambódromo do Anhembi neste sábado, os representantes do skate brasileiro não tiveram sucesso na eliminatória do Megarampa e ficaram fora da final deste domingo, que será dominada por norte-americanos.

Os sete skatistas do Brasil que foram à pista não tiveram bom desempenho e foram superados por Andy MacDonald, Adam Taylor, Buster Halterman e Rob Lorifice, todos dos Estados Unidos.

Apesar do fracasso nacional, o País será representado por Bob Burnquist que, assim como o australiano Jake Brown, já estavam pré-classificados para a final por serem os dois competidores do evento mais bem colocados no ranking mundial na modalidade.

Apesar de não poder comemorar o bom desempenho de algum competidor brasileiro, a torcida paulista fez bastante barulho e impressionou os skatistas que foram à pista. "Fiquei impressionado com a vibração e energia do público brasileiro que, mesmo com chuva forte, não foi embora para casa", disse MacDonald, primeiro colocado na eliminatória.

A prova classificatória começou a ser disputada por volta das 14h (de Brasília) deste sábado, mas foi interrompida por causa de uma chuva forte que caiu por quase uma hora sobre a passarela do samba paulistano. A competição só voltou às 18h30, depois da secagem da pista e, mesmo assim, foi assistida por cerca 10 mil pessoas, segundo a organização do evento.

Pelo sistema de disputa da modalidade, cada skatista deu cinco descidas na rampa de 107 m de extensão e 27 m de altura (equivalente a um prédio de nove andares) montada no Sambódromo, que foram analisadas por cinco juízes - os americanos Steve Caballero, Christian Hosoi, Chris Miller, Brian Harper, e o brasileiro Sérgio Negão, todos eles lendas do skate na década de 1980.

Apesar de enfrentar cinco estrangeiros na final deste domingo, o brasileiro Bob Burnquist é apontado pelos próprios adversários como favorito ao troféu de campeão. "O Bob trouxe a Megarampa para o Brasil, compete em casa e, com o apoio que terá da torcida, será difícil vencê-lo", afirmou Andy MacDonald.

O único representante do Brasil na decisão, porém, não quer saber de clima de já ganhou. "Pela classificatória, vi uma evolução enorme dos skatistas. Gostei muito do nível apresentado pelo Pedrinho (Barros), Edgard "Vovô" e Sandro Dias", disse Bob. O americano Danny Way, que inventou a megarampa, não pôde competir por causa do acidente sofrido nos treinos de quarta-feira.

Também fez parte da programação da Megarampa neste sábado uma demonstração de BMX protagonizadas pelos norte-americanos Kevin Robinson, Morgan Wade e Anthony Napolitan, três dos maiores nomes da Big Air e Dirt Jump, as modalidades mais extremas do ciclismo radical no planeta.

A apresentação dos bikers, contudo, foi interrompida pelo retorno da chuva, que obrigou o adiamento para este domingo, em disputa que premiará com US$ 2.500 (cerca de R$ 6 mil) os autores da manobra mais radical no gap (parte central da pista) e a mesma quantia para a realizada no quarter (último obstáculo).

Piloto Mark Webber é atropelado e fica gravemente ferido





















23/11/ - 07:h10

HOBART, AUSTRÁLIA - O piloto de Fórmula 1 Mark Webber sofreu ferimentos graves ao ser atropelado por um carro enquanto competia em um evento esportivo beneficente na Tasmânia.

Webber, que é integrante da equipe Red Bull, estava andando de bicicleta nos arredores da cidade histórica de Porto Arthur, quando foi atingido por um carro.

O piloto estava competindo em um evento organizado por ele mesmo, o Desafio Mark Webber da Tasmânia, em que os competidores disputam por 250 quilômetros de bicicleta, caiaque e corrida, quando o acidente aconteceu.

O sargento da polícia Jon Ford disse que Webber havia sofrido - ferimentos graves, mas que não colocavam sua vida em risco.

Ele foi atendido pelos paramédicos do evento antes de ser levado de helicóptero para o Royal Hobart Hospital, acrescentou Ford.

- O homem que dirigia o carro não teve nenhum ferimento, mas outros detalhes não foram divulgados a respeito do motorista, afirmou Ford.

1ª COPA PEROBÃO DE CICLISMO DE NOVA ANDRADINA

23/11/- 07:h00

Nova Andradina vai sediar mais um evento do ciclismo do estado do MS.
Está marcada para o dia 30 de Novembro a 1ª Copa Perobão de Ciclismo de Nova Andradina que acontece no portal do Parque, na saída para Casa Verde às 7 horas da manhã.
As categorias serão a Elite que terá 80 minutos de prova, Open com 50 minutos, Master, 40 minutos e Feminino 20 minutos. Terá tambem as categorias amadoras para ciclistas com idade entre 7 e 10 anos e 11 a 15 anos.
A premiação será troféus do 1º ao 3º e medalhas para o 4º e 5º colocado mais dinheiro da inscrição revertido.
Maiores informações e inscrições
As inscrições poderão ser feitas no dia da prova ou antecipadamente através do telefone (67) 9605-0176 ou e-mail: luisneresreis@hotmail.com

Caldeira campeão

23/11/ - 06:h42

Emanuel Caldeira, fazendo dupla com Vasco Mendonça, ao volante de um Ford Sierra, venceu ontem o Campeonato Open de Ralis da Madeira 2008, ao classificar-se no segundo lugar do Open da Calheta, prova que encerrou a competição.
Emanuel Caldeira deixou escapar apenas 19 segundo para o vencedor da prova, a dupla constituída por Samir Sousa e Duarte Miranda que, ainda assim, termina a temporada em excelente plano. Bruno Coelho e Paulo Freitas, em Citroën C2, encerraram o pódio na Calheta, numa prestação notável da jovem dupla, que se debateu com viaturas com maior cilindrada.
Descendo na classificação, temos que o quarto posto foi ocupado por José Mendes e Juan Pita (Ford Escort) que, com esta posição, conquistaram o título entre as viaturas clássicas, superando Rui Nunes e Nuno Rodrigues, outra dupla que entrou neste derradeiro open ainda com possibilidades de lutar por aquele título, mas que se quedou pelo quinto posto. Na sexta posição ficaram Ricardo Andrade e Bruno Gouveia em Citroën Saxo e na sétima Miguel Andrade e Roberto Freitas, em Renault 5 GT Turbo. A encerrar o "top 10", temos Filipe Bettencourt e Carlos Teles (8.º), Juan Santos/Márcia Santos (9.º) e Rui Jorge Fernandes/Carlos Gonçalves (10.º).
À partida para este Open da Calheta estiveram 31 viaturas, tendo seis delas desistido, entre as quais Élvio Caires/Paulo Freitas em Citroën Saxo Kit-Car, Vítor Freitas/Humberto Freitas em Renault 5 GT Turbo, Alberto Gouveia/Ilídio Sardinha em Skoda Fabia RS TDI e de Duarte Ramos/Luís Ramos em Citroën Saxo.