quarta-feira, 26 de novembro de 2008

CHARGE DO DIA

São Paulo recebe evento radical de BMX Dirt Jump


26/11/ - 11:h12

Bike - Nesse final de semana, dias 29 e 30 de novembro, a capital paulista recebe uma das principais modalidades do BMX, o "Dirt Jump". Os melhores atletas do país estarão em São Paulo para a competição, onde cada competidor terá a chance de saltar quatro vezes, sendo que o melhor levará o título para casa.

A modalidade consiste em um salto radical de bicicleta aro 20", sendo que alguns atletas chegam a dar loopings de 720 graus. Para esses saltos, são usadas rampas feitas de terra, que ultrapassam os dois metros de altura.

Entre os atletas confirmados, estão: Danilo "Bad Boy", vencedor da última competição da Vila Olímpica; Leandro Moreira "Overral", o melhor atleta de 2008 pela ABBMX (Amigos do BMX brasileiro); Diogo Canina, medalhista nos X Games em Los Angeles e Roger Neri, de Suzano.

"O legal deste torneio é que vem bastante gente de fora de São Paulo, fazendo com que a competição seja nacional mesmo. Ano passado, veio gente do Pará, Paraná, estados que até pouco tempo não participavam destas competições. Este ano também estamos esperando pessoal de vários estados", conta o organizador do evento, Paulo Charaba.

O evento será realizado na Vila Olímpica Mário Covas, localizada na Rodovia Raposo Tavares, km 19,5, no Butantã, em São Paulo.

ANA FLAVIA SGOBIN É ELEITA PELA SEGUNDA VEZ PARA O PRÊMIO BRASIL OLÍMPICO


26/11/ - 07:h38

A piloto Ana Flávia Sgobin foi eleita pelo segundo ano consecutivo a melhor atleta da modalidade Ciclismo BMX, para o Prêmio Brasil Olímpico, oferecido pelo Comitê Olímpico Brasileiro - COB, que acontecerá no dia 16 de dezembro, no Teatro MAM, na cidade do Rio de Janeiro-RJ. "A escolha dos destaques do ano foi feita por um colégio eleitoral formado por jornalistas, dirigentes esportivos, atletas, ex-atletas e personalidades do esporte, com base em uma lista tríplice encaminhada ao COB por cada Confederação Brasileira Olímpica, onde escolheram o melhor atleta em cada uma das 43 modalidades em disputa"*. A piloto vencedora do Ciclismo BMX Ana Flávia Sgobin, destacou-se em 2008 ao conquistar a medalha de ouro no Pré-Pan-Americano de BMX e medalha de bronze no Pan-Americano de BMX, seu 12º título Brasileiro, o Tricampeonato da Copa Brasil, além de terminar o Ranking UCI Latino Americano na 2ª colocação e o Ranking UCI Mundial na 16ª colocação, na categoria Elite Women. "Estou muito feliz em ser eleita mais uma vez ao Prêmio Brasil Olímpico, é uma noite de gala onde reúnem-se os melhores do esporte nacional e fazer parte dessa elite é uma grande conquista onde só posso agradecer a Deus, minha família, meus patrocinadores e a Confederação Brasileira de Ciclismo, que tem sido meus incentivadores e parceiros nesta busca de colocar o Brasil entre os melhores do mundo" - comemorou Ana Flávia Sgobin.

Tom Boonem renuncia disputar o Mundial de 2009

26/11/ - 07:h32

O ciclista belga Tom Boonem não disputará o próximo Campeonato Mundial em Mendrisio (Suíça) ao considerar que o circuito é demasiado duro para suas características, segundo informaram hoje os jornais Het Laatste Niews e De Morgen.
Boonen, vencedor do Mundial de Madrid em 2005, começará a temporada com as voltas a Qatar e Califórnia e tem previsto correr depois as clássicas belgas do ano: Het Volk e Kuurne-Bruselas-Kuurne.
O corredor da Quik Step irá focar, durante a primavera do hemisfério norte, nas corridas de um dia como a Milán-San Remo, o Tour de Flandes e a Paris-Roubaix para posteriormente disputar o Tour de France.
A intenção do velocista é fechar a temporada da Paris-Tours, sem disputar o Mundial, que se celebrará entre 23 e 27 de setembro.

Equipe Contentpolis-Murcia à beira da extinção

26/11/ - 07:h30

A equipe Contentpolis-Murcia está a ponto de desaparecer. A chegada da AMPO como segundo co-patrocinador parecia um sopro de sobrevivência para a esquadra profissional espanhola, mais as instituições não assinaram seus contratos de patrocínio devido a ausência de garantias econômicas necessárias.
Com apenas um contrato de patrocínio rubricado, a da AMPO, a equipe não pôde assinar contrato com nenhum ciclista, o que fez com que a União Ciclista Internacional e seus auditores tomarem carta do assunto e colocar a equipe a beira da extinção.

Tribo do pedal se prepara para último passeio

26/11/ - 07:h27

A Tribo do pedal está encerrando o ano com alguns dos passeios mais especiais da temporada. O principal roteiro é o do dia 20, o Crazy Trip 2008, que percorrerá 200km em um dia.
O percurso, como de costume nos passeios da Tribo do Pedal, sairá de Mairiporã e passará por outras seis cidades do interior paulista: Atibaia, Piracaia, Joanópolis, Cachoeira dos Pretos, Bairro do Pião e Nazaré Paulista.
O trecho entre Joanópolis e Cachoeira dos Pretos é o mais complicado do passeio, com subida em média de 2,5. Entre Cachoeira dos Pretos e Bairro do Pião acontece o único trecho completo , um total de 35km, somente em estrada de terra.
Se houver um clima chuvoso na data deste desafio, o mesmo transferido para janeiro/09
O Horário de Saída é zero hora do do dia 20/12 (meia noite de sexta p/ sábado) e o horário estimado de chegada é 20hs do dia 20/12.
Antes disso, no próximo fim de semana, dias 29 e 30 de novembro, ocorrerão quatro passeios. Subida do 40, Pico do Olho d'água, em um total de 40km e Circuito Single Track curto versão 2, de 17km, acontecerão no próximo sábado.
No domingo, 70km na Pedra do Coração e 30km no Circuito Ponte Amarela são as opções de "Cardápio" do dia para os amantes da bike.

Maiores Informações
http://www.tribodopedalselvagem.com.br

Tonho, da Memorial, leva título do Paulista de Montanha

26/11/ - 07:h20

Bike - No último final de semana, dia 23 de novembro, o ciclista Antonio Nascimento, o Tonho, garantiu mais um título na carreira. O integrante da equipe Memorial/Prefeitura de Santos/Giant/Nossa Caixa venceu o Paulista de Montanha, prova realizada na Antiga Estrada da Serra do Mar, em um percurso de ascensão de 7,5 km.
O ciclista foi acompanhado pelos companheiros de equipe Diego Ares e Patrick Oyakaua, que ficaram com os 3º e 4º lugares, respectivamente. "Fizemos um bom trabalho de equipe, com o Patrick ditando o ritmo desde o início, sem chance de ataque por parte de nossos principais adversários. Mais uma vez, o trabalho em conjunto foi essencial para a conquista", declarou Tonho.
O ciclista vem passando por um ótimo momento na carreira, tendo ganhado o Circuito Metropolitano da Baixada Santista, e defendido a equipe nos Jogos Abertos do Interior, em Piracicaba. Completaram o pódio no Paulista de Montanha, os ciclistas Edson Corradi e José Claudio dos Santos.

Rubens Donizete assina contrato com a Merida para 2009




















26/11/ - 07:h15

Após muita especulação,o ciclista Rubinho assinou por quatro anos com a equipe Merida, visando sua preparação olímpica

O mountain biker Rubens Donizete Valeriano fechou contrato inédito com equipe Merida para próxima temporada. A partir de 01 de janeiro de 2009, o ciclista defenderá a camisa da Merida/Cateye/TMP/Bike Park São Silvano por quatro anos, visando sua preparação específica completar mais um ciclo olímpico.
"Será muito legal para o futuro de minha carreira competir numa equipe tão profissional como o Team Merida", disse Rubinho.
O mineiro Rubens Donizete, aos 29 anos, foi o representante brasileiro nos Jogos de Pequim e ainda carrega a medalha de prata nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro (2007). Em sua nova empreitada rumo a Londres 2012, Rubinho competirá em duas etapas da Copa do Mundo de cross country em 2009, assim como nas principais provas do calendário nacional, como Copa Internacional Sundown de MTB; além de defender o título 2009 do Short Track São Silvano, evento que oferece a maior premiação individual no mountain bike brasileiro.
"Quero me dedicar muito para o Pan-americano de MTB, que em 2009 será realizado no Chile, o Campeonato Brasileiro, a Copa Internacional e pretendo participar de algumas etapas da Copa do Mundo de XC a fim de melhorar minha posição no ranking da UCI e aumentar meu desempenho, assim como melhorar meu posicionamento de largada do Mundial, que é baseada pelo ranking", disse o ciclista que esteve nesta semana, em São Paulo, para assinar o contrato.
Para atingir seus objetivos, Rubinho terá a sua disposição duas verdadeiras "máquinas": a Merida Carbon FLX Team e a nova Ninety-Six, uma das full suspension mais leves e sofisticadas do mercado.
"As bicicletas Merida são de excelente rendimento , tendo em vista os resultados da equipe internacional (Multivan Merida) em World Cups e Mundiais com o José Hermida e a Gunn- Rita Dahle", comentou. "As expectativas são grandes e muito positivas, sendo que a equipe vai me fornecer uma estrutura grandiosa tanto no Brasil quanto nas provas internacionais, além de um equipamento extremamente profissional",completou o atleta.
A equipe Merida continuará sob o comando do técnico, Fernando Louro que além de Rubinho, conta com outro talento, o jovem Daniel Carneiro. Para 2009, a equipe ganhou o reforço de um novo patrocinador, o Bike Park São Silvano. "É importante para o mountain bike Brasileiro o envolvimento de empresários do setor com atletas de alta performance. O Bike Park São Silvano servirá como uma base de treinamento para a evolução do Rubinho e toda equipe Merida. Estamos todos muito felizes com esse projeto", disse Roberto Nogueira.

Torben Grael é o líder e enfrenta dificuldades na Volvo Ocean Race

26/11/ - 07:h11

A flotilha da Volvo Ocean Race tem há mais de um dia o Ericsson 4, de Torben Grael, como líder da regata nos caminhos para Cochin, na Índia. Após uma estratégia diferenciada para passar na primeira posição pelo Portão de Pontuação, o que o colocou nas terceira e quarta colocações em parte da segunda perna, o comandante brasileiro voltou à ponta.
Seu companheiro de equipe, Ericsson 3, é o segundo colocado nesta etapa deixando o norte-americano Puma, de Ken Read, na terceira colocação.
Em sua sexta volta ao mundo, Bouwe Bekking viu o Telefônica Blue deixar a primeira colocação para então assumir o quarto lugar na regata após a passagem pelo Portão. Com uma grande avaria na travessa, o Green Dragon é o quinto colocado, seguido então por Delta Lloyd, Telefônica Black e Team Russia.
Dificuldades ao Mar - Nesta segunda etapa os velejadores estão enfrentando grandes dificuldades graças aos ventos intensos e ondas fortes que os seguem até a Índia, diferentemente do tempo bom e calmaria que tiveram na primeira perna.
Para Torben Grael e a tripulação do barco nórdico, as dificuldades estão desde a saída da Cidade do Cabo, na África do Sul, de acordo com o e-mail enviado por ele nos últimos dias.
"Estamos atravessando o primeiro momento de transição importante entre os ventos de Oeste dos 40 graus Sul e os Alísios de Leste - ou, como dizem os ingleses, 'trade winds', porque eram os ventos mais desfrutados pelas grandes rotas de comércio da época áurea da navegação comercial a vela.
Por enquanto saímos ilesos (já estou batendo aqui na madeirinha outra vez, porque ainda não estamos nos alísios, mas pertinho). Nosso leme, em alguns momentos, como este, vibra ou assobia, sei lá como chamar isso, o que torna a vida aqui dentro uma tortura chinesa. É enlouquecedor. Em compensação, a temperatura, agora que estamos perto da alta pressão e prestes a entrar nos alísios, já chega a 28 graus e a do mar a mais de 20. Nada mal...
Daqui até a Ilha de Diego Garcia deve ser um través com boa velocidade e aí temos outra zona de transição, novamente para ventos de Oeste, até próximo das Maldivas. E aí já está longe para dizer, mas devem ser ventos mais fracos até a chegada”, disse o comandante

Montecristo faz últimas regatas do 8º Circuito Ilhabela de Vela

26/11/08 - 07:h08

8º Circuito Ilhabela Copa Mitsubishi Motors de Vela tem sua última etapa de 2008 marcada para os dias 28 e 29 de novembro e 6 e 7 de dezembro, no Yacht Club Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. A competição, aberta para as classes ORC Internacional, ORC Club, BRA-RGS/SP, HPE25 e Bico de Proa, tem já confirmada a participação do Carbelli de 54 pés, Timberland/ Montecristo.
Na quinta colocação da classe ORC Internacional, o comandante Julio Cecheto espera ventos fortes para manter o título de campeão da Regata de Volta a Ilhabela Sir Peter Blake, uma das principais disputas da competição.
“O nosso barco ainda é um veleiro de cruzeiro, com 12 toneladas, enfrentando adversários bem mais leves, que precisam de menos vento para andar bem. Por isso, vamos torcer por vento de 15 nós ou mais de velocidade para obter resultados melhores”, lembra o comandante do ex-Swister.
Para 2009 já estão programadas algumas mudanças no barco, para que ele seja mais competitivo nos próximos circuitos. “O escritório do Carabelli fez algumas mudanças no projeto, especialmente na quilha, e o pessoal do Marco Landi, de Indaiatuba, vai cuidar da reforma, que será feita no Guarujá”
O líder da ORC Internacional é o Loyal/Red Nose, de Marcelo Massa, com 30 pontos perdidos, seguido de Handycam, de Marcos Ferrari, com 31, e de Touché/Safra, de Ernesto Breda, com 57, mesma pontuação de Orson, de Carlos Eduardo de Souza e Silva.

Última etapa do Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva acontece no próximo domingo em São Paulo

26/11/08 - 07:h07
O Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva de dificuldade conta, neste ano, com quatro etapas, que foram planejadas pela CBME (Confederação Brasileira de Escalada Esportiva). A última e decisiva etapa acontece no próximo domingo (30) em São Paulo, na Casa de Pedra - Perdizes.
César Grosso, o Cesinha, que conquistou importantes títulos neste ano, como o Sul-americano de Dificuldade, vai em busca de mais um título Brasileiro. Ele acumula duas vitórias no ano. André Berezoski também é forte candidato para o título de 2008
Cada etapa foi realizada em parceria com as Federações Estaduais: Paraná (Fepam), Minas Gerais (Femeng) e São Paulo (Femesp), com o apoio dos ginásios de escalada: Campo Base (Curitiba), Das Pedras (Belo Horizonte), Via Aventura (Curitiba) e Casa de Pedra (São Paulo).
Esta etapa final do Brasileiro deve contar com a presença dos melhores escaladores esportivos do país, com premiações e brindes até o 5º colocado.
Inscrições - As inscrições devem ser feitas pela site da APEE: www.apee.com.br. O valor é de R$ 30,00 para atletas federados e R$ 40,00 não federados e deverá ser feito à: Assoc. Paulista de Escalada Esportiva - APEE - Banco Bradesco - AG.0031-0 C/C 0124372-1. A organização pede para que se leve o comprovante no dia do evento, ou ainda realizar o pagamento em dinheiro no dia.
A etapa será válida para o Ranking Paulista de 2008, para atletas federados com a anuidade de 2008 em dia. Confira em breve horários detalhados sobre as semi-finais e finais.

Temporada da Copa North tem última etapa neste domingo

26/11/08 - 07:h04

A aventura vai tomar conta de Piracicaba neste final de semana. A cidade será palco da décima e última etapa do circuito 2008 do Enduro a Pé Northbrasil. Na prova serão definidos os campeões da Copa North-89FM.
Além dos campeões, ao final da etapa serão conhecidas as equipes promovidas para categorias mais altas e o ganhador do Troféu Bota de Ouro - destinado ao melhor contador de passos do ano. Na categoria Graduados Pró o equilíbrio predomina e a diferença entre o primeiro e o quarto colocado é de apenas cinco pontos, deixando a disputa mais acirrada.
Na categoria Graduados a disputa também está indefinida e segue sem favoritos. Na categoria Trekkers, Os Pirikas despontam como protagonistas na disputa pelo título, com 40 pontos de vantagem para Dick Vigarista na classificação geral.
A largada e chegada da competição serão no Autódromo ECPA - Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo. O local é conhecido por receber grandes eventos esportivos, locação de kart, corrida de carros e motos, provas de arrancada, autocross, motocross e cursos de pilotagem. O ECPA conta com boa infra-estrutura para os participantes e visitantes, vestiários com chuveiros, restaurante, lanchonete e estacionamento.
Grande parte do percurso será desenvolvida na Estação Experimental de Tupi, uma reserva natural que reúne grande variedade de espécies de vegetação. Mais conhecida como Horto Tupi, o local pertence à Divisão de Florestas e Estações Experimentais do Instituto Florestal do Governo Estadual de São Paulo.
"O Horto Tupi já recebeu provas de mountain bike e trekking. O local é ótimo para mesclar desafios técnicos e físicos e os fãs do enduro a pé vão gostar muito, com certeza", afirma Ricardo Yugi, Diretor da NORTHBRASIL, organizadora do evento.
Como os iniciantes são boa parte do público do Enduro a Pé, antes de cada etapa acontece uma palestra gratuita sobre a modalidade. São abordados temas como regras, leitura de bússola, planilhas de navegação, controle de tempo e distâncias, equipamentos, dicas e informações específicas da etapa. Na quinta-feira, será realizada a Palestra Gratuita de Orientação e Navegação para Enduro a Pé NorthBrasil. A palestra acontece em Campinas, no McDonald's Barão Geraldo, e é aberta aos interessados e iniciantes no esporte.

Campeonato Cearense termina em festa

26/11/08 06:h54

A emoção marcou a final do Campeonato Cearense de rally de regularidade 2008. No último final de semana, cerca de 60 carros disputaram a prova pelas trilhas da Costa do Sol Nascente. Na Graduados Especial, Rufino Neto e Glauco Holanda conquistaram a vitória, mas apenas Glauco ficou com o título na geral. Essa é a quarta conquista do navegador.

A classificação do campeonato é feita separadamente entre pilotos e navegadores. O melhor piloto do ano, na principal categoria, foi Rodrigo Roma. Rufino Neto foi o vice-campeão.

A primeira colocação na categoria Graduados foi da dupla Fernando Paraíso e Paulo Alcântara, que competem juntos há três anos. Entre os novatos da Expedição, Chiquinho e Tiago Feitosa foram os melhores na prova e no ano. Parceria de irmãos que deu certo. Na Turismo, Milson Lima e Júnior Madeira repetiram a dose da prova anterior e foram os vitoriosos da sexta etapa, além dos melhores do ano. Entre os quadriciclos, Arnoldo Júnior foi o melhor do dia e ressaltou a participação da categoria no campeonato.

A expectativa é de que na próxima temporada o número de participantes, principalmente na categoria quadriciclos, cresça ainda mais. O mais regular durante todo o ano foi o veterano Tom Rosa.

A largada do primeiro carro foi às 9h01 da My Car e os competidores seguirão pelas regiões de Iguape, Pindoretama, Aquiraz e Cascavel. Foram 205 quilômetros de piçarra, areia, loteamentos e canaviais em quase seis horas de prova. A chegada dos veículos começou a partir das 14h no Restaurante Sal e Brasa, localizado na Avenida Abolição, 3500, no Mucuripe.

Todas as categorias, com exceção da Expedição, tiveram a mesma planilha. Foram 68 páginas com as indicações sobre a trilha. As médias (limites de velocidade) e pegadinhas foram as mesmas para os Graduados, Graduados Especiais, Turismo e Quadriciclos.

"Os navegadores estão com um nível muito bom, até na Turismo, por isso quisemos testá-los. O objetivo é treinar os competidores e formar uma nova safra de bons navegadores no Ceará", disse o diretor da prova, Rogério Almeida.

Últimos dias para inscrição no Rally dos Amigos

26/11/ 06:h55

Os interessados em participar do 11º Rally dos Amigos precisam correr. As inscrições para a prova podem ser feitas somente até quinta-feira, dia 27, no site www.dunas.com.br. Caracterizada como o encerramento do calendário nacional do rally cross country, a prova terá a participação de carros, caminhões, motos e quadriciclos e será realizada no dia 6 de dezembro.
Os preços das inscrições de carros e de caminhões são de R$ 900 e a de motos e de quadriciclos são de R$ 350. A largada será no Centro da cidade de Itatinga, no interior do estado de São Paulo, e vale pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.
A estimativa é que o rali, cujo percurso é feito dentro de fazendas de extração de madeira, tenha cerca de seis horas de duração. Na chegada, no Hotel Fazenda Itatinga, será feita a premiação seguida de almoço.
Em 2007, a 10ª edição do Rally dos Amigos teve 293 participantes, com cerca de 400 pessoas nas equipes de apoio, distribuídos entre 181 motos, 20 quadriciclos, 43 carros e dois caminhões. Os campeões foram Nielsen Bueno nas motos, Luís Handerson nos quadriciclos, a dupla Ingo Hoffmann e Lourival Roldan nos carros e Luciano Cunha e Orestes Bachetti nos caminhões.