sábado, 18 de outubro de 2008

Pentacampeã, Adriana Nascimento abandona prova do Iron Biker

18/10/08 - 14h49
Direto de Mariana (MG) - A pentacampeã do Iron Biker, Adriana Nascimento, não conseguiu finalizar o primeiro percurso da edição 2008 da prova, neste sábado (17), em Mariana (MG).

Após cerca de quatro quilômetros da largada, a atleta seguia no pelotão da elite fortemente, porém já não passou pela travessia do riacho, no quilômetro 36, o que causou estranheza para os que ali acompanhavam a prova, porque por volta do quilômetro 26 ela abandonou a disputa.

"Tive dores de cabeça forte e me senti mal, resolvi parar e ir para o posto médico", revelou Adriana. A atleta deve largar no domingo (18) para a segunda etapa do Iron Biker, na cidade de Ouro Preto (MG).

Marzio Deho confunde percurso e finaliza em 4º lugar no Iron Biker

18/10/08 - 14h42
Direto de Mariana (MG) - Quem não gostou do disparo que os brasileiros deram no primeiro percurso do Iron Biker, que aconteceu neste sábado (17), em Mariana (MG) foi o italiano Marzio Deho, o tão temido atleta estrangeiro de quem Robson Ferreira, Edivando Souza Cruz e Ricardo Pscheidt, os três primeiros colocados, tanto quiseram abrir vantagem.

O atleta finalizou o percurso irritado porque achava que a prova acabaria no pórtico, no centro de Mariana, quando na verdade ela terminava 13 quilômetros antes. O restante do percurso era apenas um deslocamento final.

Ele pensou que o fim da prova fosse, na verdade, apenas um posto de controle. De acordo com informações de pessoas de sua equipe, ele estava muito irritado pois guardava para os últimos quilômetros sua tacada final: um disparo que o colocaria na frente de todos, como ele disse.

Sem saber que a prova já tinha acabado, o italiano seguiu em frente como se continuasse o caminho, quando na verdade era o quarto colocado. No domingo (18), Ouro Preto (MG) será a cidade que receberá a segunda etapa do Iron Biker 2008.

Robson Ferreira vence 1ª etapa do Iron Biker; Edivando Cruz é o 2º

18/10/08 - 13h17

Direto de Mariana (MG) -Os atletas suaram para finalizar a primeira etapa do Iron Biker 2008, que aconteceu neste sábado (18), na cidade mineira de Mariana. Debaixo de sol forte e muito calor, Robson Ferreira venceu o primeiro percurso, que teve 60 quilômetros cronometrados e 13 de deslocamento.

Alguns segundos atrás chegou Edivando Souza Cruz. Em terceiro lugar finalizou Ricardo Pscheidt. “Não estou nem acreditando! Foi um trabalho muito bem feio, mas foi só a primeira metade. Amanhã ainda faltará mais 50%. Fizemos um trabalho de equipe para não deixar nenhum italiano vencer”, brincou o campeão, Robson Ferreira. No domingo (19), os competidores farão mais uma etapa, em Ouro Preto (MG).

Edivando confessou que ele e Robson “batalharam pelo nome do Brasil” na prova de mountain bike. “Quando vimos que distanciamos dos outros, percebemos que era interessante para nós dois”, disse ele sobre a tomada de frente do pelotão da elite. O atleta completou dizendo que sentiu um pouco o cansaço no fim do percurso, o que deu minutos de vantagem ao seu “companheiro”.

Terceiro colocado, Ricardo Pscheidt fez parte da “equipe brasileira” no Iron Biker. “Nada foi combinado. Foi uma equipe formada sem querer, mas todos queriam os atletas brasileiros na ponta”, confessou.

Desprevenido - Quem não gostou do disparo que os brasileiros deram no percurso foi o italiano Marzio Deho, o tão temido atleta estrangeiro de quem Robson, Edivando e Ricardo tanto quiseram abrir vantagem.

O atleta finalizou o percurso irritado porque achava que a prova acabaria no pórtico, no centro de Mariana, quando na verdade ela terminava 13 quilômetros antes. O restante do percurso era apenas um deslocamento final.

Ele pensou que o fim da prova fosse, na verdade, apenas um posto de controle. De acordo com informações de pessoas de sua equipe, ele estava muito irritado pois guardava para os últimos quilômetros sua tacada final: um disparo que o colocaria na frente de todos, como ele disse.

Sem saber que a prova já tinha acabado, o italiano seguiu em frente como se continuasse o caminho, quando na verdade era o quarto colocado.

Italiana Sandra Klomp vence 1º percurso do Iron Biker

18/10/08 - 13h32
Direto de Mariana (MG) - As mulheres que disputaram a primeira etapa do Iron Biker 2008, em Mariana (MG), neste sábado (18) tiveram muito trabalho no percurso de 73 quilômetros. A italiana Sandra Klomp venceu a prova, seguida pela brasileira Érika Gramiscelli.

Outra estrangeira fez um dos melhores tempos, a americana Louise Kobin, que ficou na terceira colocação, deixando Roberta Stopa na quarta posição. Na seqüência chegaram Julyana Machado e a americana Rebecca Rusch.

Érika liderou grande parte da prova ao lado de Sandra, porém nos últimos quilômetros a estrangeira abriu grande distância e venceu a etapa. “Eu vim para ganhar, consegui diminuir meu tempo para 3h12 mas não alcancei a Sandra porque fiquei sem água. No apoio não tive ninguém para me ajudar e me dar água. E quando ela abriu eu sofri demais para busca-la”, explicou a atleta. “Esse ano vim mais preparada que nos anos anteriores, mas estou feliz”, completou.

Sandra Klomp confirmou que Érika teve esse problema. “Eu a encontrei no caminho e ela me disse que estava sem água. Aí eu disparei”, disse. “Mas eu também errei. Pensei que aqui (fim da prova) era apenas uma passagem e que a prova terminaria no quilômetro 73. Passei aqui pedindo água e as pessoas falaram ‘você acabou, é a vencedora’”, explicou.

A italiana afirmou que achou a prova fácil, rápida e não muito técnica. “Eu gostei muito”, falou ela.

Acostumada com o calor e o sol forte, a brasiliense Julyana Machado falou que estava muito satisfeita após sua quinta colocação. “As estrangeiras vieram aqui nos colocar pressão”, confessou. “Amanhã a prova é mais rápida, então vou me preparar. Estou muito feliz e muito cansada também”, disse animada.

Favoritismo - A americana Rebecca Rusch chegou ao Brasil como favorita à vitória do Iron Biker e finalizou a primeira etapa na sexta posição. “Foi muito quente para mim. E muito rápido também. Eu estou acostumada com provas de 24 horas então após essas três primeiras horas é que eu estava pegando ritmo”, explicou ela dizendo que o maior desafio é o calor, já que em sua cidade nesta época começa a nevar.

Ela promete ir mais rápido na etapa deste domingo (19), em Ouro Preto (MG). “Foi uma ótima competição e um percurso divertido. Amanhã quero ir mais rápido”, falou.

Equipes se preparam para forte calor no Ecomotion/ Pro

Cerca de 60 quartetos irão participar do Campeonato Mundial de Corrida de Aventura, o Ecomotion/ Pro, a partir do dia 2 de novembro, com largada marcada em Jericoacoara, no Ceará. A prova terá mais de 500 quilômetros de percurso e passará ainda pelos Estados do Piauí e Maranhão, porém o maior desafio pode não estar nas dificuldades da prova, e sim no calor da região.

Algumas equipes já estão se preparando para suportar o clima quente do norte e nordeste brasileiro, como a Oskalunga, de Brasília (DF). "Brasília também é bem quente e estamos treinando em condições mais próximas possíveis da prova. Inclusive carregando bastante água para nos acostumar com o peso que vamos levar", afirmou Guilherme Pahl, atleta da equipe.

João Bandeira, da equipe carioca Start, também já planeja como os integrantes irão se preparar para as árias terras por onde passarão. "Nas dunas vamos usar sandália papete com meia e cobrir o corpo todo com roupas de cor clara. Os três homens são do Rio. Estamos acostumados com o calor forte. O problema é a menina, que vem do Rio Grande do Sul. Nossa maior preocupação é com ela. Devemos levar duas mochilas de hidratação a maior parte do tempo, uma com água e outra com isotônico", planejou o atleta.

E até novatos, que nunca fizeram corrida de aventura, estão preparados para tais condições, como os atletas da Cânion Esportes de Aventura. "A passagem da prova por nosso Estado nos motivou a encarar o desafio. Vai ser nossa primeira corrida de aventura e estamos prontos para o que vier", garante o capitão Luciano Uchoa.

Tiago Valois, diretor técnico da prova, alerta para os cuidados com o corpo e a hidratação. “A hidratação vai ser um fator muito importante da prova. Os atletas podem esperar muito sol e areia pela frente”.