quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

CHARGE DO DIA

Prova curta e de alto nível técnico encerra ano do Adventure Camp

03/12/ - 18:37

Pindamonhangaba, São Paulo e Ilhabela foram as sedes paulistas das três etapas do Circuito Adventure Camp em 2008, e para fechar o ano com um lindo visual e uma festa de centenas de atletas da corrida de aventura, a organização da prova faz a última etapa da corrida em Paraty, no Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7 de dezembro. A cidade já é conhecida daqueles que são assíduos na competição, já que não será a primeira vez que a prova será realizada no local.

Serão 45 quilômetros para encerrar o Circuito divididos em seis quilômetros de canoagem, 15 quilômetros de trekking dentro da mata e 16 quilômetros de mountain bike predominantemente em estradão. Haverá também uma tirolesa obrigatória para apenas um atleta por equipe.

Um dos trechos mais desafiantes será uma grande subida no trekking que exigirá muita navegação dos atletas. “Por esse motivo o percurso é mais curto, por esse grau de exigência, mas isso não faz a prova ser mais rápida. A primeira equipe deve finalizar em quatro horas”, opinou o organizador Sérgio Zolino, que afirma que 85 equipes já estão confirmadas. A expectativa da organização é de 150 times.

Para não assustar os iniciantes que sempre correm a prova, Zolino afirma que o trecho de navegação será muito similar entre as equipes, porém haverá a opção de cortar uma parte do percurso.

E como não poderia faltar, a quarta e última etapa do Adventure Camp será montada em cima de estratégias de acordo com cada equipe. “Terá PCs opcionais, PCs virtuais mas não terá PC com bônus de tempo”, conta o organizador, que faz mais um alerta: “Apesar de ser uma prova relativamente rápida, é bom os atletas prestarem atenção na hidratação porque está previsto sol e calor e pode aquecer os líquidos”.

Disputa Acirrada - A decisão do Adventure Camp ficou para a última chance das equipes buscaram um bom resultado, a etapa de Paraty (RJ). Os paulistas da Quasar Lontra, comandados por Rafael Campos, são os líderes com 285 pontos porém não venceram nenhuma das três primeiras etapas, mas sim a prova do EMA Remake, organizada também por Sérgio Zolino em agosto.

Os pontos foram conquistados com um quarto lugar na primeira etapa, o terceiro lugar na segunda etapa e a vitória no EMA.

Na segunda colocação está a Selva Kailash, com 240 pontos, conquistados com o quinto lugar na primeira etapa, o segundo lugar na segunda etapa e a vitória na terceira etapa. E os terceiros colocados são os brasilienses da Oskalunga, que venceram a primeira etapa, em Pindamonhangaba (SP). Nas etapas seguintes eles não estiveram presentes.

Assim como no EMA Remake, a etapa de Paraty terá peso 1.5, ou seja, a pontuação de cada equipe será multiplicada por esse valor, aumentando ainda mais a concorrência entre os primeiros colocados.

“A prova vai pegar fogo. Vai se dar bem a equipe que for mais explosiva, na minha opinião. Não dá nem para apostar em alguma delas com essa disputa”, falou Zolino.

Vera Cruz recebe Última do Ano MTB Trip Trail

03/12/ - 15:05

Bike - No dia 14 de dezembro, domingo, a cidade de Vera Cruz, interior paulista, recebe a Última do Ano MTB Trip Trail 2008, prova que marca o encerramento de competições de Mountain Bike da temporada. As disputas acontecem na Praça Matriz da cidade, onde será a largada e a chegada.

As inscrições custam R$ 20 para todas as categorias, exceto para os competidores do Infantil e do Júnior, que pagam apenas R$ 10. A organização pede a contribuição de todos os ciclistas, com a doação de 1 kg de alimento não perecível, ou 1 litro de leite longa vida. Outras informações no site www.rodalivrebr.com.

G4 Challenge fará seletiva brasileira neste fim de semana

03/12/ - 14:58

Uma prova que mistura rali com corrida de aventura. É assim o Land Rover G4 Challenge, que realiza a seletiva brasileira neste fim de semana, no interior de São Paulo.

“A prova será disputada individualmente e quatro atletas serão selecionados para participar das Seletivas Internacionais”, conta Eleonora Audrá, responsável pela prova. A atleta foi a única brasileira a participar da primeira edição da disputa, em 2006.

Mas como em todo rali ou corrida de aventura, todo o percurso e detalhes da prova são mantidos no mais absoluto sigilo. “Não será uma prova única, mas sim várias provas onde os atletas serão avaliados em diversos aspectos”, explica Nora. As disputas acontecerão no Hotel Villa Vitta, em São Pedro (SP).

As seletivas internacionais acontecerão em um castelo na Inglaterra, em fevereiro de 2009 e a grande final acontece no deserto da Mongólia, um dos locais mais inóspitos do mundo.

Sol reaparece e Portugal XPD Race chega à metade

03/12/ - 14:54

Apesar do frio que insiste em permanecer, o sol finalmente deu as caras no Portugal XPD Race, uma das maiores corridas de aventura do mundo. A chuva vinha castigando os competidores desde a largada, no último domingo (30).

Em Vendas Novas, local da segunda área de apoio e início do terceiro estágio da disputa, os termômetros registraram 2ºC pouco antes do dia amanhecer.

No formato de estágios das prova, não é possível saber que está na frente na classificação, pois nem sempre quem chega primeiro nas áreas de apoio é o líder da prova. Como as equipes de ponta passam por praticamente todos os PCs para garantir mais pontos, essas equipes acabam ficando para trás.

É o caso da equipe japonesa East Wind, onde a atleta se machucou no primeiro dia e eles pularam o segundo estágio.

Terceiro dia - No último trecho antes de Vendas Novas, as equipes atravessaram um pequeno braço de represa utilizando uma embarcação montada com dois caiaques e madeiras. Cada viagem levava dois atletas e suas respectivas bicicletas. A Team Finland fez a travessia às 8h36 e é, extra-oficialmente, a líder da prova, seguida pela Adventureteam.dk.

Os competidores percorreram cerca de 160 quilômetros de bike, entre Alcácer do Sal e a Represa de Montargil, onde fizeram um percurso de 30 quilômetros de canoagem nas embarcações sit-on-top, saindo e chegando no mesmo local.

Até o momento, a Team Finland, espanhola Buff-Coolmax e a Cyanosis, da África do Sul, tem 29 PCs obrigatórios cumpridos. Entre os portugueses, os melhores na classificação são a Globaz.PT, com 22 PCs obrigatórios realizados.

Honda convoca Barrichello para testes ao lado de Bruno Senna














03/12/ - 07:10

BARCELONA - Praticamente descartado da Fórmula 1 na próxima temporada, Rubens Barrichello, 36 anos, foi convocado pela Honda para testar com a equipe japonesa, ao lado de Bruno Senna, de 8 a 11 deste mês, na pista espanhola de Jerez de la Frontera.

Apesar de manter esperança de continuar no time, Barrichello foi chamado pela Honda com um propósito definido: servir de parâmetro para a escuderia avaliar o desempenho de Senna, 25 anos, postulante à vaga aberta do time para 2009.

Os manda-chuvas da Honda consideraram que o inglês Jenson Button, confirmado no cockpit da equipe no ano que vem, não se empenhou como poderia nos testes do mês passado, que contaram com Senna e Lucas di Grassi. Com isso, eles não puderam ser conclusivos em relação ao desempenho de Senna. Di Grassi foi descartado.

Os dirigentes fizeram novo convite para Senna testar e, agora, decidiram usar Barrichello como uma espécie de cobaia: diante de um piloto que compete na Fórmula 1, o sobrinho de Ayrton passará pela análise derradeira. A partir disso, os chefes da Honda esperam tomar a decisão se Senna está ou não preparado para ingressar na categoria.

Barrichello tem contrato com a Honda até o dia 31 deste mês – portanto, até lá, o piloto tem de acatar qualquer chamado do time. Mas a convocação inesperada para participar dos testes em Jerez faz o ex-ferrarista ver uma luz no fim do túnel. E dar a cartada final para permanecer na Fórmula 1.

A chance de Barrichello é impor vantagem sobre o novato a ponto de a equipe voltar a negociar com ele a renovação de contrato.

Dentro do time japonês, há duas correntes opostas sobre a continuidade de Barrichello. O chefe da Honda, Ross Brawn, que trabalhou com o brasileiro na Ferrari, defende a seqüência do piloto por considerá-lo experiente, algo que o dirigente julga necessário para o desenvolvimento do carro com novos componentes aerodinâmicos a serem adotados pela categoria.

Contra Barrichello, está o grupo de Nick Fry, chefe executivo, e de diretores japoneses. Para Fry, o tempo de Barrichello na F 1 passou. Para os japoneses, o sobrenome Senna pode significar dividendos num futuro próximo. Ayrton, tio de Bruno, foi tricampeão com motores da Honda.

No último fim de semana, Barrichello venceu o desafio de kart organizado por Felipe Massa em Florianópolis. A primeira prova contou com o alemão Michael Schumacher. Na ocasião, o piloto da Honda, até o final deste ano, afirmou que “é cedo para parar de correr”. Até esta temporada, Barrichello era o piloto em atividade com maior número de GPs disputados: 267 no total.

Bruno Senna foi vice-campeão da GP2, categoria de acesso à Fórmula 1, nesta temporada. No mês passado, ele levou a melhor sobre Di Grassi – brasileiro que ficou em terceiro lugar na GP2 neste ano – nos testes da Honda.

Armstrong confirma que disputará o Tour de 2009

03/12/ - 06:58

O ciclista estadunidense Lance Armstrong, da Astana, informou ontem através de sua página pessoal na internet que em 2009 participará do Tour de France, corrida a qual venceu sete vezes.

Armstrong, que também tem previsto disputar o Giro, participará pela primeira vez em uma mesma temporada tanto do Tour como da corrida italiana.

O estadunidense, de 37 anos, declara que está preparando “para trabalhar para o melhor corredor” o que indica que Armstrong está disposto a correr o Tour em prol de Alberto Contador, vencedor da corrida francesa em 2007.

Lance Armstrong voltará a competir no próximo mês de janeiro no Tour Down Under australiano depois de três anos retirado.

Astana se junta nas Ilhas Canárias

03/12/ - 06:55

A equipe Astana se encontra nas Ilhas Canárias realizando a sua primeira concentração para a temporada 2009. Os comandados de Johan Bruyneel, entre eles Lance Armstrong e Alberto Contador que pela primeira vez estão juntos desde que o norte-americano anunciou sua volta à competição, realizam diversos treinos em conjunto até dia 8 de dezembro, no campo de treinos de Tenerife, onde os seus atletas terão a oportunidade de se conhecerem melhor, já que ao longo da temporada são raras as vezes em que isto pode acontecer devido ao alargado calendário da equipe.

Kayle Leogrande, suspenso dois anos por doping

o3/12/ - 06:50

As autoridades Antidoping dos Estados Unidos (USADA) anunciou a suspensão de Kayle Leogrande durante dois anos, depois de que foi confirmado seu uso de EPO durante a série da Superweek do ano passado, segundo anuncia a cyclingnews.com.

O comitê concluiu que o uso por parte de Leogrande de EPO aconteceu na Point Premium Root Beer International Cycling Classic, no passado 26 de julho do ano passado, como demonstra uma amostra tomada naquele período, e que constitui uma suspensão de dois anos, começando dia 1 de dezembro de 2008.

Copa Internacinonal 2009: Bikes com aros 29 serão permitidas

03/12/ - o6:44

Recentemente, vários atletas e equipes procuraram a organização da Copa Internacional Sundown e Copa Centauro de Amadores para saber se é permitido o uso de aros 29 nas bikes em provas de mountain bike.

Em função disso, pedimos orientação da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC – e do comissário internacional da UCI, Iverson Dadewig, nossos grandes parceiros no evento, e fomos informados prontamente a permitir o uso destes aros nas provas da Copa Internacional Sundown.

Segundo Iverson: “no item 1.3.018 do Regulamento da UCI diz que as rodas são permitidas desde que tenham no máximo 70 centímetros de diâmetro e um mínimo de 55 centímetros de diâmetro. Com isso podemos afirmar que os aros 29 estão dentro da regulamentação internacional”.

De acordo com Rogerio Bernardes, organizador da Copa Internacional Sundown, “a rapidez na resposta desta informação é importante pois muita gente está testando os aros 29. Cabe agora cada atleta e equipes avaliarem se realmente será vantagem usá-los nas provas de cross country e maratona”.

A VZAN, patrocinadora da copa, possui o aro 29 em sua linha de produção e é uma ótima opção para que os bikers, sejam profissionais ou amadores, possam testar o que é melhor para a sua performance na busca de resultados.

Short Track São Silvano 2009 já tem data definida

03/12/ - 06:39

A segunda edição do Short Track São Silvano terá novas categorias, super premiação e será aberto ao público.

Após o grande sucesso da primeira edição, o Short Track São Silvano define sua data para 2009. O evento acontecerá no dia 26 de julho com muitas novidades e atrações no Bike Park São Silvano, localizado em uma bela fazenda na região de Morungaba, interior paulistano.

A principal inovação será a criação de duas novas categorias: a Elite Feminina e a Junior. Já entre os ciclistas profissionais o número de convidados subirá de 20 para 30 atletas.

O Short Track São Silvano é um formato inédito de competição no Brasil, disputado num circuito de cross country curto e seletivo, capaz de testar a força, resistência e habiidade dos competidores, além de proporcionar ótimas disputas e imagens belíssimas para a TV e fotógrafos.

A corrida é um verdadeiro tira-teima para revelar o melhor atleta. No evento de estréia, o campeão foi o mineiro Rubens Donizete que provou seu ótimo condicionamento físico e psicológico, embolsando 11 mil reais, a maior premiação individual no mountain bike brasileiro.

Para 2009, os atletas serão novamente convidados para o Short Track São Silvano, com exceção dos 12 ciclistas pré-classificados que participaram da "Super Final", em 2008, automaticamente garantindo a vaga no ano seguinte.

Entre as mulheres, o pelotão será formado por 20 atletas de modalidades distintas, como: mountain bike cross country e maratona, corrida de aventura, ciclismo e triatlon, prometendo um duelo sem precedentes. Na categoria Junior, os futuros 20 atletas olímpicos também terão a oportunidade de mostrar todo o talento nesta corrida de muita explosão.

A modalidade "Short Track" ou STXC foi criada nos Estados Unidos no final dos anos 90, difundida rapidamente por causa da interação dos atletas com a torcida e disputas acirradas. É uma prova rápida e dinâmica em um circuito curto de cross-country que pode chegar até 3.000 metros de distância. O tempo de prova pode variar entre 25 até 40 minutos por bateria, o que exige muita explosão e velocidade.

Premiação

O Short Track Sao Silvano 2009 distribuirá novamente a maior premiação individual do mountain bike brasileiro. Na Elite Masculina os prêmios continuam os mesmos, com R$8 mil reais para o campeão, além de 3 prêmios extras de hum mil reais.

Na Elite Feminina, o prêmio será de R$2 mil reais para a campeã, R$ 1 mil reais para segunda colocada e R$500 reais para a terceira posição. Na categoria Junior não terá premiação em dinheiro, em compensação, a nova geração de ciclistas receberá a premiação em produtos, como: quadros, rodas, componentes etc, a fim de incentivar o futuro do esporte.

Aberto ao público

Outra novidade do Short Track Sao Silvano 2009 é a abertura para o público. A entrada para acompanhar as disputas eletrizantes dos melhores ciclistas do país será liberada mediante a entrega de 2 quilos de alimentos não-perecíveis ou 1 agasalho por pessoa. As roupas e alimentos serão repassados as instituições da cidade de Morungaba. O Bike Park São Silvano receberá os visitantes e convidados com infra-estrutura completa: banheiros, restaurante, bar, estacionamento, bicicletário etc, além das diversas pistas para prática do mountain bike.

:: Serviços

Evento: STXC São Silvano
Data: 26 de julho de 2009
Local: BikePark São Silvano, Morungaba (SP)
Entrada: 2 quilos de alimentos não-perecíveis ou 1 agasalho por pessoa
Restaurante: Buffet especial por R$15 reais.

Lars Grael é eleito o velejador do mês pela inglesa Seashore Magazine

03/12/08 - 06:35

O velejador Lars Grael foi eleito pela revista inglesa Seashore Magazine, uma das mais prestigiada do mundo da vela de alto rendimento, como o Sailor of the Month, o velejador do mês. Ele repete o feito conquistado por seu irmão Torben Grael e por Robert Scheidt.

A indicação para a eleição se deu pela conquista de Lars com o vice-campeonato mundial na classe Mini-Maxi (ORC Internacional), em Porto Cervo, na ilha da Sardenha, no Mediterrâneo italiano. Na competição, a equipe de deficientes comandada por ele, a Argos, empatou em número de pontos com o campeão da categoria. Dentre os planos próximos de Lars está ser, com o time Argos, o desafiante da America´s Cup, considerada uma das principais regatas do mundo, quando há investimentos superiores a 1 bilhão de euros.

“A eleição da Seahorse foi uma grande notícia que só vem me incentivar ainda mais a continuar velejando e competindo em alto nível. É um reconhecimento da comunidade internacional da vela que me enche de orgulho”, declarou ele.

Na vela de oceano, Lars Grael conquistou no fim de 2007 o título mundial da Classe 12m – antiga categoria de disputa da America´s Cup –, com a tripulação do Wright on White. E na classe olímpica Star, ele e seu proeiro Marcelo Jordão, foram os vice-campeões na seletiva olímpica brasileira, tornando a dupla os reservas de Scheidt e Bruno Prada.