sexta-feira, 15 de maio de 2009

Dakar 2010 tem inscrições abertas para prova sul-americana

Prova será novamente na Argentina e no Chile

O maior rali do mundo, o Rally Dakar, inicia o processo de inscrição para a próxima edição, que acontecerá em janeiro de 2010 novamente na Argentina e no Chile, nesta sexta-feira (15) com diferentes regras. O término das inscrições é em 15 de julho.

Desta vez, todos os carros, motos, caminhões e quadriciclos serão inspecionados pela organização da prova em Buenos Aires nos dias 30 e 31 de dezembro de 2009. Na última edição, os veículos fizeram a vistoria técnica na Europa e de lá embarcaram para a Argentina. Ou seja, os competidores europeus e de outros continentes que não a América que tiverem algum problema com seu veículo e não puder participar do rali, terá sob sua responsabilidade levá-lo de volta ao seu país.

As regras para que os competidores se inscrevam para a categoria motos e quadriciclos impõe que eles sejam maior de 18 anos e que tenham a licença da Federação Internacional de Motociclismo – FIM. É preciso também comprovar experiência em provas off-road, ter preparo físico para competir, e aí a organização tem o direito de julgar se o piloto tem esse preparo, e também ter competido em, ao menos, uma prova da FIM ou qualquer prova que faça parte do seu calendário.

Para os carros e caminhões, os pilotos têm que ter a licença da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, e ter participado de duas competições nacionais no ano anterior a retirada da licença da FIA, além de ter a licença nacional.

Neste ano, todo o processo de seleção será digital, e David Castera, diretor da prova, afirma que para 2010 o preço da inscrição será o mesmo do ano anterior, e segue os mesmos valores há quatro anos. O motivo da permanência é a crise econômica mundial, que poderia tirar muitas equipes da prova. As informações e contatos estão disponíveis no site www.dakar.com.

Os Valores - A inscrição para o Rally Dakar 2010 para cada moto ou quadriciclo será de 3.500 euros pelo veículo e mais 10 mil euros pelo piloto, desde que seja da categoria amador. Para os pilotos principais, o valor “pessoal” é de 12.200 euros.

Para carros, o valor do veículo é de 2.800 euros. Caminhões 4x4 custam 4.100 euros, e 6x6, 5.100 euros. Os valores pessoais são os mesmos, e cobrados por cada integrante do veículo.

A categoria amador abrange todos os pilotos que não terminaram entre as dez primeiras posições nas últimas cinco edições do Dakar e que não figure a lista de pilotos prioritários da FIA ou ASO nos últimos três anos, o que significa não ter terminado entre as três primeiras posições qualquer prova do calendário do Campeonato Mundial. E também pilotos vindos de outras modalidades de esportes mecânicos que tenham fama em seus respectivos ambientes.

Cronograma

De 15 de maio a 15 de julho de 2009: Inscrições
30 e 31 de dezembro de 2009: Secretaria da prova e verificação técnica em Buenos Aires – Argentina
1º de janeiro de 2010: Largada promocional
2 de janeiro de 2010: Largada em Buenos Aires – Argentina
De 2 a 17 de janeiro de 2010: Especiais na Argentina e no Chile
17 de janeiro de 2010: Premiação em Buenos Aires - Argentina

Big Biker: Confira as dicas de Adriana Nascimento e Odair Pereira para pedalar no frio

Um dos grandes obstáculos que aguarda os 900 atletas que irão largar na manhã de domingo (17) na 2ª etapa do Big Biker, em Santo Antônio do Pinhal (SP) é o frio. A previsão é de geada e temperatura em torno de 3ºC no período em que ocorrerão as largadas das categorias Pro e Sport.

Apesar do percurso mais curto nesta etapa, com 54 e 46 quilômetros, o grau de exigência físico será super alto graças ao percurso com subidas íngremes, descidas travadas e técnicas e as temperaturas “desagradáveis” para muitos.

Adriana Nascimento, nove vezes campeã brasileira de mountain bike, é presença garantida na prova, e dá suas dicas para os atletas encararem o percurso sem sentir o frio atrapalhar seu desempenho.

O primordial para ela é o uso de manguito e pernito, as proteções para braços e pernas destacáveis, que o atleta tira rapidamente após estar aquecido e as guarda na mochila. “Vai estar um dia lindo de sol, porém gelado. É importante que todos se protejam do frio antes da largada e tomem cuidado com a hidratação, pois o clima frio engana. O tempo frio e seco faz a pessoa suar sem que fique extremamente molhado e a hidratação correta é primordial. A desidratação pode acontecer sem que o atleta perceba”, alerta a atleta.

Mais um papel fundamental da hidratação é em sua função na respiração. “O ar seco, como o que vamos encontrar, dificulta a respiração. O ar quando passa pelo nariz, é aquecido e umidecido pelo nosso organismo, por isso devemos estar bem hidratados para que a respiração não fique prejudicada”, explicou Adriana.

Odair Pereira, campeão panamericano de MTB, e que também estará competindo na Elite do Big Biker, dá a dica do uso de camisa de manga comprida e camisa de tecido de secagem rápida embaixo no uniforme ou da camisa especial de bike que o atleta usará na competição, para manter o corpo sempre seco e aquecido.

Antes da largada Adriana Nascimento ressalta o aquecimento como o primeiro passo na preparação. No meio da manhã as temperaturas devem passar dos 10ºC, de acordo com Adriana, então todos estarão com o corpo quente e com o clima mais ameno, podendo tirar algumas proteções. Outro alerta é para o uso de protetor solar. “O sol vai estar mais forte por causa da geada. O uso do protetor é indispensável”.

Carboidratos e energia - Outra preocupação que o atleta deve ter é com relação a alimentação. O exercício físico no frio consome mais energia que o comum, por isso a atenção deve ser redobrada com os carboidratos ingeridos antes e durante o percurso.

Odair lembra que o atleta não deve aumentar a quantidade de carboidratos ingeridos no dia anterior e não deve sair de sua normalidade, já que isso pode causar alguma indisposição no organismo e fazê-lo sentir-se mal na competição. “O ideal é manter-se sempre aquecido. Eu recomendo o uso de luvas de dedo fechado e corta vento, que tem rápida secagem e não causa desconforto ao atleta, e protegerá do frio principalmente na descida”, disse.

Ele considera “fatal” ao desempenho do atleta um café da manhã antes da prova pobre em carboidratos ou a falta de alimentação antes da largada. “Isso pode dar problemas do meio da competição em diante”, afirmou Odair.

Cruzar a linha de chegada do Big Biker não significa que todos os cuidados e problemas acabaram. “Assim que o atleta chegar, ele deve se alimentar, repor os carboidratos, trocar de roupa, pois estará todo suado, e se reidratar”, contou Adriana Nascimento. "Essa vai ser a prova mais difícil do ano, mas a mais bonita também".