sexta-feira, 15 de maio de 2009

Dakar 2010 tem inscrições abertas para prova sul-americana

Prova será novamente na Argentina e no Chile

O maior rali do mundo, o Rally Dakar, inicia o processo de inscrição para a próxima edição, que acontecerá em janeiro de 2010 novamente na Argentina e no Chile, nesta sexta-feira (15) com diferentes regras. O término das inscrições é em 15 de julho.

Desta vez, todos os carros, motos, caminhões e quadriciclos serão inspecionados pela organização da prova em Buenos Aires nos dias 30 e 31 de dezembro de 2009. Na última edição, os veículos fizeram a vistoria técnica na Europa e de lá embarcaram para a Argentina. Ou seja, os competidores europeus e de outros continentes que não a América que tiverem algum problema com seu veículo e não puder participar do rali, terá sob sua responsabilidade levá-lo de volta ao seu país.

As regras para que os competidores se inscrevam para a categoria motos e quadriciclos impõe que eles sejam maior de 18 anos e que tenham a licença da Federação Internacional de Motociclismo – FIM. É preciso também comprovar experiência em provas off-road, ter preparo físico para competir, e aí a organização tem o direito de julgar se o piloto tem esse preparo, e também ter competido em, ao menos, uma prova da FIM ou qualquer prova que faça parte do seu calendário.

Para os carros e caminhões, os pilotos têm que ter a licença da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, e ter participado de duas competições nacionais no ano anterior a retirada da licença da FIA, além de ter a licença nacional.

Neste ano, todo o processo de seleção será digital, e David Castera, diretor da prova, afirma que para 2010 o preço da inscrição será o mesmo do ano anterior, e segue os mesmos valores há quatro anos. O motivo da permanência é a crise econômica mundial, que poderia tirar muitas equipes da prova. As informações e contatos estão disponíveis no site www.dakar.com.

Os Valores - A inscrição para o Rally Dakar 2010 para cada moto ou quadriciclo será de 3.500 euros pelo veículo e mais 10 mil euros pelo piloto, desde que seja da categoria amador. Para os pilotos principais, o valor “pessoal” é de 12.200 euros.

Para carros, o valor do veículo é de 2.800 euros. Caminhões 4x4 custam 4.100 euros, e 6x6, 5.100 euros. Os valores pessoais são os mesmos, e cobrados por cada integrante do veículo.

A categoria amador abrange todos os pilotos que não terminaram entre as dez primeiras posições nas últimas cinco edições do Dakar e que não figure a lista de pilotos prioritários da FIA ou ASO nos últimos três anos, o que significa não ter terminado entre as três primeiras posições qualquer prova do calendário do Campeonato Mundial. E também pilotos vindos de outras modalidades de esportes mecânicos que tenham fama em seus respectivos ambientes.

Cronograma

De 15 de maio a 15 de julho de 2009: Inscrições
30 e 31 de dezembro de 2009: Secretaria da prova e verificação técnica em Buenos Aires – Argentina
1º de janeiro de 2010: Largada promocional
2 de janeiro de 2010: Largada em Buenos Aires – Argentina
De 2 a 17 de janeiro de 2010: Especiais na Argentina e no Chile
17 de janeiro de 2010: Premiação em Buenos Aires - Argentina

Nenhum comentário: