sábado, 29 de novembro de 2008

Michael: "Não preciso dar conselho a Rubens"















29/11/ - 12:h29

Não é da boca de Michael Schumacher que Rubens Barrichello vai ouvir, se é que precisa ou quer, algum conselho sobre uma possível aposentadoria. Fora das pistas desde 2006, o alemão ― uma das principais atrações do Desafio de Kart, evento promovido por Felipe Massa em Florianópolis ― evitou comentar sobre uma eventual retirada do ex-companheiro de Ferrari.

Schumacher foi sucinto nos pouco mais de três minutos que concedeu entrevista aos jornalistas na capital catarinense ― o que, registre-se, definitivamente não significa que tenha sido esnobe, arrogante ou coisa parecida. "Honestamente, acho que não preciso dar conselho algum a Rubens", falou.

Barrichello ainda aguarda um chamado da Honda ― diz, tranqüilo, que está sempre em contato com a cúpula do time e que está pronto para um eventual chamado para os testes coletivos da F-1 em dezembro. Não deve ser chamado, no entanto. A Honda vai avaliar novamente Bruno Senna.

E em relação a Michael, Rubens minimizou aquela questão do coro entoado na festa da Ferrari após o GP do Brasil, o do "Schumacher, viado". "Metade das coisas que saiu na imprensa eu não disse, e tenho certeza de que metade do que saiu que ele falou, ele também não disse", falou. "Todo mundo quer ver essa caveira", completou o brasileiro, que usa macacão da escuderia inglesa no evento em Santa Catarina.

"Vou tentar bater o alemão", afirma Felipe Massa












29/11/ - 12:h24

O atual vice-campeão da Fórmula 1, Felipe Massa, reconheceu na tarde desta 6ª-feira que a edição deste ano do Desafio Internacional das Estrelas não será uma disputa fácil. Em coletiva de imprensa no Kartódromo dos Ingleses, em Florianópolis, o piloto falou sobre as expectativas da corrida e lembrou a importância das iniciativas do evento voltadas à tragédia em Santa Catarina.

Além de Massa, disputarão o Desafio grandes nomes do automobilismo mundial, como o heptacampeão mundial de Fórmula 1 Michael Schumacher, o maior adversário do brasileiro segundo o próprio piloto. "Este vai ser um ano super disputado. Vou tentar bater o alemão", afirmou Massa a dois dias da corrida.

Em solidariedade às vítimas das fortes chuvas que atingem o estado, a organização do evento anunciou a doação de R$ 50 mil ao governo de Santa Catarina e a instalação de um posto para entrega de donativos. Na coletiva, Massa ressaltou o espírito solidário da iniciativa.

"O momento é triste, mas penso que o evento pode ser uma forma de solidariedade para ajudar nesta causa. Nós vamos disputar na pista pensando em ajudar", disse. A arrecadação da venda de ingressos será revertida para instituições de caridade, como a do tenista Gustavo Kuerten.

Neste ano, a competição conta com patrocínio da Shell como fornecedora oficial de combustível para todos os carros da prova com a nova gasolina V-Power. Cerca de 1,6 mil litros de combustível irão abastecer os karts na terceira edição do evento. A empresa também é parceira da Ferrari na Fórmula 1.

"Estou aqui para me divertir", diz Michael Schumacher


















29/11/ - 12:h20

Principal atração convidada do Desafio Internacional das Estrelas, Michael Schumacher desembarcou de helicóptero na pista do Kartódromo dos Ingleses exatamente às 15h43 desta sexta-feira - o sorteio dos karts estava previsto para as 16 horas.

Mais tarde, cuidou pessoalmente dos ajustes no seu kart e no do colega Luca Badoer, piloto de testes da Ferrari que só deveria chegar à capital catarinense na manhã do sábado. Depois de terminar o trabalho, Schumacher concedeu esta entrevista à imprensa.

Márcio May doa alimentos para desabrigados das enchentes em SC

















29/11/ - 08:h18

Bike - O 2º Desafio Márcio May de Ciclismo de Estrada e Mountain Bike foi disputado no dia 2 de novembro, em Rio do Sul, Santa Catarina. E os ciclistas tinham que doar alimentos não perecíveis no ato de inscrição, atitude que vai ajudar os desabrigados das enchentes que assolam o estado de Santa Catarina, no Vale do Itajaí, nos últimos dias.

"Arrecadamos mais de 600 km de alimentos com a realização da prova, sendo 23 cestas básicas e 250 quilos avulsos", informou Márcio May, idealizador do evento. Cada participante doou 2 kg de alimentos. "Esses mantimentos estavam guardados e seriam destinados ao Natal Solidário de Rio do Sul, mas devido à extrema necessidade dos desabrigados das cheias, resolvemos fazer essa doação", informou May.

A prova foi vencida por Soelito Gohr, da equipe de ciclismo da Scott/Marcondes César/São José dos Campos, na prova de Ciclismo. E na disputa de Mountain Bike, Mauricio Borges, de Joinville, foi quem se deu bem.

Tracy Moseley deixará a Kona em 2009
















29/11/ - 08:h09

No ano de 2000, a Kona apresentava a sua nova atleta do Downhill. Tratava-se de Tracy Moseley.

Com o passar do tempo, a britânica evoluiu nas competições e conquistou o seu primeiro pódio em 2001 na World Cup. Mais tarde, em 2002, consagrou campeã do mundo.

Durante esses oito anos que vestiu a camisa da Kona, ela emplacou diversos títulos. Mas tudo tem um fim, Tracy vai deixar a Kona em 2009.

Atleta vai tomar outro rumo na carreira. Segundo ela, várias projetos estão por vir. Vamos aguardar e desejar-lhe boa sorte.

Cicloturismo: Tragédia em Santa Catarina faz vítimas em parada obrigatória no Vale Europeu

29/11/ - 08:h08

Tem lugares e pessoas que são marcantes. Assim é a tradicional parada para degustação de queijos finos da Giacomina no Circuito Vale Europeu. Ninguém que percorreu o circuito deixou de parar ou se esqueceu do fato. Escrevo no tempo presente, pois me custa a acreditar que ela e sua família não estão mais lá.

Giacomina conheceu seu futuro esposo Dario quando este, nascido em Rodeio (SC), foi fazer um curso de fabricação de vinhos e queijos na Itália. Já no Brasil, instalaram-se no bairro do Ipiranga, no município de Rodeio e montaram um laticínio que, após anos de batalha, ficou famoso em toda a região pela qualidade dos produtos.

Mas não era só a qualidade dos excelentes queijos que atraia tantos clientes quanto turistas. A alegria em nos receber, a simpatia, a vibração cativante, isto sim está gravado em nossa memória. No meio de uma subida de oito quilômetros, na curva de um rio, lá estava o laticínio, ao lado da casa. Um alento para ciclistas exaustos. Se não visse ninguém por perto bastava badalar um sino e logo Giacomina ou Dario apareciam.

Ambos falavam rápido e divertidamente. Entre uma frase e outra, seis ou sete tipos diferentes de queijos, retirados da estufa ao lado, eram cortados e oferecidos. Enquanto ficássemos lá, mais e mais queijos eram cortados, com uma breve explicação sobre a origem e o processo de fabricação de cada um. Não abriam mão da qualidade e para a produção só confiavam no leite de suas vacas, retirado ali mesmo. Ainda trago na lembrança o sabor de cada um deles.

Passamos por lá muitas vezes, durante a fase de levantamento e implementação do circuito e também depois, percorrendo o circuito já pronto. Em cada uma das vezes fomos recebidos com muito entusiasmo e carinho.

Tragédia e homenagens - Mas esta semana o Vale Europeu amanheceu mais triste. Dentre os números que traduzem as tragédias ocorridas em Santa Catarina nos últimos tempos, estão nossos queridos amigos Giacomina, Dario e dois de seus filhos. Outros dois filhos sobreviveram. Ao que tudo indica foram colocados a salvo ainda a tempo pelos pais.

Como forma de uma singela homenagem, que em nada reduz a dor da perda de um amigo ou parente, mas que pode manter viva a memória de pessoas que foram tão especiais, estamos pedindo a todos que percorreram o Circuito, que enviem fotos que tiraram no Laticínio Giacomina para formarmos um pequeno memorial no local. As fotos podem ser enviadas para o endereço de e-mail info@clubedecicloturismo.com.br, com data e nome dos cicloturistas:

Desejamos que todos da região que possam reconstruir suas vidas, com toda a alegria, a força e a garra que nos deu o exemplo de Giacomina e Dario. Fica aqui nossa homenagem, em nome de todos os cicloturistas, que percorreram ou ainda virão a percorrer o Circuito Vale Europeu.

Ericsson 4 ganha velocidade e se aproxima do fim da etapa

29/11/ - 08:h06

As velocidades começam a aumentar para alguns barcos na Volvo Ocean Race. A aproximação de Cochin, na Índia, o porto de parada da segunda perna da regata, faz com que a flotilha se afastesse da estagnação de ventos da Linha do Equador e saísse do marasmo de velocidades que em alguns momentos não passaram de um nó.

Torben Grael, que coloca o Ericsson 4 a 136 milhas náuticas, cerca de 251 quilômetros, do segundo colocado Telefônica Blue, veleja a 23.3 nós (43.15 km/h), enquanto o barco espanhol tem velocidade de 14 nós, aproximadamente 25.93 km/h.

Na terceira posição está o Ericsson 3, do comandante Anders Lewander. Recuperando-se sob o comando de Roberto Bermudez, aparece o Delta Lloyd na quarta posição, seguido por Green Dragon, Puma, que decaiu da liderança da flotilha para a sexta colocação, Telefônica Black e Team Russia.

Com esse aumento de velocidade, Torben Grael deverá chegar em Cochin nas próximas 30 horas, e se tudo der certo, ele garantirá os oito pontos dados para o vencedor de cada perna.

Últimas milhas - Para Bouwe Bekking as próximas milhas ainda trazem ansiedade para ele e sua tripulação, que optaram por uma rota à oeste do restante da flotilha, o que em alguns momentos o colocou distante da ponta da regata, porém agora ele se recupera e assegura a segunda posição.

“Estou me segurando aqui. Especialmente porque nas próximas duzentas milhas tudo pode acontecer”, disse o experiente comandante à bordo de sua sexta regata de volta ao mundo.

Líderes buscam título no 8º Circuito Ilhabela de Vela

29/11/ - 08:h503

Começa neste sábado (29) a quinta e última etapa do 8º Circuito Ilhabela Copa Mitsubishi Motors de Vela de 2008. As regatas acontecerão no Yatch Club de Ilhabela nos dias 29 e 30 de novembro e 6 e 7 de dezembro.

Dentre os barcos já confirmados estão os líderes Loyal/Red Nose, com 30 pontos perdidos, e Handycam, com 31, vão disputar regata a regata o título da classe ORC Internacional. O Lloyal, um Judel Vrölijk de 48 pés, contará com o atleta olímpico André Fonseca, o Bochecha.

“Nossa tripulação tem mostrado melhor entrosamento a cada competição e a participação do Bochecha tem sido fundamental para tirarmos melhor desempenho do barco”, comentou o comandante Marcelo Massa.

No dia 6 de dezembro está programado um evento especial, já aguardado por muitos, 8ª Regata Volta a Ilhabela Sir Peter Blake. "É um desafio muito especial. Além da disputa em si, a prova tem um visual incrível”, lembrou Marcos Ferrari, comandante do Handycam, atual campeão da prova sobre a regata de cerca de 30 milhas náuticas (ou aproximadamente 55 quilômetros).

Match Race - “Vamos fazer nossas regatas, tentando velejar da melhor maneira possível”, afirmou Massa. “Até agora cada barco fez sua estratégia. Não acredito que isso mude. Cada tripulação terá sua tática e o melhor vencerá”, completou Ferrari.

“Estamos certos que a última etapa será muito competitiva, já que temos vários veleiros disputando várias classes por pouquíssima diferença de pontos, e teremos também a 8ª Regata Volta a Ilhabela, tradicionalmente também muito disputada e com premiação própria”, comentou José Nolasco, Diretor de Vela do YCI, que organiza, realiza e é sede do evento.

ABETA divulga Campanha do Consumo Consciente de Turismo de Aventura em São Paulo


29/11/ - 07:h59


Campanha mostrará os 10 mandamentos do turista de aventura

A ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura –, promove na próxima quinta-feira (4) a divulgação da Campanha do Consumo Consciente de Turismo de Aventura. O projeto, em parceria com o Ministério do Turismo e com apoio institucional do SEBRAE Nacional, tem o intuito de divulgar os dez mandamentos da aventura segura para os turistas. O evento acontece a partir das 17h no Podium Adventure, no Shopping Market Place, em São Paulo (SP).

Mais uma ação do Programa Aventura Segura, a Campanha do Consumo Consciente tem por objetivo, além da divulgação dos dez mandamentos, apresentar alguns públicos que merecem atenção especial durante as viagens, que são as crianças, idosos e portadores de necessidades especiais e pessoas com mobilidade reduzida.

De acordo com o gestor técnico do Programa Aventura Segura, Gustavo Timo, a campanha é uma evolução natural do programa. “Não adianta nada as empresas se enquadrarem aos critérios de qualidade se a informação não chega até o consumidor final. E o momento é mais que adequado para a realização de mais uma ação de divulgação da campanha, ou seja, o público pode planejar suas férias com base em dicas e critérios de segurança”, afirma.

Sul-Americano de Canoagem em Velocidade acontece na USP

29/11/08 - 07:h58

A Raia Olímpica da USP – Universidade de São Paulo –, irá receber os 184 melhores canoístas dos sete países da América do Sul no Campeonato Sul-Americano de Canoagem em Velocidade, entre os dias 28 e 30 de novembro.

A competição terá na abertura do evento as provas de mil metros para as categorias Cadete, Júnior e Sênior (K1, K2, K4, C1 e C2, masculino e feminino). No sábado (29) acontecem as disputas de 500 metros, e no domingo as de 200 metros. Para os portadores de deficiências, haverá competição nas provas de K1 e K2, 500 e 1000 metros.

Em 2006 aconteceu pela última vez do Campeonato Sul-Americano de Canoagem, em Mar Del Plata, na Argentina. Com a segunda posição, o Brasil finalizou com cinco medalhas de ouro, dez de prata e oito de bronze. A Argentina teve a mesma quantidade de medalhas, mas como teve nove ouros, ficou com a primeira posição.

“Um evento internacional sempre é importante para observar o nível dos principais atletas estrangeiros. Também é muito válido para nossos atletas, que remarão lado a lado com desafios mais difíceis e aprendem muito com a experiência.”, disse Pedro Sena, técnico da equipe de canoa da seleção brasileira e Nivalter Santos, jovem revelação brasileira e semifinalista das Olimpíadas de Pequim 2008.