terça-feira, 14 de outubro de 2008

ODAIR PEREIRA COM OS PÉS NO CHÃO NA DISPUTA PELO BI DO IRON BIKER


Odair teve dez participações em Iron Bikers
O atleta venceu a edição de 2003


Campeão em 2003 e com dez participações no Iron Biker, a receita de Odair Pereira é manter a cautela na prova de dois dias. Preparado para provas de maratona em 2008, o atleta não aponta nenhum favorito para a disputa deste fim de semana (18 e 19).

“Eu não arrisco palpites, prefiro deixar acontecer e ver como a prova vai se desenrolar. Tem muitos atletas com potencial que também não apareceram nas provas durante o ano, tem outros que estão em uma temporada excepcional. É difícil falar que vou vencer, que vou chegar entre os três primeiros. Quero ir focado em fazer uma prova consciente e terminar bem”, contou Odair.

Odair não teve uma rotina de preparação focada no Iron Biker, mas passou o ano treinando para o Brasileiro de Maratona, que aconteceu no Paraná. O atleta disse que não teve as mesmas preparações que em 2003, ano em que se dedicou fortemente aos treinos de longa duração. “Minha rotina mudou muito, tem faculdade, trabalho. Não tenho mais todo aquele tempo para ficar exclusivamente treinando e descansando, o que não facilita de manter-se no topo e tempo inteiro”, declarou.

Sobre o Iron Biker, Pereira garante que muitas surpresas podem acontecer, por se tratar de uma prova de longa duração e também com fatores climáticos que podem influenciar na prova. “É uma prova que não pode se desesperar e achar que vai vencer no começo, de ter cabeça e de saber dosar o ritmo. O terreno, o clima seco e quente aumenta o desgaste dos atletas. Normalmente o pessoal termina muito cansado no fim do primeiro dia, é complicado se poupar também”.

O biker revela que para terminar bem um Iron Biker, é necessário ter estratégia. “Você tem que estar bem para fazer os dois dias de prova. É uma prova dura e longa e precisa ter uma estratégia boa e estar bem preparado para o que acontece na prova”.

A prova de 2003 - Bem preparado e entre os primeiros colocados da elite do moutain bike, Odair teve uma boa estrutura no ano de 2003. Competindo ao lado de Márcio Ravelli, o atleta foi campeão da Copa Internacional de MTB quinze dias antes do Iron Biker.

Confiante e bem treinado, o atleta terminou o primeiro dia de prova na segunda colocação. “O Ravelli impôs um ritmo bom e abriu vantagem. Eu não tentei buscar e deixei o resto do pelotão fazendo a prova. Administrei de uma forma tranqüila e o Ravelli venceu o sábado. Ganhei do Abraão Azevedo no sprint final”, relembrou o atleta.

Com o cansaço do dia anterior, Ravelli disputou a segunda colocação com um atleta russo, e acabou perdendo. “Na parte definitiva da prova percebi que o Márcio sentiu um pouco e, quando entramos numa trilha, tentei abrir o máximo de distância para a chegada. Ganhei a etapa, a pontuação inverteu-se totalmente e acabei sendo o campeão no ano”.

ROBSON FERREIRA VENCE O MTB DAS ARAUCÁRIAS

No último domingo, 12 de outubro, Campos do Jordão, em São Paulo, recebeu o MTB das Araucárias. A vitória foi de Robson Ferreira, que já entrou na disputa como favorito. Agora, o atleta está ainda mais confiante para o Iron Biker 2008, que será realizado no próximo final de semana, em Minas Gerais.
"Foi uma prova para pegar ritmo de corrida. Se ficar só no treino você perde um pouco esse ritmo. E foi também uma grande vitrine, uma prova que teve boa divulgação e uma organização muito boa", explica o vencedor, que enfrentará a elite do mountain bike nacional no Iron Biker.
Robson completou o MTB das Araucárias com o tempo de 1h52m38s, enfrentando trechos com lama devido a chuva do inicio da prova, para depois o calor e o sol tomarem conta de Campos. "Foi um percurso bem seletivo", definiu o atleta.
Agora, Robson se prepara para o Iron Biker com treinos leves a fim de evitar o desgaste físico. A prova passará pelas cidades de Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais.

SERGIO LOVECE DÁ DICAS DE COMO PREPARAR SUA BIKE


O especialista Sergio Lovece aconselha aos participantes de provas de resistência que façam em suas bikes a checagem de itens como: blocante da roda dianteira e traseira, pressão dos pneus (50 lbs, em média), pastilhas de freio e regulagem do câmbio. "A checagem desses itens é fundamental para que os competidores minimizem o risco de ter algum problema durante o percurso", lembra Lovece.

Ter em mãos um kit de reparos com câmara reserva, kit de remendo, par de espátulas, bomba e chave allen, pode ajudar muito em casos de emergência.

Para se ter segurança numa trilha é necessário confiar no equipamento, e isso só é possível se todas as peças e conjuntos mecânicos estiverem em perfeito estado. "Lubrificar as correntes com o óleo Finish Line, de baixa viscosidade, é, sem dúvida, uma boa opção para quem participa de provas de longa distância", aconselha Lovece. Para provas curtas, apenas uma boa lubrificação é suficiente.

A bike, com o tempo sofre desgaste natural, fazendo com que suas partes móveis ­- freios, câmbios e suspensão - cedam e passem a não funcionar corretamente. Os freios e câmbios (com exceção dos hidráulicos) são acionados por cabos; logo acabam cedendo e afrouxando, devendo assim ser reapertados e regulados no ponto certo. No caso dos freios ainda há o desgaste das sapatas.

Após a prova é fundamental uma revisão na bike, pois há grande desgaste de itens como freio e câmbio, desalinhamento da roda e desgaste da pastilha. Isso sem falar na oxidação de parafusos e correia. "A realização de revisões periódicas prolonga a vida útil das peças e dos componentes da bike", finaliza Lovece.

Nos desafios que exigem mais do equipamento, como a Haka MTB, é preciso estar ainda mais atento à questão. A prova foi realizada dia 4 de outubro, em São Roque (SP) e teve como categorias, a Pró (50 quilômetros) e a Sport (35 quilômetros). Nos dois casos, os competidores – e, consqüentemente, as bikes – enfrentaram terrenos difíceis, como subidas íngremes, longos downhills (descidas, que exigem bastante da suspensão), terrenos pedregosos. Para os atletas, todos esses desafios são pura diversão. Para as bikes, um teste de resistência.