terça-feira, 18 de março de 2008

OS ESPORTES DE AVENTURA NO BRASIL

Quando o empresário Alexandre Freitas conheceu, na Nova Zelândia, em 1997, um novo esporte que desafiava os limites humanos em meio à natureza, o Brasil foi apresentado aos esportes de aventura.
A primeira edição de uma corrida de aventura foi realizada na Nova Zelândia, em 1980, e recebeu o nome de "Coast to Coast", que incluía corrida em montanha, mountain bike e canoagem. Essa foi a primeira corrida multi-esportiva realizada junto à natureza. Posteriormente, algumas corridas de aventura incluíam modalidades como patins in-line, vela, corrida em camelos ou cavalos e até pára-quedismo.

Ao retornar ao Brasil o empresário fundou a Sociedade Brasileira de Corridas de Aventura, que foi a organizadora da primeira corrida de aventura em terras brasileiras. E desde então o esporte não pára de crescer. De 2001 para cá assistimos a um verdadeiro boom dessa modalidade, com um crescente aumento no número de praticantes e de boas provas no calendário nacional.

O desejo do homem moderno de ter qualidade de vida e um corpo saudável, praticando um esporte junto à natureza é que fez com que esportes ao ar livre crescessem tanto. Fora isso, o Brasil oferece uma diversidade enorme de condições geográficas, próprias para a prática da corrida de aventura", afirma o professor de Educação Física da PUCCAMP (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) e capitão da Equipe D-Run de Corrida de Aventura, Roberto Silva Jr..

Se em 1997, só havia um circuito de corridas de aventura — as famosas provas do EMA —, hoje são mais de uma dezena de circuitos existentes no Brasil. Há provas de diferentes níveis de dificuldade e duração.

No Brasil, encontramos corridas de um dia de duração e há também verdadeiras expedições de sete dias e 460 quilômetros de extensão, como o Ecomotion Pro, realizado em locais de extrema beleza como a Chapada Diamantina, na Bahia, ou o Parque Nacional de Aparados da Serra, na divisa dos Estados de SC e RS, no Sul do Brasil.

BIKE NA AVENTURA

Em uma corrida de aventura, a modalidade do mountain bike tem um papel extremamente estratégico. A distância do trecho de mountain bike pode variar bastante. No Ecomotion Pro, por exemplo, são dois dias de pedalada.

Em geral, os trechos a serem pedalados não passam dos 50-70 quilômetros, mas as dificuldades podem ser enormes. Além do relevo, na maioria das vezes difícil, praticantes de corrida de corrida de aventura têm que pedalar e superar o cansaço das noites sem dormir, as intempéries, a fome, além do peso de todo o equipamento.

Com toda essa dificuldade, o trecho de bike pode significar ganho ou perda de muito tempo. Uma equipe experiente e bem treinada no mountain bike pode ganhar bastante tempo sobre equipes adversárias.