terça-feira, 7 de abril de 2009


Proeiro acredita na recuperação do Telefonica Blue na Volvo Ocean Race

Pepe passou a maioria dos dias nos consertos do barco

07/04/

Aos 37 anos e em sua terceira volta ao mundo, Pepe Riber Rubio, proeiro do Telefonica Blue, acredita na recuperação de sua equipe na segunda metade da Volvo Ocean Race, que começará no próximo sábado (11), partindo do Rio de Janeiro (RJ) e chegando em Boston, nos Estados Unidos. A equipe espanhola é a terceira colocada na classificação geral da regata.

“Creio que a segunda metde da Volvo nos favorece sim. Serão condições muito boas para o Telefonica. As quatro últimas etapas serão boas para nós porque o barco funciona muito bem com ventos médios e mar calmo. A partir de agora teremos que ter muita força para nos recuperar”, disse o proeiro nesta segunda-feira (6), na Marina da Glória.

Natural de Alicante, esta edição é especial para o espanhol, que partiu para o desafio de nove meses de sua casa, porém não fez a quinta e maior etapa da história, porque fraturou o dedo da mão nos treinos para a in-port de Qingdao, na China, e teve de ir à Valencia para fazer uma cirurgia e colocar pino no local.

Pepe afirma que o pior já passou na regata, e que dias calmos estão por vir a bordo do Telefonica Blue. “A sexta perna será uma das etapas mais tranquilas da Volvo Ocean Race. Uns dois dias antes de chegarmos a Boston entraremos em uma corrente fria e poderemos encontrar um mal tempo. Teremos ventos alísios, passaremos por Fernando de Noronha e será uma etapa de muita velocidade para os barcos, sem muita tática, então será de velocidade pura”.

Em sua quarta vez no Rio de Janeiro, Rubio não aproveitou muito a cidade maravilhosa já que se dedicou aos trabalhos no barco para deixa-lo pronto para a partida da 6ª perna da volta ao mundo. “Antes a regata parava um mês, então eu conheço Búzios, Corcovado, Pão de Açúcar. Mas desta vez eu trabalhei demais”, contou ele que fez a volta ao mundo no “Amer Sports One”, em 2001/2002 e com o Movistar, em 2005/06.

E o incidente com o barco que afundou na última edição não fez com que Rubio tivesse receio de voltar à competição. “E eu vou voltar até vencer uma regata”, finalizou com bom humor.

Direção da Volvo Ocean Race anuncia mudanças para 2011/12

Tripulante de mídia será mantido na próxima edição

Restando ainda metade das etapas da edição 2008/09 da Volvo Ocean Race, Knus Frostad, CEO da competição anunciou algumas mudanças para a regata de volta ao mundo em 2011/2012 durante a pausa no Rio de Janeiro (RJ).

Dentre as principais mudanças está a diminuição do número de etapas. Serão sete ou oito paradas apenas, em vez das dez realizadas atualmente, o que reduzirá a regata em um mês. O percurso deve ser anunciado no primeiro trimestre de 2010, mas é certo que ele comece e termine na Europa.

Os tripulantes de mídia, responsáveis pela documentação de toda a vida a bordo, continuarão e será obrigatório a participação de três tripulantes com até 30 anos. Nesta edição a obrigatoriedade era para dois velejadores.

Para alívio de alguns, o número de velas será menor na próxima edição, podendo ser reduzido em até 40%, o que faz o barco mais fácil de manusear.

"Estas mudanças anunciadas e as que ainda estão por vir surgiram após um extenso processo de consulta. Cada nova medida é baseada em três critérios: manter a raça entre os marinheiros, reduzir significativamente o custo das equipes e aumentar o retorno sobre o investimento para os patrocinadores”, ressaltou o CEO. Em Boston, em maio, e em Estocolmo, em junho, haverá mais duas reuniões para anúncio de mais mudanças.

Um dos pontos ressaltados pelos comandantes dos sete barcos inscritos na Volvo foi que é necessária a participação de mais equipes em outras edições, porém com o custo muito alto, a entrada de novas tripulações se torna inviável para inúmeros times e patrocinadores. Esse é um dos presságios para as mudanças para 2011/2012

A Volvo Ocean Race 2008/2009 alcançou números altos de espectadores e visitantes por onde passou. O jogo que simula um barco nas mesmas condições em que as embarcações reais se encontram atingiu número de 200 mil inscritos de 200 países diferentes.

O site oficial da regata teve quase 2 milhões e meio de visitantes únicos e houve um aumento de 180% no acesso ao site feito por celular com relação a última edição.