sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

CHARGE DO DIA

Danilo Machado retoma volta ao mundo de bicicleta


13/02/ - 07:45

Bike - O mineiro Danilo Perrotti Machado, idealizador do Projeto Homem Livre, que se dedica a volta ao mundo de bicicleta, tem pela frente agora o trajeto entre Roma e o sul da Itália, passando pela ilha da Sicília. A partida será no dia 17 de fevereiro, terça-feira, as 10h30, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

"Estou ansioso para retomar a viagem após um período de descanso na Inglaterra. Sinto que este ano o projeto tem tudo para dar ainda mais certo", comemora Danilo, que ao chegar ao sul da Itália, retornará a Grécia, indo em direção a Istambul, na Turquia. Com isso, ele encerra a 2ª etapa da volta ao mundo, com cerca de 2,6 mil km pedalados.

A 3ª etapa começa em Istambul e termina em Dubai, nos Emirados Árabes. Até esse ponto, Danilo terá pedalado 6,5 mil km, passando por dez países. "Vou passar por todo o deserto do Saara e entrar na Península Árabe. Mas essa região é conhecida pelos problemas para requisição de visto de entrada, o que pode acarretar algumas mudanças na Rota. Em razão disso, a minha maior preocupação está em conseguir os vistos de permanência e entrada nesses países", explica o ciclista.

E para encarar esse desafio, Danilo recebe o apoio e a companhia do pai, Virgílio Machado. Eles percorrerão o percurso entre Roma e Atenas, na Grécia. "Meu pai me acompanhou também pela Holanda, Alemanha e Dinamarca até Oslo, capital da Noruega, de onde retornou para o Brasil. Juntos, pedalamos 1,46 mil km em 27 dias. Agora, a volta dele tem um sabor muito especial", explica Machado, que ficará ao lado do pai por 46 dias e 2 mil km.

V Pedalada das Meninas 2009 - Não percam!

13/02/ - 07:43

Será realizado em Itu, interior de São Paulo, nos dias 07 e 08 de março, a V Pedalada das Meninas, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Essa pedalada, além de comemorar esse dia tão especial para as mulheres, tem como objetivo confraternizar e incentivá-las a praticar esse esporte tão apaixonante, hoje dominado por homens, que é o Mountain Bike.

A pedalada terá como ponto de encontro o Camping Cabreúva, localizado à Rodovia Marechal Rondon (SP - 300), Km 92,5 (trecho Jundiaí - Itu), e terá dois momentos distintos.

No sábado, dia 07, acontecerá uma pedalada dentro do próprio camping onde serão dadas dicas e orientação sobre o terreno local, aproveitando para conhecer um pouco do camping, a galera participante e oportunidade para adquirir mais intimidade com a bike e se preparar para o percurso do domingo.

No domingo, dia 08, a pedalada está programada para sair pontualmente às 09h30min, logo após o café da manhã especial que será servido a todos os participantes.

O percurso de aproximadamente 30 quilômetros passará por fazendas da época do café, belezas naturais deslumbrantes, estradas que contam um pouco da história da região, entre outros atrativos. A pedalada exige esforço físico, com subidas e promete uma certa dose de emoção nas descidas, mas nada que as mulheres, com seu espírito de equipe e determinação não tirem de letra.

A participação dos homens, só é permitida se acompanhados de uma mulher, independente do tipo de relacionamento, amigos, namorados, casados, etc.

As mulheres inscritas, além de participarem da pedalada receberão um kit, o "kit das meninas", que contém uma camiseta do evento e outras surpresinhas que elas descobrirão no dia. Todos os participantes inscritos têm garantido um Day Camping que permite usufruir da estrutura do camping de piscina, chuveiros, cascatas, etc, e um café da manhã que será servido no Restaurante do Lago.

Além disso, será sorteado entre as participantes femininas uma bicicleta Trek da linha WSD modelo 3700 Lady, no valor aproximado de R$ 1.700,00.

As inscrições são limitadas e serão feitas através do site do evento até o dia 04/03.

A pedalada contará com uma equipe de condutores que acompanharão os participantes em todo o percurso, além de carro e caminhão de apoio e uma moto que dará suporte mecânico se necessário durante a pedalada. Porém é fundamental que as bicicletas sejam revisadas e checadas antes da pedalada para evitar assim transtornos e atrasos decorrentes por falta de manutenção.

Para participar é obrigatório o uso de capacete e bicicleta apropriada para a prática do mountain bike e recomendado uso de luvas e óculos.

Informações e inscrições: http://www.pedaladadasmeninas.com.br

Campeão mundial de mountain bike comete suicídio

13/02/ - 07:40

Christophe Dupouey, ex-campeão mundial de mountain bike, cometeu suicidio quarta-feira 4 de fevereiro em Tarbes, anunciou a Federação de Mountain Bike dos Altos Pirineus (sul da França).

Além do título mundial de 1998, Dupouey foi quarto colocado nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996.

O ciclista, de 40 anos, foi condenado em 2006 a três meses de prisão por envolvimento em um caso de doping, conhecidocomo "Pote Belga".

Atualmente Dupouey era o responsável pelo sistema urbano de bicicletas na cidade de Tarbes.

Rally Barretos promete prova técnica e novidades na 3ª edição

13/02/ - 07:40

Organizador promete dificuldades para pilotos

A 3ª edição do Rally Barretos promete mais emoção e dificuldades para as 120 equipes previstas para a disputa, nos dias 14 e 15 de fevereiro. A competição valerá tanto pelo Campeonato Paulista quanto pelo Brasileiro de Cross-country, uma das novidades da prova.

“Este ano conseguimos uma coisa inédita, que é montar uma prova que terá as quatro classes – carros, motos, quadriciclos e caminhões –, e para o automobilismo ela valerá pelo Paulista e pelo Brasileiro. Isso é agregar o máximo que poderíamos ter. Com isso, esperamos atingir todos que correm o Cross-country”, comemorou o organizador, Fernando Bentivoglio.

A fusão das competições acabou ocasionando mudanças no regulamento, dentre elas está a de que cada dia, sábado e domingo, valerá como uma etapa e com isso o percurso foi ajustado já que a regra obriga a ter uma quilometragem mínima, que é de 100 quilômetros de especial. “Até ano passado fazíamos uma especial mais curta no sábado, para aquecer os pilotos, e uma maior, de uns 200 quilômetros, no domingo, para fazer a diferença”, explicou Fernando, completando que cada dia terá 150 quilômetros.

Ainda sobre o percurso, Bentivoglio revela que 50% dele é inédito e que ele foi adaptado para passar por regiões em que o público consiga acompanhar a competição. “Isso promove a identificação do rali com as comunidades rurais. As pessoas se reúnem, fazem churrasco, o rali passa a ser um evento anual para aquela comunidade. Isso acontece muito no sul do país, e em São Paulo não é comum”, contou.

Dificuldades e Exigência - Fernando ainda faz um alerta aos pilotos. Ele garante que a prova está mais refinada e mais difícil, e que exigirá muito fisicamente dos pilotos. Os trechos foram montados com muitas curvas, trechos sinuosos.

“O trabalho dos pilotos de carro será muito intenso, mas ainda mantemos a característica de uma prova rápida. A prova fica muito melhor com chuva, mas não tem ponto de alagamentos. O piso é de terra acobreada, com bastante montes de areias bem alto. Um grip muito gostoso de acelerar, mas que os pilotos terão que estar com um ótimo condicionamento físico. É um alerta que vamos dar”, revelou.

O novo formato permitirá um monitoramento mais eficiente para a organização, segundo Fernando, e permitirá ainda uma cobertura mais efetiva em todo o trecho da prova para a imprensa. “A prova está amadurecendo e está servindo muito melhor todos os envolvidos com ela. Além disso, Barretos está criando uma identificação muito grande no esporte. Alguns nomes fortes já são ídolos na região, as pessoas já esperam por eles”, conta. “Há uma expectativa muito grande na região para a chegada do rali”.

Para o prólogo e Super Prime, o organizador promete uma estrutura maior para o público e para o piloto. A pista sofrerá algumas modificações, ficando mais “plástica” e dando mais emoção ao público. “São segredinhos que só vamos apresentar no dia mesmo, mas os pilotos podem aguardar modificações bem interessantes”.

Equipe feminina Atenah retorna às competições em 2009


13/02/ - 007:36

Capitã Shubi está animada com nova equipe

Equipe Atenah fez história com formação 100% feminina
Foto: Theo Ribeiro/ www.theoribeiro.com.br
1 2 Após passar 2008 competindo em outras equipes e algumas apostando em modalidades individuais, a capitã Silvia Guimarães (Shubi), Flávia Araújo (Fuca), Camila Junqueira, Nora Audrá, Cris Carvalho e Fernanda Maciel estão juntas na equipe Atenah. Com uma nova formação, as atletas participarão de alguns campeonatos do calendário 2009 de corridas de aventura. A idealização do retorno do time feminino veio após Shubi anunciar sua aposentadoria, quando comemora 10 anos na modalidade.

Amigas desde os 15 anos de idade, Shubi revelou a Fuca que sentia falta de correr com as amigas, e acabou surgindo o convite. “A Shubi estava naquelas de continuar na corrida de aventura ou não, mas acabei incentivando ela. Estudamos juntas, treinamos e viajamos juntas. Quando conversamos, ela disse que gostaria de voltar com a Atenah. E eu disse que toparia me juntar a ela”, revelou Flávia. A atleta competiu em 2008 com a Team Xpresso e após a temporada sofreu uma queda de bike e quebrou o braço, o que a fez tomar a decisão de deixar a equipe.

A idéia de Shubi era seguir com a Atenah, mas sem exercer papéis burocráticos como, por exemplo, buscar patrocínios. Essa tarefa a experiente atleta classifica como o maior desafio para um corredor de aventura. “Meu foco era voltar ao meu trabalho (Shubi é pedagoga), mas a Flávia e a Camila me deram uma super força para ficar. Eu disse que, e se elas aceitassem fazer toda a parte de captação de patrocínio e apoio, eu ‘emprestaria meu corpo’ para competir”, brincou a capitã da Atenah.

Além das três competidoras, que são a novidade na equipe, a Atenah continua com o reforço das experientes Nora Audrá, Cris Carvalho e Fernanda Maciel. “Todas sempre tem a Atenah no coração, agora para juntar todas em uma prova é questão de logística”, explicou Shubi, pois Nora representa a equipe feminina na Nova Zelândia e Fernanda está na Espanha. “A Atenah tem uma energia muito forte, somos amigas. A sementinha foi lançada”, animou Fuca, que abriu mão de competir pela SOS Mata Atlântica, a convite de Zé Pupo, para seguir com as amigas.

Calendários e expectativas - Para 2009, as competidoras confirmam a participação de etapas do Adventure Camp, do Carrasco e do Brasil Wild. “No Camp, estou pensando em competir com a Camila e a Fuca e mais um menino forte na modalidade. Tem muitas provas que não aceitam competir com equipes só de mulheres, então voltaremos com a idéia de correr três meninas e um menino. No Carrasco irá nós três e o Mateus Ferraz. A Fernanda vai voltar da Espanha para correr o Brasil Wild conosco”, explicou a experiente atleta.

Com 31 anos, a capitã da Atenah afirma que a preparação para o calendário de corridas de aventura de 2009 está intensa, apesar da falta de tempo por conta da vida pessoal de cada membro. “Nos esforçamos e nos dedicamos o quanto podemos. Os resultados são conseqüências disso. Abrimos mão de tantas coisas para treinar, queremos buscar resultados, mas sem pressão”, revelou Fuca sobre cobranças de títulos e bons resultados.

“Estou animada para correr com as meninas. Nunca corri com a Fuca e nem com a Camila. No fundo, quero me divertir, diferente do que aconteceu em 2008. Quero me divertir nas corridas”, concluiu Shubi.

Brasileiros duelam com estrangeiros na Descida das Escadas de Santos 2009


13/02/ - 07:30

O Brasil será representado pelos seus principais destaques no Mountain Bike, na modalidade Down Hill neste final de semana. Os pilotos participarão da Descida das Escadas de Santos 2009 ao lado de representantes de outros cinco países – França, Portugal, Chile, Equador e Estados Unidos.

A lista de brasileiros é encabeçada por destaques como Markolf Berchtold (SC), atual líder do ranking, Wallace Miranda (SP), vice na classificação nacional e atual campeão da prova, e Luana Oliveira, líder e atual campeã, a lista de estrelas do Brasil é muito grande.

Nos últimos anos, o equilíbrio tem sido a marca, com seis vitórias para o país (não houve elite feminino em 2003), contra cinco dos estrangeiros. E vários campeões estão confirmados para este ano, como o catarinense Markolf Berchtold, primeiro campeão do evento, em 2003; e os paulistas Patrícia Loureiro (05), Djone Fornari (06), Wallace Miranda (08) e Luana Oliveira (08). Experientes e acostumados a grandes eventos internacionais, eles têm tudo para fazer bonito no final de semana e encarar os adversários estrangeiros de igual para igual.

"O Brasil já mostrou sua força em diversos eventos do circuito internacional. Na Descida das Escadas de Santos o país tem o maior número de vitórias e sempre é apontado como favorito. Contar com tantos atletas de alto nível reforça a expectativa de mais um bom desempenho, garantindo ainda boas brigas com os destaques internacionais”, ressalta Marcelo Coelho, diretor da Time Eventos, criador e organizador da prova.