quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Jean Azevedo analisa pausa na 11ª especial e etapas chilenas do Dakar

14/01/09 - 15:00

Jean Azevedo analisa cancelamento de etapa do Dakar

A pausa no 11º dia de Dakar, nesta quarta-feira (14) não foi bem vista por muitos pilotos. Aqueles que vinham ganhando posições, em ritmo forte, têm na pausa uma desaceleração. Mas Jean Azevedo, que faz parte do time dos competidores em ascensão, comemora, em partes, o cancelamento da especial. Isso porque o carro dele e do seu navegador, Youssef Haddad, apresentou um problema de queima e vazamento de óleo do motor. O vazamento certamente será consertado, já a queima, é quase certo que não haverá meios.

“No nosso caso será bom (a pausa) em função do problema que estamos no motor, então é um dia a menos de sofrimento para o carro. Mas se estivesse tudo em ordem lógico que a gente preferia estar correndo”, contou o piloto.

Jean Azevedo assume que o cancelamento trará benefícios para ele e para Youssef, já que o carro seria muito exigido na 11ª especial, que retorna para a Argentina após três dias no Chile. “Estou dando graças a Deus porque seria um dia de duna, de areia, que iria forçar bastante o carro, e a gente com esse problema no motor, quanto menos quilômetro de especial, melhor é. Estamos numa maratona para levar o carro até o final”.

Mas para o irmão de Jean, André Azevedo, que compete o Dakar na categoria Caminhões, a pausa irá diminuir o ritmo de avanço dele e dos seus dois companheiros de equipe na classificação geral, já que o trio seguia dia após dia alcançando melhores resultados. “Com certeza para ele é ruim, para ele são menos quilômetros para buscar resultados. Qualquer um que esteja aqui ainda em condições de brigar por alguma posição, com certeza, é ruim ficar um dia parado, já que ele está tendo menos quilômetros de especial para descontar o tempo e menos chance de outros terem problemas e saírem da frente”, ponderou o piloto que faz seu décimo Dakar.

Análise - Jean Azevedo fez sua análise da passagem do Dakar pelo Chile, nesta primeira edição da prova na América do Sul. Ele considera um avanço positivo para a prova, porém, particularmente para ele, foram etapas que lhe causaram problemas.

“Para o rali foram boas as especiais que tiveram aqui no Chile, desde a primeira, que saiu de Valparaíso, até esta Copiapó-Copiapó. Para mim, especificamente não foi bom. Do dia de descanso em diante começamos a ter problemas. Logo no dia seguinte ao descanso tivemos muitos problemas no carro, nem conseguimos terminar a especial, acabamos ‘forfetando’aquela etapa. Ontem (segunda-feira) largamos lá na 107ª posição, tivemos que passar os carros o dia inteiro. E hoje (terça-feira) logo no km 10 da especial começou um vazamento de óleo do motor muito grande, tivemos que vir parando a especial inteira, foram quase 10 litros para completar o dia”, considerou.

Jean Azevedo e Youssef Haddad vencem problemas na 10ª etapa e sobem 7 posições no Dakar

14/01/ - 14:26

Youssef Haddad comenta problemas da 10ª especial

Motor apresentou problemas de vazamento e queima de óleo

Jean Azevedo e Youssef Haddad alcançaram mais um bom resultado na 10ª etapa do Rally Dakar. Com o tempo de 7h14min45, a dupla ficou com a 19ª posição do dia e subiu da 30ª para a 23ª colocação na classificação geral. Mas para chegarem a esse resultado, eles tiveram que encarar problemas no carro e no percurso, que cruzou o Deserto do Atacama.

“Hoje (terça-feira) era o dia que a gente esperava que fosse mais crítico na navegação, mas muito mais na parte de GPS, de dunas, e a organização fez uma pegadinha e desenhou uma tulipa errada, bem na parte de navegação por tulipa. Nós chegamos lá e tinham vários carros e várias motos perdidos, andando de um lado para o outro. Ficamos um tempo até nos achar e demos sorte de, naquele pelotão inteiro, sermos os primeiros a achar o caminho”, contou o navegador Youssef Haddad. Ele disse ainda que foram seguidos pelos outros competidores perdidos. “A poeira ficou para quem estava lá parado. Todo mundo estava esperando alguém achar o caminho para sair de lá”.

Youssef, Jean e todos os participantes do Dakar terão mais um dia sem competições nesta quarta-feira (14), mas desta vez não é um dia de descanso, mas uma pausa na prova graças à neblina em Copiapó, no Chile, que atrasou a largada de terça-feira e cancelou as disputas da 11ª especial.

“Até hoje (terça-feira) de manhã eu estava pedindo para ter mais quilometragem porque estávamos vindo em um ritmo legal, e esta região de dunas estava nos favorecendo, até que estamos saindo do Atacama sem atolar nenhuma vez, então tínhamos esperança de subir na classificação”, contou após a notícia do cancelamento da etapa.

Problemas no motor - Engenheiro mecânico, o navegador da equipe Petrobras Lubrax relembra que além da tulipa, quem levou mais empecilhos à especial foi o motor do carro deles, que no décimo quilômetro do trecho cronometrado começou a vazar óleo, o que levou a dupla a parar no caminho e discutir a permanência na prova.

“Foi um sufoco. Há seis quilômetros do final tivemos que parar pela última vez para completar o óleo, para terminar o dia. Então agora é buscar posições, queremos levar o carro até o final e sabemos que o carro está debilitado, então quanto menos quilômetros, melhor”, afirmou.

A equipe de apoio de Jean e Youssef começou os reparos no veículo logo após a 10ª especial, mas o navegador pondera que apenas o problema de vazamento de óleo pode ser corrigido. Já a questão de o motor queimar o óleo parece ser incorrigível. “O carro tem um problema de perda de pressão muito grande desde o primeiro dia e isso vem se agravando. Cogitamos abrir o motor no dia de descanso, mas aqui não tem estrutura. Não pode faltar óleo. O motor só vai travar se faltar óleo. Hoje foram nove litros e se for preciso mais 50 litros até o final do rali a gente vai parando e colocando”, explicou Haddad.

Público terá entrada gratuita no GP Cidade de São Paulo

14/01/ - 09:57

A cidade de São Paulo completará 455 anos de fundação no dia 25 de janeiro e o Autódromo Municipal José Carlos Pace (Interlagos) estará em plena atividade, como parte integrante das comemorações oficiais.

O público poderá usufruir gratuitamente de todas as atrações já a partir da sexta-feira, 23, quando serão iniciados os treinos livres para o GP Cidade de São Paulo, cuja largada acontecerá no domingo, 25, a partir das 13h00.

Cerca de 50 carros são aguardados para uma disputa de 1.000 km pelos 4.309 metros do circuito paulistano, perfazendo 233 voltas ou oito horas ininterruptas de corrida.

CHARGE DO DIA

Pedalada no Aniversário de São Paulo

14/01/ - 09:55

Dia 25 de Janeiro comemore os 455 anos de São Paulo participando de um gostoso Bike Tour em São Paulo.

O São Paulo Bike Tour ou Sampabike Tour como é conhecido é uma pedalada de 35 quilômetros pelas ruas de São Paulo, percorrendo os pontos mais pitorescos e bonitos da cidade. Um verdadeiro cicloturismo urbano e o que é melhor, sem poluir nossa cidade.

Para participar é necessário fazer uma inscrição antecipada.

As inscrições são limitadas e já pode ser feita em alguma loja de bicicleta ou também via depósito bancário. Todo participante recebe um kit com camiseta do passeio, Squeeze (mais conhecido como caramanhola entre os ciclistas) e um Kit remendo Vipal.

Participando do passeio você concorrerá a sorteio de diversos brindes.

Dia 25 de Janeiro.
Horário de saída: 9 horas
Local de saída: Shopping West Plaza - Boulevard
Provável Horário de término do passeio: 13 horas.
Recomendamos chegar pelo menos 30 minutos antes do horário indicado da saída do passeio.
Devido à quilometragem e topografia do trajeto, não recomendamos a participação de iniciantes.

Não esqueça que é obrigatório o uso de capacete!

INSCRIÇÕES: Podem ser feita pelo site http://www.sampabiketour.com.br

O valor das inscrições é de R$ 25,00.

Segurados da Porto Seguro tem 50 % de desconto !

Todo participante recebe um kit com camiseta do passeio em Dry Fit, Caramanhola, Kit remendo Vipal e participa também de sorteio de vários brindes.

Encontro Brasileiro de Bike Trial 2009

14/01/ - 09:50

Nos dias 22 e 23 de Fevereiro de 2009, acontecerá um encontro nacional de Biketrial na cidade de São João da Boa Vista - SP, promovido pelos próprios membros do Fórum Biketrial Brasil.

Para participar basta preencher a ficha de inscrição no site do evento, para que os organizadores possam saber o número exato de participantes no evento, facilitando assim a organização.

A organização ficará responsável pelo pedido dos marmitex dos atletas, sendo que o valor de cada 1 é de R$7.00 por pessoa e será entregue no evento nos horários definidos pela organização, isso será feito no próprio local, sendo que quem não optar por marmitex ficará liberado para ir a um restaurante próximo.

Maiores informações, como hospedagem e localização, no site http://www.biketrialbrasil.com

Equipes terão que mudar configuração dos motores para enfrentar os 4.700m de altitude no Dakar

14/01/09 - 09:50

Etapa 11 (quarta-feira, 14 de janeiro) -
Copiapo / Fiambala
Deslocamento: 20 km
Especial: 215 km
Deslocamento: 445 km
Total do dia: 680 km


Hoje é a fronteira entre Copiapo e Fiambala, já na Argentina. Serão 680 quilômetros no total, mas apenas 215 de especial, com um pouco de dunas na saída e depois a travessia dos Andes, onde passaremos pelo ponto mais alto do rali, com cerca de 4.700m de altitude. Aqui os pilotos de moto terão que ter novamente o cuidado com o esforço físico para que o oxigênio não falte.

Para quem está de carro e caminhão, será o grande enigma passar nessa altitude com nossos veículos. As máquinas possuem motor eletrônico que têm uma preparação especial para a altitude. Mas a comprovação vai ser hoje, pois não viemos aqui fazer os testes, foram todos feitos apenas nas bancadas dos laboratórios.

Temos um setup do motor eletrônico para as altas atitudes. Já que tem pouco oxigênio, se não mudar a relação combustível/oxigênio, pode danificar o motor. É uma preocupação grande e o desempenho pode cair até 40% do original em relação ao nível do mar.

O grande desafio é passar com nossos veículos a essas altitudes e chegar bem à Argentina para enfrentar a parte final da prova.

Caminhões: Azevedo lamenta falta de potência

14/01/ - 09:37

A vitória na etapa desta terça-feira entre os caminhões no Rally Dakar ficou com o trio Vladmir Chagin/ Sergey Savostin/ Eduard Nikolaev. O trio completou o percurso em 5h14min40s, com 1min43s de vantagem para Gerard De Rooy/ Tom Colsoul/ Marcel Van Melis. Fridaus Kabrirov/ Aydar Belyaev/ Andrey Mokeev terminaram na terceira colocação.

Depois de conquistar a vice-liderança na etapa de segunda-feira, os brasileiros André Azevedo e Maykel Justo, que correm com o tcheco Mira Martinec, não conseguiram manter o mesmo rendimento com o caminhão Tatra e terminaram o dia na sétima colocação.

“Infelizmente a etapa de hoje tinha mais velocidade do que pilotagem, favorecendo caminhões com mais potência em relação ao meu. Só consegui ultrapassar um adversário quando subimos uma duna bem alta”, explicou André, da Petrobras Lubrax e que segue no sexto lugar na classificação geral.

Após a etapa desta terça-feira, o trio Vladmir Chagin/ Sergey Savostin/ Eduard Nikolaev segue na liderança na classificação geral com 40h01min37s. Firdaus Kabirov/ Aydar Belyaev/ Andrey Mokeev estão em segundo e Gerard De Rooy/ Tom Colsoul/ Marcel Van Melis no terceiro posto.

Classificação da nona etapa entre os caminhões:
1) Vladmir Chagin/ Sergey Savostin/ Eduard Nikolaev – 5h14min40s
2) Gerard De Rooy/ Tom Colsoul/ Marcel Van Melis – a 1min43s
3) Fridaus Kabrirov/ Aydar Belyaev/ Andrey Mokeev – a 13min56s
4) Ilgizar Mardeev/ Viatcheslav Mizyukaev/ Ayrat Mardeev – a 58min28s
5) Ales Loprais/Vovjtech Stajf/Milan Holan – a 32min37s

Classificação geral após nove etapas entre os caminhões:

1) Vladmir Chagin/ Sergey Savostin/ Eduard Nikolaev – 40h01min37s
2) Firdaus Kabirov/ Aydar Belyaev/ Andrey Mokeev – a 9min46s
3) Gerard De Rooy/ Tom Colsoul/ Marcel Van Melis – a 32min18s
4) Ilgizar Mardeev/ Viatcheslav Mizyukaev/ Ayrat Mardeev – a 4h31min20s
5) Franz Echeter/ Detlef Ruf/ Artur Klein – a 5h36min25s

Machacek aguarda dias difíceis

14/01/ - 09:30

Mais uma vez Marcos Patronelli e Josef Machacek travaram um belo duelo entre os quadriciclos no Rally Dakar. A vitória na etapa desta terça-feira ficou com Marcos Patronelli, que completou o percurso em 8h20min30s, apenas 28 segundos à frente de Machacek, que segue na liderança na classificação geral.

“Precisamos seguir focados para as próximas etapas. Estamos na reta final do Dakar e os erros podem custar caro. Com, certeza, teremos mais dias difíceis, como foram estas últimas etapas”, analisou Machacek.

Com o resultado desta terça-feira, Machacek permanece na ponta na soma total dos tempos com 57h53min17s. Patronelli é o vice-líder e Rafal Sonik está na terceira colocação.

Classificação da décima etapa
1) Marcos Patronelli (CAN-AM) – 8h20min30s
2) Josef Machacek (Yamaha) – a 28s
3) Hubert Deltrieu (Polaris) – a 52min38s
4) Oldrich Brazina (Yamaha) a 1h13min34s
5) Elisabeth Kraft (Polaris) – a 1h40min50s

Classificação geral após dez etapas
1) Josef Machacek (Yamaha) – 57h53min17s
2) Marcos Patronelli (CAN-AM) – a 2h30min34s
3) Rafal Sonik (Yamaha) – a 5h14min46s
4) Oldrich Brazina (Yamaha) a 10h03min14s
5) Hubert Deltrieu (Polaris) – a 11h11min06s