domingo, 15 de fevereiro de 2009

Quick Step vence todas


15/02/ - 11:55

A Quick Step, comandada pelo diretor esportivo Patrick Lefevere, foi proclamada a equipe mais vencedora do pelotão nos últimos cinco anos, de acordo com estatísticas levantadas por Christian Lagneaux, do site velo-club.net.

Entre os anos de 2004 e 2008, o time com base na Bélgica contabilizou 212 vitórias em provas do calendário da União Ciclística Internacional (UCI). Um dos maiores responsáveis por estes números foi o sprinter belga Tom Boonen, que conquistou 81 triunfos neste período. Também contribuíram para a marca os dois títulos mundiais e a medalha de ouro nos Jogos de Atenas 2004 do italiano Paolo Bettini, e os dois títulos mundiais de contra-relógio do australiano Michael Rogers.

Ao todo, a Quick Step conquistou 14 títulos na classificação geral de provas por etapas, 133 vitórias em estágios e 65 em competições de um dia. Boonen foi o ciclista mais vitorioso nos últimos cinco anos, seguido pelo italiano Alessandro Petacchi (LPR-Brakes) e o australiano Robbie McEwen (Katusha).

Confira o ranking de vitórias das equipes entre 2004 e 2008
1 - Quick Step - 212 vitórias
2 - CSC-Saxo Bank - 196 vitórias
3 – Columbia* - 172 vitórias
4 - Gerolsteiner - 134 vitórias
5 - Rabobank - 121 vitórias
6 - Crédit Agricole - 115 vitórias
7 - Silence-Lotto - 113 vitórias
8 - Caisse d'Epargne** - 108 vitórias
9 - Française des Jeux - 101 vitórias
10 - Lampre - 99 vitórias

Liquigas traz estrelas para o Tour da Califórnia


15/02/ - 11:55

A equipe Liquigas vai fazer presença nos EUA com seu time de estrelas. Ivan Basso, Vincenzo Nibali e Chicchi estraão no Tour da Califórnia, neste domingo, mas a equipe está com ânimo moderado em relação a corrida.

"Estamos treinando muito", declarou Mario Scirea, diretor esportivo. “Mas sabemos que esta corrida é um passo importante para se preparar para as metas desta temporada. Temos que ver como será isso”.

O capitão da equipe, Ivan Basso estará em sua terceira corrida na temporada, mas o italiano não sofre nenhuma pressão, segundo Scirea. "Ele corre sem pensar em resultados”, afirma. “Ele estará livre para tomar o rumo que ele quiser na corrida, e vamos avaliar em conjunto".

"Aqui na Califórnia, a mídia nos pressiona muito", disse Basso. "Mas eu tenho apenas um objetivo: treinar para o Giro d'Italia".

Alessandro Petacchi sofre acidente


15/02/ - 11:53
O ciclista de Alessandro Petacchi sofre um acidente durante a competição inicial do Giro della Provincia di Grosseto. Esta etapa teve como vencedor o ciclista Danielle Benatti.

Petacchi ficou muito machucado com a queda, mas ele não sofreu nenhum ferimento grave, segundo os médicos da competição

Toni Colom vence em Mallorca

15/02/ - 08:45

O ciclista espanhol Toni Colom (Katusha) é o novo líder do Challenge de Mallorca. O posto veio com a vitória na 4ª etapa da competição, 143 km com saída e chegada em Bunyolá – sua cidade natal. Colom cruzou a linha sozinho depois de um bem sucedido ataque na última ascensão, a 40 km da meta.

Ele abriu quase um minuto de vantagem para os seus perseguidores, entre eles o norueguês Edvuald Boason (Columbia) e o francês Jerôme Pineau (Quick Step), segundo e terceiro colocados, respectivamente. A vantagem poderia ter sido maior não fosse a alegria de Colom e do população local, em êxtase com o sucesso com o filho da terra.

Nesta quinta-feira será disputada a 5ª e última etapa. Serão 147,6 km entre Magaluf e Palmanova. Uma etapa dura, com cinco subidas, que decidirão o campeão da competição.

Classificação 4ª etapa:
1- Toni Colom (ESP/Katusha) 3h54min49s
2- Edvuald Boasson (NOR/Columbia) a 56s
3- Jerôme Pineau (FRA/Quick Step) m.t.
4- Sylvain Chavanel (FRA/Quick Step) m.t.
5- Maxime Monfort (BEL/ Columbia) m.t.
6- Morris Possoni (ITA/ Columbia) 1min
7- Mikel Nieve (ESP/Euskaltel) 1min1s
8- Manuel Vázquez (ESP/Contentpolis) 1min5s
9- Paul Martens (ALE/Rabobank) m.t.
10- Markus Föthen (ALE/Milram) m.t.

Classificação Peral:
1. Toni Colom (ESP/Katusha) 15h07min36s
2. Jerôme Pineau (FRA/Quick Step) a 41s
3. Edvuald Boasson (NOR/Team Colombia) m.t.
4. Sylvain Chavanel (FRA/Quick Step) m.t.
5. Mikel Nieve (ESP/Euskaltel) 46s
6. Markus Föthen (ALE/Milram) 50s
7. Francisco Pérez (ESP/Caisse d`Epargne) 51s
8. Iñigo Landaluze (ESP/Euskaltel) 1min45s
9. Laurens Ten Dam (HOL/Rabobank) m.t.
10. Juan Manuel Gárate (ESP/Rabobank) 2min

Ciolek estréia bem na Milram

15/02/ - 06:42

Gerald Ciolek fez bonito em sua nova equipe, a Milram, ao vencer a etapa final do Desafio em Mallorca Palmanova na quinta-feira. Foi a primeira vitória da equipe de 2009.

"Toda a equipe me apoiou magnificamente", disse Ciolek. "Markus Fothen foi comigo até um quilômetro antes de terminar, então eu achei exatamente o caminho certo para terminar a corrida. Funcionou perfeitamente."

"Essa foi uma importante vitória em inicio de temporada", disse o gerente da equipe Gerry van Gerwen. "Isso nos dá um grande empurrão para as nossas próximas corridas”.

Rabobank está pronta para o Tour da California

15/02/ - 06:40

equipe Rabobank Cycling irá participar a partir de 14 fevereiro do Tour da Califórnia (E.U.A.), um teste de nove etapas e já é uma das mais importantes corrida do início da temporada para todas as equipes.

A equipe Rabobank trouxe para a Califórnia um poderoso grupo de ciclistas, incluindo o tri campeão do mundial, Oscar Freire e Robert Gesink, a promessa holandesa.

"Estou ansioso para voltar para a Califórnia e correr com os melhores concorrentes", disse Freire, que enfrenta o percurso americano, com o objetivo de ganhar algumas etapas. O campeão espanhol acrescenta: "Temos uma equipe muito forte para esta corrida, incluindo o meu colega Robert Gesink”.

O Tour da California deste ano será uma grande corrida, incluindo o sete vezes ganhador do Tour de France, Lance Armstrong, que irá fazer a sua primeira corrida n os EUA após o seu regresso.

Os ciclistas da Rabobank para a Volta da Califórnia 2009 são: Mauricio Ardila (Espanha), Stef Clement (Holanda), Oscar Freire (Espanha), Robert Gesink (Holanda), Pedro Horrillo (Espanha), Bauke Mollema (Holanda), Grischa NIERMANN (Alemanha) e Pieter Weening (Holanda).

Armstrong no Tour da Califórnia

15/02/ - 06:40

O americano Lance Armstrong enfrenta neste sábado o Tour da Califórnia, o seu primeiro teste sério da temporada 2009. Os corredores vão sair e chegar no sábado na cidade de Sacramento. Neste quarto ano de competição foi reunido os melhores ciclistas, feito que não acontecia nos EUA desde as Olimpíadas de Atlanta, em 1996.

Entre eles, o homem que tomará as atenções dos fãs do ciclismo será Lance Armstrong, que em janeiro último, com 37 anos, voltou a concorrer na prova australiana Tour Down Under após ter passado três anos longe de competições oficiais. Armstrong mesmo assim, não é o favorito. O líder da equipe Astana será Levi Leipheimer, duas vezes vencedor do campeonato da Califórnia.

Outro americano, Floyd Landis, e o italiano Ivan Basso
regresam para as competições oficiais depois de cumprirem suspenção por serem pegos no exame antidoping.Sem o espanhol Alberto Contador, que estará concorrendo a Volta de Algarve (Portugal).

Dobradinha feminina da Scott na 2ª etapa do Torneio de Verão

15/02/- 06:30

Bike - Quinta-feira, dia 12 de fevereiro de 2009. O dia marcava o aniversário de 24 anos da ciclista Luciene Ferreira, que levou como presente a vitória na 2ª etapa da 23ª edição do Torneio de Verão de Ciclismo. A prova aconteceu na Via Expressa Sul, Praia Grande, circuito que favoreceu a atleta da Scott/Marcondes Cesar/São José dos Campos, que também venceu a 1ª etapa, disputada na véspera.

E novamente a equipe garantiu a dobradinha no pódio, com Janildes Fernandes em 2º lugar. Mas dessa vez só a dobradinha se repetiu. Enquanto a 1ª etapa foi disputada embaixo de um sol forte e calor intenso, nessa 2ª prova, a chuva e o vento foram os companheiros das ciclistas.

Com o resultado, Luciene larga na frente pela conquista do título desse ano, que poderá ser o sexto consecutivo da sua equipe. ."Espero continuar assim, bem até o final do Torneio. Estou bem preparada e com o apoio da minha equipe. Sem dúvida, esse foi um grande presente de aniversário", declarou Luciene.

O 3º lugar ficou com Maira Hendi, da equipe Memorial/Prefeitura de Santos/Giant, seguida por Valquíria Pardial, de São Caetano do Sul, e Sumaia Ribeiro, de Pindamonhangaba. Na classificação geral, Luciene lidera com 24 pontos, enquanto Janildes tem 20 e Valquíria ocupa o 3º lugar, com 15. A 3ª etapa acontece hoje, 13 de fevereiro, no Guarujá. A grande final será no domingo, dia 15, na Avenida Mário Covas, em Santos.

Canoagem com Cuattrin na programação da Virada Cultural no Guarujá


15/02/ - 06:20

Sebastian irá ministrar clínica de canoagem

Com o intuito de divulgar e massificar a prática da canoagem no país, Sebastian Cuattrin é presença confirmada na Virada Cultural do Guarujá (SP) neste fim de semana. O evento conta com 24 horas de atividades físicas e o canoísta irá representar a modalidade ministrando clínicas com ajuda de monitores.

Cuattrin contará com a ajuda da Associação Vicentina de Canoagem e a escola Rapa Nui. O curso de canoagem terá o aval da Federação Paulista de Canoagem. “Vamos oferecer a clínica para todas as pessoas que estiverem presentes na praia. O principal objetivo é massificar o esporte e apresentá-lo ao maior número de pessoas, proporcionando assim experiência de poder entrar em um caiaque. Temos a expectativa de atender mais de 300 pessoas”, declarou Seba.

Para o secretário de esportes Paulo Flávio Piasenti, a Virada Cultural, que terá mais de 100 atividades (divididas em 60 modalidades), deverá contar com 16% da população do município atuando nas 24 horas. Para garantir o bom andamento do evento, 150 profissionais estarão envolvidos na realização da Virada