terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Dakar fica mais difícil para Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo


06/01/ - 18:37

Dupla diz que quarta etapa foi a mais difícil

Direto de Neuquen (ARG) - O quarto dia de Dakar 2009 foi o mais difícil até agora, segundo o navegador brasileiro Marcelo Vívolo. Ao lado do piloto Guilherme Spinelli, o brasileiro conseguiu o décimo quinto tempo do dia, menos de 19 minutos atrás do líder Carlos Sainz.

“Dos quatro dias que tivemos até agora, hoje foi o mais difícil, e mais completo. Foi uma especial que exigiu bastante do carro, da pilotagem e da navegação. Está nos mostrando como o Dakar vai ser daqui para frente, pelo menos até o dia de descanso”, avaliou o navegador. “Foi a etapa que mais nos desgastou até agora, tanto a nós quanto ao carro”, completou Vívolo.

A navegação também foi mais complicada para o brasileiro. “Tivemos trechos pesados de trial, com escalada de pedra, bastante complicado. De forma geral a especial complicou em todos os aspectos”, explicou.

Para amanhã, Vívolo se diz ansioso para pegar as primeiras dunas do Dakar 2009. O veículo da dupla, pentacampeão do Dakar, é marcado por se destacar nas dunas, o que ajudou a garantir o título dos últimos anos para a Mitsubishi japonesa.

Com a sexta colocação, André Azevedo se mantém como o melhor brasileiro

06/01/ - 18:08

André conquistou a sexta colocação na etapa

Os competidores da equipe Petrobras Lubrax, André Azevedo/ Maykel Justo/ Mira Martinec conseguiram mais um bom resultado entre os pilotos da categoria caminhões. Largando na nona colocação, a equipe conquistou o sexto lugar no quarto dia de provas, com o tempo de 4h35min39. O resultado garantiu o melhor desempenho entre os brasileiros aos competidores do Tatra.

A disputa do dia na categoria ficou com Gerard De Rooy/ Tom Colsoul/ Marcel Van Melis, Vladmir Chagin/ Sergey Savostin/ Eduard Nikolaev e Fridaus Kabrirov/ Aydar Belyaev/ Andrey Mokeev; respectivamente, primeiros segundos e terceiros colocados na etapa. Os pilotos alternaram posições entre si, e De Rooy manteve-se na liderança na maior parte do trajeto.

O holandês completou a prova em 4h20min27 e mantém também a liderança na classificação geral desde a segunda etapa do Dakar. De Rooy tem 15h16min41 acumuladas.

A equipe brasileira, na classificação geral, saiu do oitavo lugar e agora está na quinta colocação, com o tempo acumulado de 16h27min25, 1h10min44 atrás do primeiro colocado.

Etapa - Confira a classificação da etapa dos seis primeiros colocados nesta terça-feira, quarto dia de competições do Dakar:

1) Gerard De Rooy/ Tom Colsoul/ Marcel Van Melis – 4h20min27
2) Vladmir Chagin/ Sergey Savostin/ Eduard Nikolaev – 4h21min13
3) Fridaus Kabrirov/ Aydar Belyaev/ Andrey Mokeev4h25min22
4) Franz Echeter/ Detlef Ruf/ Artur Klein – 4h29min19
5) Ilgizar Mardeev/ Viatcheslav Mizyukaev/ Ayrat Mardeev – 4h33min57
6) André Azevedo/ Maykel Justo/ Mira Martinec – 4h35min39

Após quatro dias de prova, disputa segue acirrada entre a BMW e Volkswagen

06/01/ - 17:55

Disputa entre Volkswagen e BMW segue intensa

Deco Muniz, navegador e diretor de prova do RallySP, faz uma análise após três dias de prova do Rally Dakar. Acompanhe.

Quarto dia de prova encerrado e a disputa segundo a segundo com do Volkswagen 301 de Carlos Sainz/ Michel Perin com a BMW 302 de Nasser Al-Attyah/ Tina Thorner continua incrível.

As duplas estão se alternado nas vitórias das especiais, por enquanto 2x2 no placar com a vitória do time azul hoje. O mais incrível é a proximidade de tempo entre eles. Mesmo com os carros e estilos de pilotagem tão diferentes das duplas, ontem foram 35 segundos em 616 km a favor de Al-Attyah e hoje Sainz deu o troco com apenas 6 segundos em 459 km. É muito pouco... Nesse ritmo corremos um sério risco de só conhecer o vencedor do Dakar 2009 na última especial, chegando a Buenos Aires.

Aliás, esta pode ser mais uma característica diferente neste Dakar 2009. A prova na África era sempre decidida na véspera e a última especial de 16 km em torno Lago Rosa era praticamente um desfile de pilotos, navegadores e máquinas para o público e para a imprensa. Este ano vai ser diferente: 227 km de especiais, num dia de 792 km ligarão a cidade Córdoba (palco do WRC na Argentina) à capital portenha. E pelo que vem acontecendo até agora na prova, a menos que algum fato muito decisivo aconteça no Atacama, pode ser que a prova seja definida somente nesta última especial.

Vale ressaltar que os três primeiros dias foram relativamente fáceis, com longas retas e poucas dificuldades, o que favorece os carros da Volkswagen e BMW que possuem maior velocidade final. A parte mais técnica começa amanhã, partindo de Neuquen em direção a San Rafael. A grande quilometragem obrigará os competidores a manter um alto nível de concentração por mais tempo. Estaremos seguindo em direção aos Andes e maiores dificuldades começaram a aparecer como trechos de dunas e subidas de rios secos. Será com certeza o teste mais importante desta primeira semana.

No pelotão da frente, destaque também para as duplas De Villiers/ Von Zitzewitz e Peterhansel/ Cottret, que permanecem no mesmo ritmo dos dois líderes e seguem mais vivos do que nunca na prova. Hoje Alphand/ Picard, andaram forte, mas a diferença de mais de 41 minutos na classificação acumulada, parece muito difícil de ser alcançada a esta altura.

Brasileiros - A que se destacar a ótima prova feita pelos brasileiros até aqui, Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo estão dando um verdadeiro show. Mesmo sendo estreantes na prova, eles seguem muito rápidos e constantes, garantindo diariamente classificações sempre próximas aos dez primeiros e com um tempo muito próximo aos lideres.

Uma pena o pneu furado e conseqüentemente a poeira extra de ontem, que custou minutos preciosos a dupla. A favor deles o ótimo carro que tem nas mãos, a pilotagem muito consciente de Spinelli sabendo “economizar” o carro quando necessário e acelerando muito quando pode e a navegação sempre precisa do Marcelinho. Hoje fizeram o 15º tempo a 18min53 minutos do líder.

Com o 16º melhor tempo de hoje, Jean Azevedo e Youssef Haddad (nosso amigo Zé Haddad, como é conhecido na Copa RallySP), seguem em ritmo muito bom também. Uma pena também os problemas de ontem, o carro da dupla caiu numa vala e só conseguiu sair de lá com a ajuda do caminhão do seu irmão André Azevedo que representa o país nos caminhões ao lado do navegador Maykel Justo. Para quem tem um carro mais antigo, com tecnologia embarcada muito menor do que a de seus concorrentes diretos, o ritmo deles é espetacular.

O segundo dia (sempre ele) acabou comprometendo completamente a prova de Reinaldo Varela/ Marcos Macedo. O problema mecânico acabou relegando a dupla a largada nas últimas posições e com a poeira absurda que tem sido a tônica da prova, andar lá trás, no meio dos caminhões sem conseguir ver ao certo o que vem pela frente, não é nada fácil. Mas a dupla tem competência de sobra e vem se recuperando dia-a-dia.

Paulo Pichini/ Lourival Roldan enfrentaram mais um dia de problemas, desta vez elétricos, na terceira especial. Mas Paulo está tendo um ótimo aprendizado e consegue manter o bom humor sempre peculiar a ele. Com a determinação que tem, deve conseguir concluir a prova, que é seu grande objetivo neste Dakar.

E em nossa contagem regressiva, agora são 11 dias para a chegada... e o Atacama está chegando...

Vídeo: Resumo da 3ª etapa do Rally Dakar

Vídeo: Resumo da 3ª etapa do Rally Dakar Com a vitória na terceira etapa, Marc Coma dispara na classificação geral e vê seu principal adversário, Cyril Despres, na luta contra os problemas nos pneus. Nos carros, Nasser Al Attiyah vence novamente e encosta em Carlos Sainz. Veja o vídeo da etapa (em inglês).Click TV Bike e Aventura

Zé Hélio faz 14º melhor tempo e sofre penalização; Marc Coma vence mais uma

06/01/ - 13:57

Zé Hélio sofreu 20 min de penalização

O quarto dia de Rally Dakar teve um percurso de 459 quilômetro de especial e 29 de deslocamento, sendo 4 quilômetros iniciais e 25 finais, totalizando 488 de percurso, enfrentado por 182 motos. O vencedor da etapa foi o espanhol Marc Coma, com um tempo de 4h09min32. Zé Hélio conseguiu a 14ª posição com o tempo total de 4h28min41.

O brasileiro sofreu uma penalização de 20 minutos por ter passado acima da velocidade permitida em uma zona de radar e ocupa o 13º lugar na classificação geral. Com isso acumula 1h39min06 a mais que o líder Marc Coma, que tem o tempo total após quatro etapas de 14h41min21. Caso não tivesse a penalização ele estaria, aproximadamente, na 8ª colocação geral.

O francês Cyril Despres fez uma corrida de recuperação e após largar na 47ª posição, finalizou com o 2º melhor tempo, 1min17 atrás do rival. Jonah Street ficou apenas 4 segundos atrás do francês, garantindo o 3º melhor tempo. Atrás le, David Fratigne, Francisco Lopez, Jordi Viladoms e David Casteau terminaram a especial.

Frans Verhoeven finalizou o dia com o 9º melhor tempo, num total de 4h24min11. O piloto também sofreu penalização, a maior delas aplicada até o momento, de 38 minutos. A soma o coloca na 9ª colocação geral, porém sem os minutos a mais ele estaria entre os cinco primeiros colocados.

Confira a classificação da 4ª etapa

1º) Marc Coma (KTM) – 4h09min32
2º) Cyril Despres (KTM) – 4h10min49
3º) Jonah Street (KTM) – 4h10min53
4º) David Fretigne (Yamaha) – 4h14min03
5º) Francisco Lopez (KTM) – 4h17min09
6º) Jordi Viladoms (KTM) – 4h18min12
7º) David Casteau (KTM) – 4h19min46
14º) Zé Hélio (Honda) – 4h28min41

Classificação Geral Extra-Oficial -

1º) Marc Coma (KTM)
2º) Jonah Street (KTM)
3º) David Fretigne (Yamaha)
4º) Jordi Viladoms (KTM)
5º) Pal Anders Ullevalseter (KTM)
11º) Cyril Despres (KTM)
12º) David Casteau (KTM)
14º) Zé Hélio (Honda)

Niels Albert vence depois de reaparecer

06/01/ -13:55

Niels Albert voltou. E fez isso da melhor maneira possível. Em sua segunda corrida (a prova de Tervuren) depois de seu regresso às competições, o corredor conseguiu uma importante vitória que volta a colocá-lo entre os favoritos no Campeonato Mundial e, por que não, no Campeonato da Bélgica.

Outro que surpreendeu na prova de Tervuren foi o italiano Enrico Frazol, que acabou na segunda posição por diante do checo Zdenek Stybar, enquanto que Sven Nijs só pôde ser décimo.

CHARGE DO DIA

A Tribuna garante o bicampeonato pelo ranking


06/01/ - 13:50

Pelo segundo ano consecutivo, em apenas três anos de existência, a equipe A Tribuna Unilus Specialized comemorou a liderança do ranking brasileiro feminino de ciclismo de estrada. O único time exclusivamente feminino do ciclismo nacional confirmou a sua força nos pedais, dominando a ponta da classificação oficial da Confederação Brasileira, tanto no individual, novamente com Valquíria Bento Pardial, quanto por equipes, com amplas vantagens nas duas categorias.

Além disso, encerrou a temporada com o título brasileiro de estrada juvenil, com a revelação Isadora Figueiredo, também líder do ranking brasileiro em sua categoria. Por equipes, as atletas somaram 1.356 pontos, 572 a mais do que a segunda colocada, São José dos Campos.

Na elite, Valquíria foi mais uma vez a número 1, somando 588 pontos, com uma diferença de 104 pontos em relação à Natália Lima, de São Caetano do Sul. O time ainda colocou mais três atletas entre as 18 primeiras, com Fernanda Souza em quarto lugar, Roberta Stopa, em 12º, e Loraine Tiburski, em 18º.

Formado em 2006 o time sempre foi voltado ao ciclismo feminino, sendo responsável por colaborar para o crescimento e estruturação da modalidade. “A nossa equipe ajudou a fortalecer o ciclismo feminino e vamos continuar com o incentivo em 2009, reforçando ainda mais o grupo, com dois talentos, uma das principais sprintistas do País, e uma estradeira, que foi uma das principais revelações em 2008”, afirmou o diretor presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini.

Ele lembrou que uma das principais “armas” da equipe é a parceria com o Centro Universitário Lusíada (Unilus), garantindo uma retaguarda de ponta às atletas. Outro destaque é a parceria com Specialized, uma das principais marcas do ciclismo mundial e que fornece equipamentos de ponta para treinos e competições. “É uma união de forças que resultou nessa liderança total”, frisou Santini.

Vale lembrar que em três anos de história, a equipe A Tribuna Unilus Specialized foi campeã brasileira três vezes, também festejando na categoria elite em 2006, com Erika Gramiscelli, e 2007, com Valquíria Pardial. O diretor técnico da equipe, Cláudio Clarindo, lembrou que os resultados alcançados nesta temporada refletem bem o espírito do grupo. “Estas conquistas só se concretizam com união”, afirmou.

Ranking Final de MTB 2008

06/01/ - 13:44

A CBC(Confederação Brasileira de Ciclismo) divulgou o ranking nacional final de todas suas modalidades em todas suas categorias.

No MTB masculino, Edivando de Souza Cruz, Caixa/Giro/Shimano/Maxxis/Manitou, fechou o ano de 2008 em primeiro lugar com um total de pontos de 541 pontos, contra 527 de Rubens Donizette Valeriano( Sales Supermercados/HB/Amazonas Bike)que ficou em segundo.

No MTB feminino, Jaqueline Mourão, da Red Bull/Scott, terminou o ano de 2008 em primero lugar com um total de 547 pontos. Erika Fernanda GramiscelliAAMetodista/SBCampo/ Sundown/Kuruma/Nossa Caixa , com 531 pontos, ficou com o segundo lugar e Julyana Machado Rodrigues, da Sundown/UniDF, com 363 pontos, em terceiro lugar.

Acontece o Intermunicipal em Capão Bonito

06/01/ - 13:32

No dia 11 de janeiro, ocorrerá na cidade de Capão Bonito, interior do estado de São Paulo, a primeira etapa do Intermunicipal de MTB 2009 de Capão Bonito. A competição pretende resgatar o mountain bike na região, e também estimular o uso da bicicleta.

A competição terá mais duas etapas ao longo do ano. A largada da prova acontece na Avenida Ademar de Barros, próximo a Sabesp. Cada colocação somará pontos para as próximas etapas e definirá o campeão geral do Intermunicipal. O primeiro colocado soma 20; o segundo, 16 e o terceiro, 14. O critério de desempate será o número de etapas participadas e a melhor colocação na última etapa.

A prova terá 2 percursos diferentes, o primeiro de 17km, para categoria Estreante, Juvenil e Feminino, e o segundo de 28km para as demais categorias, ao todo serão 10 categorias.

Além da premiação de troféu do 1º ao 3º colocado, e medalha para 4º e 5ºcolocado de cada categoria, os 100 primeiros colocados do geral ganham uma medalha personalizada de participação.

O ciclista contará com o apoio de: uma ambulância no local da largada pronta para qualquer eventualidade; distribuição de água e carro de apoio para resgate durante o percurso.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site Webventure até o dia 7 de janeiro, e o valor é de R$ 14,00 + 1kg de alimento, que será doado a comunidade igreja Metodista.

Programação

08:00h - Início da entrega das placas numéricas
08:45h - Término do horário das inscrições e entrega de placas numéricas
09:00h - Largada Categoria Kids
09:30h - Largada do percurso de 17km
09:40h - Largada do percurso de 28km
11:30h - Volta do carro de apoio pelo percurso
12:00h - Início das premiações

Terceiro dia de prova, parece cedo, mas o Dakar começa a tomar forma

06/01/ - 13:10

Nasser venceu duas especiais

Deco Muniz, navegador e diretor de prova do RallySP, faz uma análise após três dias de prova do Rally Dakar. Acompanhe.

Nasser Al-Attyah/ Tina Thorner da BMW venceram a segunda de três especiais disputadas. Só não faturaram todas porque tiveram problemas e perderam quase cinco minutos na segunda etapa, por conta da navegação que se mostrou bastante complicada para todos participantes na região dos pampas argentinos. O piloto do Catar, ao lado da navegadora sueca, confirma a expectativa criada em cima da sua performance e dos resultados obtidos ao longo do ano de 2008 e demonstra ser favorito ao título (leia mais).

A esquadra azul da VW continua muito forte e competitiva, com Carlos Sainz/ Michel Perin ainda na liderança e disputando segundo a segundo com o carro 302 da BMW. Giniel de Villiers/ Dirk Von Zitzewitz permanecem sempre constantes no terceiro lugar na classificação final e no mesmo ritmo dos dois líderes.

O multicampeão Stephane Peterhansel, ao lado de seu navegador Jean-Paul Cottret, da Mitsubishi, fecha a lista dos carros que devem disputar a vitória da prova. A dupla tem competência de sobra e o piloto francês tem sangue frio e pilota demais, além de saber pilotar como ninguém na areia.

Tudo bem que o deserto ainda não chegou e que muita coisa pode mudar enquanto a prova estiver atravessando o Atacama, principalmente na décima especial em laço em torno da cidade chilena de Copiapó. Serão 670 km nas areias do deserto sob um forte calor e um clima extremamente seco, que vai exigir o máximo de carros, pilotos e navegadores, com certeza vai ser o dia decisivo do rali. Mas o que se viu hoje, na segunda maior especial de toda a prova, foi que essas quatro duplas vieram na mesma tocada, com um ritmo forte e os tempos muito próximos, já se destacando das demais equipes.

Problemas - Luc Alphand/ Gilles Picard tiveram problemas hoje e ficaram meia hora parados no trecho, parece pouco numa prova de 15 dias, mas em condições normais este tempo não se recupera mais no ritmo muito forte e muito igual dos outro quatro favoritos. Não se pode excluir da chance ao título as demais duplas das equipes oficiais: Nani Roma/Cruz Senra, da Mitsubishi, Mark Miller/Ralph Pitchford, da Volkswagen, além da grata surpresa do ritmo forte do argentino Orlando Terranova ao lado do navegador Alain Guehennec. Qualquer bobeira ou problemas aos “favoritos”, pode trazer grata surpresa a estas duplas. Os americanos da Hummer, Robby Gordon/ Andy Grider continuam em ritmo forte, devem terminar entre os primeiros, mas com chances remotas de vitória.

A que se lamentar os problemas ocorridos na primeira especial com os franceses Guerlain Chicherit/ Matthieu Baumel, da BMW, e dos alemães Dieter Depping/Timo Gottschalk, da Volkswagen, que tiraram qualquer possibilidade de vitória das duplas, que a partir de já, continuam a andar rápido, mas sempre com a função maior de ajudar os companheiros de equipe.

A dupla Masuoka/ Maimom teve problemas no domingo (4) e está fora da prova. Na segunda, Alphand/ Picard perderam minutos preciosos. O novo modelo Lancer, demonstra ser extremante rápido e competitivo, o carro tem toda a tecnologia e a competência da marca dos três diamantes, mas a falta de quilometragem do carro pode trair os planos da montadora japonesa.

Enfim, faltam ainda 12 dias, muita coisa pode acontecer, mas os favoritos começam a mostrar suas caras e principalmente os seus carros.

Após pane elétrica, Pichini e Roldan largam para 4º dia de Dakar

06/01/ - 11:15

Pichini e Roldan seguem confiantes em busca do fim do Dakar

Após o teste de resistência ao qual foram colocados na 2ª especial do Rally Dakar, Paulo Pichini e Lourival Roldan fizeram o terceiro dia de competições da prova e alcançaram o 125º tempo após mais de nove horas de prova.

E em mais um dia, eles tiveram problemas com o carro. Após perderem a embreagem por duas vezes no domingo (4), uma pane elétrica surgiu para “dar mais emoção” ao rali da dupla.

"Tivemos muitos problemas dentro da especial. O que mais tempo nos tomou foi uma pane elétrica. Com 100 quilômetros de percurso o carro começou a apagar e não conseguíamos identificar o motivo. Por várias vezes isso aconteceu, daí descíamos, desligávamos a chave geral e fazíamos ele pegar no tranco. Isso se repetiu algumas vezes até que ele apagasse de vez, e realmente cheguei a temer que não seria possível sairmos dali", disse Paulo, na chegada em Jacobacci, na noite desta segunda-feira (5)

Experiente no Dakar, Roldan descobriu qual era o problema do carro: o fio terra da chave geral que desconectara a geração de energia e assim, eles conseguiram consertar o carro e voltar à prova.

"Estamos cientes que estes dias iniciais são apenas o começo de uma prova longa e seletiva. Nosso maior esforço é chegar e concluir nossa prova dia a dia. O Paulo teve um grande dia na pilotagem, não atolamos nos trechos onde a maioria dos novatos ficou e isso se deve bastante ao seu empenho nos treinamentos antes da prova, ele está de parabéns", disse o navegador sobre a estréia de Pichini no maior rali do mundo.

Buscando experiência - Para enfrentar as dunas e areias do Dakar na Argentina e Chile, Paulo Pichini buscou ganhar experiência no terreno em treinos no Ceará. Com a ajuda de Paulo Jorge, piloto com grande bagagem nesse tipo de prova, ele fez aulas no local para alcançar melhores resultados no rali

Família Fernandes garante mais um título da Copa América de Ciclismo

06/01/- 08:28

Janildes surpreendeu e ficou com a vitória.

Bike - Na manhã deste domingo, 4 de janeiro, as melhores equipes do país disputaram a 7ª Copa América de Ciclismo, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. Na prova feminina, nenhuma novidade. A família Fernandes mais uma vez levou o título, só que dessa vez quem se deu bem foi Janildes Fernandes, que trabalhava para a vitória da irmã Clemilda, atual campeã.

"Fiquei surpresa com a vitória, pois a tática era que eu ajudasse a Clemilda e vencer, mas ela foi muito marcada. Dessa forma, decidi escapar do pelotão e consegui manter o ritmo até o final. Estou muito feliz porque conseguimos mais uma vitória graças à união da equipe", explicou a bicampeã.

Ainda na família Fernandes, Márcia ficou com o 5º lugar e Clemilda com o 8º. Apenas Uênia não completou a prova, pois teve que abandonar a Copa logo na primeira volta, por causa de um pneu furado. O 2º lugar ficou com Natália Lima, da Scott/Marcondes César, e o 3º com Luciene da Silva, companheira de equipe da vice-campeã.

André Azevedo: o início das pedras no Rally Dakar

06/01/ - 08:06
Por André Azevedo, especial para o Webventure

Etapa 4 (terça-feira, 6 de janeiro) - Jacobacci / Neuquen
Deslocamento: 4 km
Especial: 459 km
Deslocamento: 25 km
Total do dia: 488 km

André Azevedo comenta 4º dia de Dakar

Hoje as pedras começarão a aparecer, com corredores rochosos e exigindo muita força dos pilotos de moto. Haverá muita navegação para não errarmos os pequenos cânions que se formam ao longo desse pré-Ande, que está se anunciando.

Haverá também muitas armadilhas nesse percurso, com rios secos ou até mesmo rios cheios, que só vamos descobrir no caminho. Eles enchem por causa do degelo do verão da América do Sul, e a água vem das montanhas dos Andes.

Quadriciclos: Declerck segue em primeiro

06/01/ - 07:10

Christophe Declerck continua dominando entre os quadriciclos. O francês ficou com a segunda colocação na etapa desta segunda-feira, que teve 551 quilômetros entre Puerto Madrin e Jacobacci, mas manteve a primeira colocação na classificação geral do Rally Dakar.

A vitória no percurso de segunda-feira ficou com checo Josef Machacek, da Yamaha, que terminou com o tempo de 6h41min59s. O terceiro posto no dia ficou o espanhol Joan Manuel Gonzales. O brasileiro teve um bom desempenho e comemorou o sétimo posto desta segunda-feira.

"Tive problemas no primeiro e no segundo dia, hoje conseguimos solucionar. Portanto fiz com um pouco de precaução, para não ter nenhuma quebra. E hoje deu tudo certo. Tive apenas um pneu furado, que não é nada demais”, disse o brasileiro.

O Rally Dakar segue nesta terça-feira com mais 459 quilômetros entre Jacobacci e Neuquen.

Classificação da terceira etapa

1) Josef Machacek (República Tcheca/Yamaha), 6h41min59s
2) Christophe Declerck (França/Yamaha), a 1min47s
3) Joan Manuel Gonzales (Espanha/Yamaha), a 12min55s
4) Rafal Sonik (Polônia/Yamaha), a 26min40s
5) Jose Maria Pena (Espanha/Yamaha), a 39min25s

Classificação geral

1) Christophe Declerck (França/Yamaha)
2) Josef Machacek (República Tcheca/Yamaha)
3) Joan Manuel Gonzales (Espanha/Yamaha)
4) Rafal Sonik (Polônia/Yamaha), a 3min23s
5) Hubert Deltrieu (França/Polaris), a 2min40s

Caminhões: Holandês abre vantagem

06/01/ - 07:05

O holandês Gerard de Rooy ainda dá as cartas entre os caminhões no Rally Dakar. O piloto que corre com Tom Colsoul/ Marcel Van Melis ficou com a vice-liderança na etapa desta segunda-feira e manteve a ponta na classificação geral, com o tempo de 10h56min14. "Espero que as próximas etapas sejam mais técnicas e menos planas", afirmou o holandês.

A primeira colocação ficou com a equipe dos russos Vladimid Chagin/ Sergey Savostin/ Eduard Nikolaev, que completaram o percurso de 551 quilômetros entre Puerto Madrin e Jacobacci em 5h15min59. O terceiro posto foi do trio Firdaus Kabirov/ Aydar Belyaev/ Andrey Mokeev


Quem também se destacou foi o brasileiro André Azevedo, que corre com o brasileiro Maykel Justo e o checo Jaromir Martinec. Com um caminhão da marca Trata, André terminou o dia na oitava colocação e subiu para o quinto lugar na classificação geral. “É o começo da grande surpresa para muitos pilotos e equipes européias, a aproximação dos Andes, que é bem diferente da cadeia de montanhas do Atlas, que enfrentávamos no norte do Marrocos, na divisa com a Argélia”, declarou o piloto.

Classificação da terceira etapa

1) Vladimid Chagin/ Sergey Savostin/ Eduard Nikolaev – 5h15min59
2) Gerard de Rooy/ Tom Colsoul/ Marcel Van Melis – a 3min24s
3) Firdaus Kabirov/ Aydar Belyaev/ Andrey Mokeev – a 7min12s
4) Wulferd Van Ginkel/Willem Tijsterman/Richard De Rooy - a 16min01s
5) Hans Stacey/Charly Gotlib/Bernard Der Kinderen
Classificação geral

1) Gerard de Rooy/ Tom Colsoul/ Marcel Van Melis – 10h56min14
2) Firdaus Kabirov/ Aydar Belyaev/ Andrey Mokeev – 11h04min
3) Vladimid Chagin/ Sergey Savostin/ Eduard Nikolaev – 11h05min42
4) Ilgizar Mardeev/ Viatcheslav Mizyukaev/ Ayrat Mardeev – 11h34min20
5) André Azevedo/ Maykel Justo/ Jaromir Martinec – 11h51min46