domingo, 21 de dezembro de 2008

Roberto Pinheiro desbanca favoritos e leva o título da Copa da República de Ciclismo


21/12/ - 11:33

Roberto Pinheiro da Silva deixa Morcegão e The Flash para trás e fatura a sétima edição da prova, na pista do Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Não teve para o tricampeão Rodrigo “Morcegão” de Brito ou mesmo para Nilceu “The Flash” Santos, o atual vencedor. Numa disputa acirrada, decidida apenas na reta final, Roberto Pinheiro da Silva, de Pindamonhangaba, faturou, neste domingo, a Copa da República de Ciclismo, no Aterro do Flamengo. Carlos Roberto França e Francisco Ramon Paiva completaram o pódio. A competição, que fechou o Circuito Brasileiro e fez parte do Verão Espetacular, retornou ao Rio de Janeiro neste ano, em sua sétima edição, depois passar por Brasília e Belo Horizonte.
O último campeão no Rio tinha sido Rodrigo “Morcegão” de Brito. E, antes da largada, ele e Nilceu “The Flash” Santos, em tom de brincadeira, fizeram questão de exaltar a rivalidade.

Durante a prova, no entanto, Morcegão e Nilceu não ameaçaram. As equipes abusaram da técnica durante as 24 voltas, de 2.730m cada. Na sexta, Edgar Antonio da Silva, da seleção mineira, abandonou depois que o pneu de sua bicicleta furou.

Os favoritos se “escondiam” no meio do pelotão, poupando energias para a arrancada final. Só nas três últimas voltas os ciclistas “de arranque” começaram a aparecer. Carlos Alberto Santos, de Guarulhos, acelerou, mas foi logo perseguido pelos rivais. Pouco antes da última volta, porém, um acidente tirou alguns dos competidores da briga pelo título.

Até a metade da última volta ainda era difícil apostar em um vencedor. A equipe de Santos ameaçava, mas quem usou melhor a tática foi a de Pindamonhangaba. Roberto cruzou em primeiro, a 48m57s.

- Tenho que agradecer aos meus companheiros, que me ajudaram muito. Eles me trouxeram até essa vitória - diz Roberto.

Quenianos dominam a 10k Rio em 2008


21/12/ 11:23

Nicholas Koech e Nancy Kipron vencem provas disputadas neste domingo

A armada queniana dominou a edição 2008 da 10k Rio, último desafio para os atletas de elite antes da Corrida São Silvestre, no dia 31. Nicholas Koech, no masculino, e Nancy Kipron, no feminino, venceram a prova disputada neste domingo no Aterro do Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

A corrida feminina, que teve largada 15 minutos antes da masculina, teve um resultado surpreendente. Nem tanto pela vitória de Nancy, mas pela perda de fôlego da brasileira Sueli Pereira da Silva, que liderava até os metros finais. Ela perdeu fôlego e foi ultrapassada pelo pelotão.

Estou aqui há quatro meses e, das 11 provas que corri, só perdi uma (a meia maratona do Rio). Foi difícil pelo calor e pela umidade. Então, é claro que estou muito feliz - diz Nancy.

Já no masculino, o queniano Nicholas Koech dominou as ações desde o início. O corredor liderou a prova desde a largada e cruzou a linha de chegada seis segundos à frente do brasileiro Giomar Pereira da Silva.

- Estou muito orgulhoso e fiz uma boa preparação. Mas não posso garantir a mesma atuação na São Silvestre, já que existem especialistas nesta prova. O fato de não ter chovido me ajudou bastante - diz Koech.

As vitórias de Nancy Kipron e Nicholas Koech desempataram o duelo com os atletas brasileiros na 10k Rio. A corrida teve sua quarta edição neste domingo e o Quênia tem agora cinco vitórias, duas a mais que os atletas locais.

- Fiquei satisfeito, os quenianos tem um ritmo muito forte. Agora vou correr a São Silvestre despreocupado, já que abri uma diferença muito grande no ranking nacional de corridas de rua e não posso mais ser alcançado. Foi um presente de Natal - diz Giomar Pereira da Silva.

Suécia 4, de Torben Grael, segue à frente na terceira etapa da Volta ao Mundo


21/12/ - 10:30


Barco do brasileiro tem 76 quilômetros de vantagem para vice-líder

Suécia 4 lidera a terceira perna da Regata A 273 milhas náuticas (505 quilômetros) da chegada, em Cingapura, o Suécia 4, comandado pelo brasileiro Torben Grael, lidera a terceira perna da Regata Volta ao Mundo.

Na parcial divulgada às 17h30m (de Brasília) deste sábado, a embarcação sueca tinha 41 milhas náuticas (76 quilômetros) de vantagem sobre o time dos Estados Unidos e o Espanha Azul, que dividem a segunda colocação.

A quarta colocação é do Suécia 3, 87 quilômetros atrás do Suécia 4. Espanha Negro, Dragão Verde, Rússia e Holanda ocupam as posições seguintes.

Na classificação geral, que conta os pontos adquiridos em todas as regatas, o Suécia 4 também é o líder, com 30 pontos. O Espanha Azul (22,5), o time dos Estados Unidos (20,5) e o Suécia 3 (17,5) vêm logo atrás.

Mireia Belmonte

A bela Mireia Belmonte mostra suas curvas nas piscinas espanholas

Motovelocidade não sofrerá com a crise, diz campeão


21/12/ - 08:31

O espanhol Ángel Nieto, que foi campeão mundial de motovelocidade e um dos grandes nomes do esporte em seu país, acredita que as competições de moto não serão afetadas de forma drástica pela crise econômica mundial - que fez vítimas em outras modalidades da velocidade.

Nieto está otimista com a temporada 2009. "Acredito que o campeonato do mundo não sentirá tanto", declarou o espanhol que atualmente, também, trabalha como comentarista de TV. "No ano que vem teremos apenas um fornecedor de pneus. Isso é um gasto a menos", falou.

"A motovelocidade, em si mesmo, é um grande espetáculo e a categoria se garante exatamente nisso", explicou Ángel Nieto. "Em 2009 as grandes equipes seguirão dominando, mas os que estão mais atrás vão pressionar muito. O show está garantido", encerrou.

O próximo campeonato de motovelocidade começa no dia 12 de abril com a etapa do Qatar, a ser disputada no circuito de Losail.