sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Mountain bike terá nova prova no calendário para atletas e amadores

06/02/ - 19:53

Competidores serão divididos nas categorias Pró e Sport

No dia 8 de março, às 10h, acontece a primeira edição da SRAM 50K. Direcionada para atletas e também para quem quer iniciar na modalidade, a prova acontece no Hotel Quality Serrazul, no quilômetro 72 da Rodovia dos Bandeirantes, na altura da cidade de Itupeva (SP).

Os competidores serão divididos nas categorias Pró e Sport, de acordo com a idade. O percurso para os mais experientes terá 50 quilômetros e para os amadores, o circuito terá 25 quilômetros. A organização promete muitos desafios para ambas categorias, em vários tipos de terreno.

A prova da categoria Sport valerá como etapa da Copa Sampa Bikers de MTB Amador. As etapas seguintes acontecem nos dias 5 de julho (Passa Quatro – MG) e 2 de agosto (Caconde – SP).

Inscrições - As inscrições para a SRAM 50k iniciam no dia 9 de fevereiro, no site www.sampabikers.com.br. O valor é de R$ 50,00 e sócios do Sampa Bikers terão 50% de desconto na prova.

Phelps é suspenso por três meses por uso de Maconha


06/02/ - 08:30

A federação norte-americana de natação decidiu, na noite desta quinta-feira, suspender Michael Phelps por três meses por conta da foto em que o nadador foi flagrado fumando maconha. Durante o período, a entidade também não repassará verbas de patrocínio ao multicampeão olímpico.

VOCÊ ACHA JUSTA PENA DE PHELPS?

"Esta não é uma situação onde se viola uma regra anti-doping, mas decidimos enviar uma dura mensagem a Phelps, porque ele desapontou a muitas pessoas, principalmente as milhares de crianças norte-americanas que o veem como modelo e herói", afirmou a Federação por meio de nota.

Phelps já foi comunicado oficialmente da decisão da entidade. "Ele [Phelps] aceitou voluntariamente nossa decisão e garantiu que está comprometido em conquistar nossa confiança novamente", seguiu a entidade.

Procurado pela reportagem da Associated Press, Bob Bowman, técnico de Phelps, afirmou que espera que seu pupilo tenha tirado lições do ocorrido. "Michael [Phelps] passou por situações muito complicadas e espero que ele tenha aprendido muito com isso. Eu apoio ele em tudo e espero vê-lo melhor. Estou aqui, como sempre, para tentar ajudá-lo a seguir em frente. Ele percebeu que desapontou diversas pessoas, incluindo eu", disse o treinador.

A decisão pode prejudicar o desempenho de Phelps no Mundial de Roma, que acontece em junho. Com a punição, o nadador terá apenas dois meses para disputar torneios e se preparar para o torneio na capital italiana.

A federação norte-americana é a primeira a reagir de forma dura em relação ao comportamento de Phelps. Tanto o Comitê Olímpico Internacional (COI) quanto o Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC) afirmaram estar decepcionados com o nadador, mas ambos aceitaram suas desculpas públicas. A Federação Internacional de Natação (FINA) chegou inclusive a sair em defesa do multicampeão.

A imagem que deu origem ao escândalo envolvendo o nadador foi publicada pelo britânico News of the Word na edição do último domingo. A foto foi tirada durante uma festa que o nadador participou na Carolina do Sul, em 6 de novembro do ano passado. Ele estaria visitando a estudante Jordan Matthews, com quem se encontrava secretamente na época.

O jornal publicou ainda que o porta-voz empresa de marketing que agencia Phelps, Clifford Bloxham, teria oferecido um "acordo extraordinário" para que a foto não fosse publicada. O nadador seria colunista do tabloide durante três anos, apresentaria eventos e traria seus patrocinadores.

Sem acordo, restou a Phelps assumir que realmente consumiu a droga e se desculpar pelo que chamou de 'comportamento lamentável'. "Tenho 23 anos, e apesar dos sucessos que tive na piscina, agi de forma pueril e inadequada, nada de acordo com o que as pessoas esperam de mim", disse o nadador. "Peço desculpas por isso. Prometo aos meus fãs e ao público que não vai mais acontecer", completou na ocasião.

O flagra de Phelps fumando maconha se tornou assunto no mundo inteiro. Nesta quinta-feira, o tema foi abordado até mesmo na coletiva do atacante Ronaldo, no Corinthians. "Acho que todos os esportistas têm que passar exemplo principalmente para os jovens. Mas vai cobrar o que do cara que ganhou tudo que disputou na Olimpíada e de repente como ele mesmo assumiu teve um momento de fraqueza e cometeu esse erro. Vai cobrar o que dele?", respondeu o Fenômeno.

Phelps foi o grande nome das Olimpíadas de Pequim. Na China, o nadador norte-americano faturou oito medalhas de ouro - vencendo todas as provas que disputou - e se tornou o atleta com maior número de insígnias em uma mesma edição dos Jogos. O recorde anterior pertencia ao seu compatriota e também nadador Mike Spitz, que era de sete medalhas.

Também nesta quinta-feira, uma companhia do ramo de cereais anunciou que não renovará contrato de patrocínio com o atleta. A empresa alegou que o comportamento de Phelps não condiz com sua marca. Após seu sucesso olímpico, Phelps passou inclusive e estampar as embalagens da empresa.

CHARGE DO DIA

Ciclismo de luto

06/02/ - 07:42

O belga Frederieck Nolf, da equipe Topsport, e que competia na Volta do Qatar, morreu na madrugada de ontem, dia 4, para hoje dia 5. O ciclista, que completaria 22 anos dentro de cinco dias, foi encontrado morto, na manhã de hoje, dia 5, pelo diretor esportivo da Topsport, Jean-Pierre Heynderickx. Acredita-se que ele sofreu uma parada cardíaca enquanto dormia.

Em declaração para o site Cyclingnews, o belga Eddy Merckx, o maior ciclista da história, disse que “ontem, ele estava rindo e feliz”. Merckx também disse que o “ciclismo está de luto por ter perdido um talento tão jovem”.
Frederick Nolf havia se tornado profissional em 2008 pela Topsport. A Volta do Qatar era sua primeira prova da temporada.

Em homenagem a Nolf, os sete ciclistas que constituem a Topsport irão fazer o percurso de hoje largando da chegada, em direção à saída. A empresa organizadora da prova, Amaury Sport Organization (ASO), que também promove o Tour de France, em respeito ao ciclista morto, encurtou a etapa de hoje, que também não valerá pontos.

A Topsport, que abandonará a Volta do Qatar, também declarou que não participará da Etoile de Bessèges, prova realizada na França.

Não é a primeira vez que um caso deste tipo acontece em uma competição. Em 2003, o francês Fabrice Salanson (La Brioche Boulangère), que na época tinha 23 anos, foi encontrado morto por seu companheiro de equipe Sébastien Chavanel.

Nolf ocupava o 30º lugar na classificação dos corredores mais jovens e a 96ª posição na classificação geral.

Tour do Qatar: Cavendish vence 4ª etapa

06/02/ - 07:40

O britânico Mark Cavendish ganhou do belga Tom Boonen no primeiro sprint disputado entre os melhores sprinters do Tour do Qatar, cuja quarta etapa aconteceu ontem sobre um recorrido de 141 quilômetros entre as cidades de Doha Old Souq e Madinat Al Shamal.

O forte vento provocou várias caídas nos últimos quilômetros que dificultaram a preparação do sprint.

Cavendish, chefe de filas da Team Columbia, também esteve a ponto de ir-se ao solo, mas nos últimos metros não teve rival. Boonen atacou cedo demais e, ante a força de Cavendish, teve que se esforçar para terminar na terceira colocação, mais mesmo assim continua liderando a classificação geral.

Michel Fernandez é aposta de equipe do Paulista de Resistência


06/02/ - 07:33

Bike - A equipe de ciclismo de São Caetano do Sul (Cesc/Sundown/Nossa Caixa/Calypso/Maxxis) se prepara para iniciar o Campeonato Paulista de Resistência, que terá a sua 1ª etapa neste domingo, 8 de fevereiro, em São José dos Campos, interior do estado. A prova vale pontos para o ranking nacional.

O time do ABC paulista vem embalado pelos últimos resultados, onde a equipe subiu ao pódio em todas as provas disputadas. "Nossa equipe está muito bem preparada. Temos condições de conquistar mais um pódio no ano", disse o treinador da equipe do ABC, Paulo Márcio Ferreira, o Melão.

A principal aposta do técnico é no cubano Michel Fernandez. "O circuito da prova favorece o Michel. Além disso, ele está muito bem preparado", acrescentou. O ciclista ficou com o 3º lugar na Copa América, disputada no início de janeiro, e foi o 6º colocado no Mundialito de Ciclismo, também em janeiro.

A equipe ainda subiu ao pódio em 2009 com Thiago Nardin e Raul Cançado, que foram 1º e 3º colocados, respectivamente, na 50ª Prova Ciclística da Comarca de Poços de Caldas, em Minas Gerais. Além de Michel, o time disputa o Paulista com Leonardo Vieira, Fernando Firmino, Vanderlei Gonçalves e André Grizante.

Rafael Andriato é destaque no 23º Torneio de Verão de Ciclismo


06/02/ - 07:30

Bike - A 23ª edição do Torneio de Verão de Ciclismo acontece entre os dias 11 e 15 de fevereiro, com cinco etapas nas cidades de Praia Grande (duas etapas), Guarujá, Cubatão e Santos, na Baixada Santista. A competição servirá como preparação para o santista Rafael Andriato, que após um período de férias volta as provas, já de olho no início da temporada européia, onde defende a equipe italiana UC Trevigiani.

O ciclista volta a Itália no final de fevereiro, e quer estar em sua melhor forma possível. "O torneio de Verão já faz parte da história do ciclismo brasileiro, sera uma ótima oportunidade de poder estar competindo e servindo de preparação para meu retorno para Itália" comentou Andriato.

Apesar de não estar com um ritmo forte de competição, como alguns atletas, Rafael pretende competir pra valer, lutando por um lugar no pódio. "Vou procurar sempre estar entre os primeiros colocados e quem sabe conquistar alguma etapa", garante o ciclista.

As baterias têm início às 7h30. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de fevereiro, domingo, pelo site www.ciclismobr.com.br. A taxa é de R$ 75 por atleta.

Markolf Berchtold confirma presença no DH Urbano 2009

06/02/ - 07:23

O Campeão Pan-Americano e nacional em seis oportunidades, o catarinense Markolf Berchtold brigará pelo bicampeonato da Descida das Escadarias de Santos 2009, tentando repetir a conquista de 2003. Melhor brasileiro no ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI), modalidade MTB Down Hill, ele confirmou sua participação no evento e entra na condição de um dos favoritos ao título. A sétima edição da disputa será nos dias 14 e 15 de fevereiro, no Monte Serrat, em Santos (SP), reunindo pilotos de seis países, no masculino e feminino. A Rede Globo mostrará a prova ao vivo no domingo, dentro do Esporte Espetacular.

Markolf é uma das grandes feras do Down Hill no país e no circuito internacional. Aos 28 anos completará 29 no dia 9 deste mês -, o piloto catarinense tem uma série incrível de resultados expressivos em seu currículo. No ano passado garantiu o sexto título do Pan-Americano, o mesmo número de conquistas no Brasileiro e ainda unificou os títulos de Down Hill e 4X, ratificando o primeiro lugar no ranking nacional. Mesmo sem participar de muitos eventos no exterior, fruto da falta de patrocínio, ele terminou a temporada passada na 37ª colocação, sendo o melhor brasileiro na UCI.

De volta à Descida das Escadarias de Santos, Markolf reconhece a dificuldade da competição. “Não é a minha especialidade, já que costumo fazer descidas em trilhas de terra. É um evento diferente e que exige muita concentração e ousadia, já que há muito concreto por perto. Vamos tentar fazer o melhor e, quem sabe, repetir o desempenho de 2003 quando consegui terminar em primeiro”, explica o catarinense.

Com relação à temporada 2008, ele disse que foi bastante produtiva. “Ganhei o Pan-Americano e o Brasileiro, ambos pela sexta vez, e ainda participei de algumas etapas da Copa do Mundo, sendo que meu melhor resultado foi um 30º lugar no Mundial. Foi um ano muito bom e só lamento não ter conseguido disputar mais provas no exterior. Como estou sem patrocínio, fica complicado”, concluiu o ciclista, que atualmente corre pela cidade de Concórdia, em Santa Catarina, e tem apoio na parte de equipamento”, conclui.

A competição terá limite de 100 atletas. Eles terão pela frente o desafio de descer os 417 degraus da escadaria, totalizando 650 metros de percurso, com o menor tempo, em uma disputa de muita adrenalina e emoção. A programação oficial começará no dia 13, com o Congresso Técnico (obrigatório), a partir das 20 horas, na sede da Time Eventos, no edifício Yara Center, à Avenida Ana Costa, 100. No sábado, dia 14, as descidas livres começarão às 10 horas, ficando para o período de 11 a 20 horas as descidas cronometradas (em caso de chuva o término será às 18 horas) de todas as categorias. A partir das 20h30 está programada a premiação oficial de todas as categorias.

Para o domingo, dia 15, estarão reunidos os 20 melhores tempos do sábado no masculino e dois convidados e as cinco mais bem colocadas do feminino no dia anterior. As semifinais do masculino começarão às 9 horas. Às 10 horas começarão as finais, com cinco mulheres e dez homens, ficando a grande final com os cinco primeiros homens para as 11 horas. A premiação será logo após a chegada do último atleta.

Edivando de Souza vai competir com Full-Suspension em 2009


06/02/ - 07:20

Confiram a nova bike de Vando!

No próximo domingo, dia 8, a cidade de Itu será novamente o palco para abertura do GP Ravelli de Maratona, uma prova que vem crescendo nos últimos anos, e tem atraído muitos competidores, principalmente por ser inicio da temporada, sendo uma oportunidade para uma confraternização, e ao mesmo tempo uma oportunidade para pegar ritmo de prova e avaliar os atletas.

“ Para mim o GP Ravelli é a oportunidade perfeita, neste ano o percurso será mais técnico e acredito num bom desempenho da bike Full suspension neste tipo de prova, sei que será uma prova super-disputada e meu objetivo é ter um bom resultado, será uma experiência, não nova, pois já andei de Full em outras ocasiões, como em 2005 onde competi 70% da temporada de Full Suspension e terminei como número 1 do Ranking Nacional, mas o principal para prova agora é pegar ritmo de competição e fazer um avaliação. ” Comenta Vando.

“ Além de andar em diferentes tipos de provas, gosto também testar novos produtos e avaliá-los junto aos meus patrocinadores. Temos o Centurion Carbon que em pouco tempo já se tornou um produto consagrado, “nº 1 do ranking nacional de Cross Country em 2008” testado e aprovado nas pistas, e também temos planos de trabalhar em cima dos quadros Full Suspension e nada como competir para testar os produtos, e para mim é um privilégio fazer este tipo de trabalho, como também tenho feito com a empresa Vzan em 2008 as rodas Evereste também se tornaram nº 1 do ranking nacional de Cross Country.” Relata Vando.

O atleta Olímpico Edivando de Souza Cruz conquistou títulos em diferentes tipos de provas, como Brasileiro de Cross Country e Maratona, Iron Biker, Copa Internacional, Interestadual, Desafio da Mantiqueira, Medalha de Prata nos Jogos Pan-americanos, inclusive tem títulos de campeão do GP Ravelli tanto da Maratona como de Cross Country sendo o primeiro campeão da prova. Vando quer usar toda sua experiência não só para buscar o resultado nas competições, mas também ajudar a desenvolver e testar novos produtos.

:: Planos para temporada 2009

“ Tenho um perfil voltado para o Cross Country Olímpico, mas não abro mão da Maratona que tem grandes eventos e atualmente preenche mais de 50% do calendário, meu foco é andar bem nas principais provas, e melhorar meu nível tanto no Mountain Bike nacional como Internacional, e para isso procuro me dedicar bastante e também montar toda uma estratégia de treino e competição em cada temporada, para isso conto também coma assessoria do Helio de Souza para programar os treinos e calendário de competições”. Vando.

Waldemar Niclevicz completa escalada nas maiores montanhas do México e América Central


06/02/ - 07:17



Waldemar no topo do Tajumulco, na Guatemala

Waldemar Niclevicz voltou de mais uma viagem em busca de boas escaladas e ótimos cenários, aExpedição México e América Central. Desta vez os locais escolhidos foram México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá e Colômbia. “Voltei no tempo ao visitar um sem fim de ruínas arqueológicas, principalmente as Mayas! Escalei a maior montanha do México, da América Central (na Guatemala) e da Costa Rica, mergulhei no Atlântico (Mar do Caribe) e no Pacífico, e ainda nos Cenotes (cavernas)!”, contou ele entusiasmado em seu retorno após 40 dias.

”Agora posso dizer, com convicção, como são as montanhas do México e da América Central, uma linha de vulcões impressionantes, muitos ativos e bem perigosos, com explosões e derramamento de lavas!”, afirmou Waldemar.

No Tajumulco (4.220m), a maior montanha da América Central, na Guatemala,o montanhista diz que quase nunca neva, mas que uma camada de gelo permanece por pouco tempo sobre a montanha, até que o sol a derreta. Lá, ele encarou -2ºC. “O desmatamento é gravíssimo na Guatemala, grande parte da população, por incrível que pareça, ainda usa lenha para cozinhar! O Parque Nacional da maior montanha da América Central também não recebe nenhuma atenção do Governo, pouco resta da antiga floresta de pinus, e a quantidade de lixo na montanha me assustou!”, relatou.

“A situação da natureza e do ser humano em El Salvador, Honduras, Nicarágua e Panamá, é muito séria! Pobreza, alto índice de criminalidade, desmatamento, assoreamento de rios, lixo e poluição, colocam em sério risco a sustentabilidade, tanto a do homem quanto a do meio ambiente, o que me deixou muito preocupado”, falou o experiente montanhista.

Niclevicz ressaltou o Vulcão Baru (3.475m), maior montanha do Panamá, onde é possível se chegar ao topo de carro. “O orgulho do país é o Canal do Panamá, bela obra de engenharia que fiz questão de conhecer de perto, cruzando suas imponentes eclusas do Atlântico até o Pacífico, são 80Km, cerca de 36 grandes embarcações (que levam até 4.500 contêineres) cruzam o Canal diariamente, pagando um pedágio em média de 120 mil dólares por barco (para um veleiro pequeno o pedágio é de apenas 500 dólares)”, dise ele.

“Esta Expedição México e América Central foi feita sem patrocínio, graças as empresas que me contratam para realizar palestras para seus funcionários e clientes. O objetivo maior era conhecer as montanhas da região e fotografá-las, para incluí-las no livro O Brasil no Topo do Mundo, um belo livro de fotos de todas as minhas escaladas, que será publicado em 2010”, revelou ele, dizendo que a próxima expedição será para o Pamir e Tien Shan (Kazaquistão, Quirguistão e Tadjiquistão), em julho e agosto.

Skoda desiste da Graciosa



05/02/ - 07:15


Na contramão da equipe britânica da Peugeot, que apesar de sofrer acidente na abertura do Intercontinental Rally Challenge, IRC, em Monte Carlo, a Skoda anunciou nesta quinta-feira que não vai participar da segunda etapa do campeonato. A prova será entre os dias 5 e 7 de março, no Rali da Graciosa, em Curitiba.

A equipe preferiu investir na preparação do novo carro Fabia S2000, para a etapa de Portugal, em maio – válida pela terceira prova do campeonato. Com a ausência da equipe, o piloto Juho Hanninen, um dos destaques do campeonato, não virá ao Brasil.

"Ainda precisamos desenvolver o novo carro. Esse modelo apresentou um bom rendimento desde o começo da temporada, quando apresentamos um ritmo surpreendente em Monte Carlo. Nós temos potencial, mas ainda é muito cedo para falar em título", disse Hanninen.

Está será a primeira vez que o Intercontinental Rally Challenge, IRC, um dos principais campeonatos de off-road do mundo, terá uma etapa na América do Sul.

Blumenau vira palco de Raid


06/02/ - 07:10



Blumenau será palco de uma das mais tradicionais provas de off-road do sul brasileiro. O 14º Raid Cidade de Blumenau será entre os dias 13 e 14 de fevereiro, em Santa Catarina. Originalmente prevista para o final do ano passado, a edição da corrida de regularidade teve de ser adiada por causa das enchentes na região.

A prova servirá também como encerramento da Copa Catarinense de Raid 2008. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.liciasc.com.br. O valor é de R$ 100,00 por dupla mais 5 kg de alimento não perecível por participante, não sendo cobrada inscrição para zequinhas.

A Recepção e confirmação das inscrições serão realizadas na sexta-feira, dia 13, a partir das 18 horas na sede do Jeep Clube de Blumenau.

A largada está prevista com o primeiro veículo da Categoria Máster às 10h01 na sede do Jeep Clube de Blumenau. A prova terá aproximadamente 80 quilômetros com duração de três horas não havendo posto de combustível no trajeto para reabastecimento. Os dez mais bem colocados das categorias Máster, Graduados e Jeep serão premiados.

Equipe brasileira não será afetada pela decisão da Mitsubishi



06/02/ - 107:08


Spinelli e Vívolo foram os brasileiros da Mit no Dakar

Após o anúncio da montadora japonesa Mitsubishi de não participar de provas de rali cross-contry em 2009, inclusive o Dakar (veja mais), por conta da crise econômica, a equipe brasileira da fábrica afirma que não será afetada por essa decisão.

A Mit-Brasil declarou, por meio de sua assessoria de imprensa, que “sente muito a saída da Mitsubishi das competições, mas que, por enquanto, a decisão não será a mesma no Brasil”. Este ano, Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo foram os representantes da equipe no Rally Dakar, realizada na América do Sul, e estão previamente confirmados para disputar o Rally dos Sertões, em junho.

Até às 12h30 desta quinta-feira (5), os pilotos e diretores da equipe não foram encontrados por nossa reportagem para comentar o assunto.

Saída internacional - A saída da equipe internacional da Mitsubishi das provas off-road é por tempo indeterminado. O anúncio da montadora japonesa aconteceu devido à crise econômica global. Em um comunicado, a direção da equipe declarou que a companhia irá concentrar-se mais em seus recursos.

Organização faz vídeo para divulgar o Carrasco 2009; confira

06/02/ - 07:00

Confira abaixo o vídeo da edição 2008 da Corrida de Aventura Carrasco, que aconteceu na Diamantina. A vitória foi dos paulistas da Team Xpresso, liderados por Marcio Franco.

A data da prova de 2009 ainda não foi divulgada, mas já é possível sentir um pouco da emoção e do que a organização planeja para este ano