sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Markolf Berchtold confirma presença no DH Urbano 2009

06/02/ - 07:23

O Campeão Pan-Americano e nacional em seis oportunidades, o catarinense Markolf Berchtold brigará pelo bicampeonato da Descida das Escadarias de Santos 2009, tentando repetir a conquista de 2003. Melhor brasileiro no ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI), modalidade MTB Down Hill, ele confirmou sua participação no evento e entra na condição de um dos favoritos ao título. A sétima edição da disputa será nos dias 14 e 15 de fevereiro, no Monte Serrat, em Santos (SP), reunindo pilotos de seis países, no masculino e feminino. A Rede Globo mostrará a prova ao vivo no domingo, dentro do Esporte Espetacular.

Markolf é uma das grandes feras do Down Hill no país e no circuito internacional. Aos 28 anos completará 29 no dia 9 deste mês -, o piloto catarinense tem uma série incrível de resultados expressivos em seu currículo. No ano passado garantiu o sexto título do Pan-Americano, o mesmo número de conquistas no Brasileiro e ainda unificou os títulos de Down Hill e 4X, ratificando o primeiro lugar no ranking nacional. Mesmo sem participar de muitos eventos no exterior, fruto da falta de patrocínio, ele terminou a temporada passada na 37ª colocação, sendo o melhor brasileiro na UCI.

De volta à Descida das Escadarias de Santos, Markolf reconhece a dificuldade da competição. “Não é a minha especialidade, já que costumo fazer descidas em trilhas de terra. É um evento diferente e que exige muita concentração e ousadia, já que há muito concreto por perto. Vamos tentar fazer o melhor e, quem sabe, repetir o desempenho de 2003 quando consegui terminar em primeiro”, explica o catarinense.

Com relação à temporada 2008, ele disse que foi bastante produtiva. “Ganhei o Pan-Americano e o Brasileiro, ambos pela sexta vez, e ainda participei de algumas etapas da Copa do Mundo, sendo que meu melhor resultado foi um 30º lugar no Mundial. Foi um ano muito bom e só lamento não ter conseguido disputar mais provas no exterior. Como estou sem patrocínio, fica complicado”, concluiu o ciclista, que atualmente corre pela cidade de Concórdia, em Santa Catarina, e tem apoio na parte de equipamento”, conclui.

A competição terá limite de 100 atletas. Eles terão pela frente o desafio de descer os 417 degraus da escadaria, totalizando 650 metros de percurso, com o menor tempo, em uma disputa de muita adrenalina e emoção. A programação oficial começará no dia 13, com o Congresso Técnico (obrigatório), a partir das 20 horas, na sede da Time Eventos, no edifício Yara Center, à Avenida Ana Costa, 100. No sábado, dia 14, as descidas livres começarão às 10 horas, ficando para o período de 11 a 20 horas as descidas cronometradas (em caso de chuva o término será às 18 horas) de todas as categorias. A partir das 20h30 está programada a premiação oficial de todas as categorias.

Para o domingo, dia 15, estarão reunidos os 20 melhores tempos do sábado no masculino e dois convidados e as cinco mais bem colocadas do feminino no dia anterior. As semifinais do masculino começarão às 9 horas. Às 10 horas começarão as finais, com cinco mulheres e dez homens, ficando a grande final com os cinco primeiros homens para as 11 horas. A premiação será logo após a chegada do último atleta.

Nenhum comentário: