terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Terceiro dia de prova, parece cedo, mas o Dakar começa a tomar forma

06/01/ - 13:10

Nasser venceu duas especiais

Deco Muniz, navegador e diretor de prova do RallySP, faz uma análise após três dias de prova do Rally Dakar. Acompanhe.

Nasser Al-Attyah/ Tina Thorner da BMW venceram a segunda de três especiais disputadas. Só não faturaram todas porque tiveram problemas e perderam quase cinco minutos na segunda etapa, por conta da navegação que se mostrou bastante complicada para todos participantes na região dos pampas argentinos. O piloto do Catar, ao lado da navegadora sueca, confirma a expectativa criada em cima da sua performance e dos resultados obtidos ao longo do ano de 2008 e demonstra ser favorito ao título (leia mais).

A esquadra azul da VW continua muito forte e competitiva, com Carlos Sainz/ Michel Perin ainda na liderança e disputando segundo a segundo com o carro 302 da BMW. Giniel de Villiers/ Dirk Von Zitzewitz permanecem sempre constantes no terceiro lugar na classificação final e no mesmo ritmo dos dois líderes.

O multicampeão Stephane Peterhansel, ao lado de seu navegador Jean-Paul Cottret, da Mitsubishi, fecha a lista dos carros que devem disputar a vitória da prova. A dupla tem competência de sobra e o piloto francês tem sangue frio e pilota demais, além de saber pilotar como ninguém na areia.

Tudo bem que o deserto ainda não chegou e que muita coisa pode mudar enquanto a prova estiver atravessando o Atacama, principalmente na décima especial em laço em torno da cidade chilena de Copiapó. Serão 670 km nas areias do deserto sob um forte calor e um clima extremamente seco, que vai exigir o máximo de carros, pilotos e navegadores, com certeza vai ser o dia decisivo do rali. Mas o que se viu hoje, na segunda maior especial de toda a prova, foi que essas quatro duplas vieram na mesma tocada, com um ritmo forte e os tempos muito próximos, já se destacando das demais equipes.

Problemas - Luc Alphand/ Gilles Picard tiveram problemas hoje e ficaram meia hora parados no trecho, parece pouco numa prova de 15 dias, mas em condições normais este tempo não se recupera mais no ritmo muito forte e muito igual dos outro quatro favoritos. Não se pode excluir da chance ao título as demais duplas das equipes oficiais: Nani Roma/Cruz Senra, da Mitsubishi, Mark Miller/Ralph Pitchford, da Volkswagen, além da grata surpresa do ritmo forte do argentino Orlando Terranova ao lado do navegador Alain Guehennec. Qualquer bobeira ou problemas aos “favoritos”, pode trazer grata surpresa a estas duplas. Os americanos da Hummer, Robby Gordon/ Andy Grider continuam em ritmo forte, devem terminar entre os primeiros, mas com chances remotas de vitória.

A que se lamentar os problemas ocorridos na primeira especial com os franceses Guerlain Chicherit/ Matthieu Baumel, da BMW, e dos alemães Dieter Depping/Timo Gottschalk, da Volkswagen, que tiraram qualquer possibilidade de vitória das duplas, que a partir de já, continuam a andar rápido, mas sempre com a função maior de ajudar os companheiros de equipe.

A dupla Masuoka/ Maimom teve problemas no domingo (4) e está fora da prova. Na segunda, Alphand/ Picard perderam minutos preciosos. O novo modelo Lancer, demonstra ser extremante rápido e competitivo, o carro tem toda a tecnologia e a competência da marca dos três diamantes, mas a falta de quilometragem do carro pode trair os planos da montadora japonesa.

Enfim, faltam ainda 12 dias, muita coisa pode acontecer, mas os favoritos começam a mostrar suas caras e principalmente os seus carros.

Nenhum comentário: