terça-feira, 14 de outubro de 2008

SERGIO LOVECE DÁ DICAS DE COMO PREPARAR SUA BIKE


O especialista Sergio Lovece aconselha aos participantes de provas de resistência que façam em suas bikes a checagem de itens como: blocante da roda dianteira e traseira, pressão dos pneus (50 lbs, em média), pastilhas de freio e regulagem do câmbio. "A checagem desses itens é fundamental para que os competidores minimizem o risco de ter algum problema durante o percurso", lembra Lovece.

Ter em mãos um kit de reparos com câmara reserva, kit de remendo, par de espátulas, bomba e chave allen, pode ajudar muito em casos de emergência.

Para se ter segurança numa trilha é necessário confiar no equipamento, e isso só é possível se todas as peças e conjuntos mecânicos estiverem em perfeito estado. "Lubrificar as correntes com o óleo Finish Line, de baixa viscosidade, é, sem dúvida, uma boa opção para quem participa de provas de longa distância", aconselha Lovece. Para provas curtas, apenas uma boa lubrificação é suficiente.

A bike, com o tempo sofre desgaste natural, fazendo com que suas partes móveis ­- freios, câmbios e suspensão - cedam e passem a não funcionar corretamente. Os freios e câmbios (com exceção dos hidráulicos) são acionados por cabos; logo acabam cedendo e afrouxando, devendo assim ser reapertados e regulados no ponto certo. No caso dos freios ainda há o desgaste das sapatas.

Após a prova é fundamental uma revisão na bike, pois há grande desgaste de itens como freio e câmbio, desalinhamento da roda e desgaste da pastilha. Isso sem falar na oxidação de parafusos e correia. "A realização de revisões periódicas prolonga a vida útil das peças e dos componentes da bike", finaliza Lovece.

Nos desafios que exigem mais do equipamento, como a Haka MTB, é preciso estar ainda mais atento à questão. A prova foi realizada dia 4 de outubro, em São Roque (SP) e teve como categorias, a Pró (50 quilômetros) e a Sport (35 quilômetros). Nos dois casos, os competidores – e, consqüentemente, as bikes – enfrentaram terrenos difíceis, como subidas íngremes, longos downhills (descidas, que exigem bastante da suspensão), terrenos pedregosos. Para os atletas, todos esses desafios são pura diversão. Para as bikes, um teste de resistência.

4 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito das dicas do Sérgio Lovece,ele realmente se não for o melhor é um dos melhores Experts do mercado de bikes do Brasil...Sérgio, parabens pela reportagem .
Bjs.Ana Lia

Unknown disse...

Gostei muito das dicas do Sérgio Lovece,ele realmente se não for o melhor é um dos melhores Experts do mercado de bikes do Brasil...Sérgio, parabens pela reportagem .
Bjs.Ana Lia

Anônimo disse...

Sérginho ... gostei das dicas.
Bjs.
Renata Lemos

Anônimo disse...

É por isso que só compro minha bike na Ciclovece,
Marcos Antonio Salles