sexta-feira, 15 de maio de 2009

Big Biker: Confira as dicas de Adriana Nascimento e Odair Pereira para pedalar no frio

Um dos grandes obstáculos que aguarda os 900 atletas que irão largar na manhã de domingo (17) na 2ª etapa do Big Biker, em Santo Antônio do Pinhal (SP) é o frio. A previsão é de geada e temperatura em torno de 3ºC no período em que ocorrerão as largadas das categorias Pro e Sport.

Apesar do percurso mais curto nesta etapa, com 54 e 46 quilômetros, o grau de exigência físico será super alto graças ao percurso com subidas íngremes, descidas travadas e técnicas e as temperaturas “desagradáveis” para muitos.

Adriana Nascimento, nove vezes campeã brasileira de mountain bike, é presença garantida na prova, e dá suas dicas para os atletas encararem o percurso sem sentir o frio atrapalhar seu desempenho.

O primordial para ela é o uso de manguito e pernito, as proteções para braços e pernas destacáveis, que o atleta tira rapidamente após estar aquecido e as guarda na mochila. “Vai estar um dia lindo de sol, porém gelado. É importante que todos se protejam do frio antes da largada e tomem cuidado com a hidratação, pois o clima frio engana. O tempo frio e seco faz a pessoa suar sem que fique extremamente molhado e a hidratação correta é primordial. A desidratação pode acontecer sem que o atleta perceba”, alerta a atleta.

Mais um papel fundamental da hidratação é em sua função na respiração. “O ar seco, como o que vamos encontrar, dificulta a respiração. O ar quando passa pelo nariz, é aquecido e umidecido pelo nosso organismo, por isso devemos estar bem hidratados para que a respiração não fique prejudicada”, explicou Adriana.

Odair Pereira, campeão panamericano de MTB, e que também estará competindo na Elite do Big Biker, dá a dica do uso de camisa de manga comprida e camisa de tecido de secagem rápida embaixo no uniforme ou da camisa especial de bike que o atleta usará na competição, para manter o corpo sempre seco e aquecido.

Antes da largada Adriana Nascimento ressalta o aquecimento como o primeiro passo na preparação. No meio da manhã as temperaturas devem passar dos 10ºC, de acordo com Adriana, então todos estarão com o corpo quente e com o clima mais ameno, podendo tirar algumas proteções. Outro alerta é para o uso de protetor solar. “O sol vai estar mais forte por causa da geada. O uso do protetor é indispensável”.

Carboidratos e energia - Outra preocupação que o atleta deve ter é com relação a alimentação. O exercício físico no frio consome mais energia que o comum, por isso a atenção deve ser redobrada com os carboidratos ingeridos antes e durante o percurso.

Odair lembra que o atleta não deve aumentar a quantidade de carboidratos ingeridos no dia anterior e não deve sair de sua normalidade, já que isso pode causar alguma indisposição no organismo e fazê-lo sentir-se mal na competição. “O ideal é manter-se sempre aquecido. Eu recomendo o uso de luvas de dedo fechado e corta vento, que tem rápida secagem e não causa desconforto ao atleta, e protegerá do frio principalmente na descida”, disse.

Ele considera “fatal” ao desempenho do atleta um café da manhã antes da prova pobre em carboidratos ou a falta de alimentação antes da largada. “Isso pode dar problemas do meio da competição em diante”, afirmou Odair.

Cruzar a linha de chegada do Big Biker não significa que todos os cuidados e problemas acabaram. “Assim que o atleta chegar, ele deve se alimentar, repor os carboidratos, trocar de roupa, pois estará todo suado, e se reidratar”, contou Adriana Nascimento. "Essa vai ser a prova mais difícil do ano, mas a mais bonita também".

Nenhum comentário: