sábado, 13 de dezembro de 2008

Copa da República volta ao Rio de Janeiro

13/12/ - 07:49

Os principais ciclistas de estrada do país, no masculino e feminino, estarão em ação no mês de dezembro, mais precisamente no dia 21. Trata-se da sétima edição da Copa da República, disputa que reúne as principais equipes e ciclistas no Brasil. O evento ocorrerá justamente no local onde foi realizada sua primeira edição, em 2002: em um circuito montado no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.

A Copa da República é uma das mais importantes do calendário nacional e valerá pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CB). A largada está programada para as 10h30, com transmissão ao vivo dentro do Esporte Espetacular.

O retorno ao local onde tudo começou. Depois de passar por Brasília e Belo Horizonte, a disputa volta ao Aterro do Flamengo. Ali, em 2002, o ciclista Rodrigo “Morcegão” de Brito venceu a edição de estréia, dando início a uma das disputas mais interessantes do calendário.

Com percurso curto, o evento exige bastante atenção dos atletas, seja na preparação, seja na tática a ser adotada. “É um resgate da história da própria disputa, justamente em um circuito que agrada a todos”, explica Thadeus Kassabian, diretor de operações da Yescom.

Na Copa da República todos os participantes são convidados. No masculino, a disputa será por equipes, com no mínimo quatro e no máximo seis competidores. Participarão 15 equipes, sendo as 13 melhores do ranking e mais duas convidadas dos organizadores. Serão premiados os cinco melhores no individual, a equipe campeã e prêmios por Metas Volantes.

No feminino participarão as 30 ciclistas mais bem colocadas no ranking nacional. Haverá premiação para as cinco mais bem colocadas e por meta volante.

No ano passado, a 6ª edição foi disputada em Belo Horizonte, com chegada na Praça da Liberdade. Nilceu Aparecido Santos, da equipe Scott/Marcondes Cesar/Fadenp, de São José dos Campos, foi o vencedor no masculino, enquanto Márcia Fernandes Silva, do Clube Fernandes de Ciclismo, de Goiânia, ganhou no feminino.

Nenhum comentário: