sábado, 13 de dezembro de 2008

Minha aventura: Um mergulho nas águas cristalinas de Búzios


13/12/ - 07:34

por Felipo Grossi Togni


Decidimos visitar a cidade de Armação dos Búzios para mostrar os espécimes de corais que povoam a costa do Rio. Estamos rumando para o Sul do país, em busca dos espécimes de corais mais raros do Atlântico.

Saímos de Belo Horizonte no dia 20 de Janeiro de 2008 com um clima ameno e céu nublado. Pelo caminho a cor azul pintou o horizonte e o ânimo encheu nossos pulmões com palavras de otimismo. “Estamos indo em direção à Costa Sol!”

O passado de Búzios foi escrito por índios e franceses, por guerras e pela pesca artesanal. Compreendemos que a pesca artesanal é realizada por barcos de pequeno porte, que tenham menos de 10 tonelagens de arqueamento bruto e até 10 metros de comprimento. Em Búzios a comunidade caiçara é unida. E mesmo com todas as dificuldades impostas pelos ventos, todas as manhãs os pescadores deixam a praia do canto em direção ao mar. Mesmo com o progresso e a globalização os valores da profissão não se dissolveram. Os pescadores são respeitados e protegidos por lei que lhes resguardam o direito de pesca em uma área de preservação ambiental.

Hoje Búzios é uma cidade cosmopolita e atraente. A praia de João Fernandes é um berçário da fauna marinha. São cardumes de Sargos de Beiço, Sardinhas e Barracudas.
A apenas 434 Km de Vitória, Búzios está localizada no litoral norte do Rio de Janeiro em uma península de 8km batizada com o mesmo nome.

Atravessamos a península de Armação dos Búzios na tarde de domingo. Após a cansativa jornada caímos na cama. Mas foi ainda de madruga que São Pedro nos acordou com vento e muita chuva dizendo que nossos três dias de estadia poderiam se prolongar um bocado.

O que geralmente ocorre por aqui é que o vento leste além de manter amena a temperatura, com média anual de 26ºC, também mantém a chuva bem longe. São menos de 100mm de chuva nos meses de verão, apenas a metade do que chove no norte paulista nesta mesma época.

Enfim o sol - Felizmente na manhã de quarta-feira estiou. E já na quinta-feira o sol raiava sob o mar iluminando as profundezas e melhorando a visibilidade.

Embarcamos a bordo do Ciliares em uma operação de mergulho da Casa Mar Dive Resort e rumamos em direção ao costão rochosos da Ilha dos Gravatás.

Se quer mergulhar em Búzios venha durante o inverno; mas como estamos em Janeiro e a temperatura do mar deve estar em agradáveis 23ºC, bora pra água!

O Brasil não é um país famoso por seus recifes de corais, mesmo abrigando o maior recife do Atlântico Sul. Nossa flora subaquática é composta por poucos espécimes, que em sua maioria são endêmicos. Em toda a costa do Rio de Janeiro vivem apenas sete espécimes de corais, dos quais dois são endêmicos da costa Brasileira.

Depois de um bom mergulho a rua das pedras é uma boa pedida. E desfrutar de uma tradição de mais de 23 anos comendo uma crepe no Chez Michou garante a satisfação do apetite.

Nenhum comentário: