sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Acidente de Sainz equilibra o Dakar

16/01/ - 06:30

Com a saída de Carlos Sainz, o Rally Dakar ficou ainda mais equilibrado. Vencedor da etapa desta quinta-feira, Giniel de Villiers/ Dirk Von Zitzewitz assumiu a liderança na classificação geral da prova, apenas 2min35s à frente de Mark Miller/ Ralph Pitchford, que também terminaram o dia no segundo lugar. Robby Gordon e Andy Grider ficaram na terceira colocação, tanto no dia quanto na geral.

“Foi uma etapa muito difícil. Em alguns trechos, andávamos 15 minutos em círculos até achar o caminho correto. Estava bem perigoso e a areia era bem fofa. Nós paramos a primeira vez para acertar os pneus. A segunda parada foi num grande cânion. Meu navegador teve que sair do carro para achar um caminho fora dali. Foi um dia muito complexo”, analisou Giniel de Villiers, da Volkswagen, que também conquistou os Sertões.

Líder na maior parte do tempo neste Dakar, Carlos Sainz teve de abandonar a prova depois de sofrer um acidente, que causou uma fratura no ombro do navegador francês Michel Perin. “Nós cometemos um pequeno erro na primeira parte. Pegamos a direção errada no cruzamento Y, mas não foi ruim porque acabamos na trilha correta. Estávamos colados no Giniel, que começou a etapa cerca de 10 minutos atrás de nós. Ou seja, estava quase tudo certo. Depois, houve outro ponto determinante, onde estava escrito perigo. Mas, na verdade, deveria estar escrito extremamente perigoso. O carro atrás de nós, com Nani Roma, teria caído no mesmo buraco se nós não tivéssemos sofrido o acidente”, contou Michel.

Os brasileiros Jean Azevedo e Youssef Haddad terminaram o dia na 24ª colocação e ocupam o 18º posto na geral.

Classificação da 12ª etapa
1) Giniel de Villiers/ Dirk Von Zitzewitz (Volkswagen) – 4h06min43s
2) Mark Miller/ Ralph Pitchford (Volkswagen) – a 16min17s
3) Robby Gordon/ Andy Grider (Hummer) – a 25min27s
4) Dieter Depping/ Timo Gottschalk (Volkswagen) – a 42min02s
5) Leonid Novitskiy / Oleg Tyupenkin (BMW) – a 55min25s

Classificação geral após 12 etapas
1) Giniel de Villiers/ Dirk Von Zitzewitz (Volkswagen) – a 43h46min58s
2) Mark Miller/ Ralph Pitchford (Volkswagen) – a 2min35s
3) Robby Gordon/ Andy Grider (Hummer) – a 1h18min58s
4) Erick Tollefsen/ Quin Evans (Nissan) – a 5h48min21s
5) Krzysztof Holowczyc/ Jean Marc-Fortin (Nissan) – a 6h44min42s

Nenhum comentário: