quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Número 1 em maratona, Julyana Machado segue confiante para o Iron Biker


16/10/08 - 08h28

Atleta venceu a Volta de Santa Catarina

Biker diz que irá estudar adversárias




A atleta Julyana Machado, da equipe Sundown, está tranqüila para a prova do Iron Biker, que acontece nos dias 18 e 19 de outubro, em Mariana e Ouro Preto. Confiante, ela vai para a prova após a vitória da Volta de Santa Catarina na última semana. Ela garantiu o título após dois primeiros lugares e dois segundos lugares nas quatro etapas da prova, que teve ao todo 220 quilômetros de percurso.

Aos 31 anos, a atleta completou oito anos no mountain bike e a rotina de treinos é intensa. “Treino todos os dias de manhã, trabalho a tarde e estudo a noite”, contou a futura advogada, moradora de Brasília (DF). “Tem muita dedicação nisso também. Deixo de fazer muita coisa pelo mountain bike e claro que tenho o apoio da minha família”, explicou ela.

Para fechar o ano, Julyana busca a vitória no Iron Biker, porém já é a número 1 no ranking nacional de maratona. “Eu fui pra Santa Catarina buscando ser a número um, e agora mesmo que eu não ganhe o Iron Biker, qualquer outra mulher que vencer não me alcança, então eu fico no primeiro lugar”, explicou.

O sucesso do Iron Biker, para Julyana, é graças às belezas da região de Mariana e Ouro Preto, e confessa que no início de sua carreira, em 2000, se empolgou com a competição e passou a treinar para corre-La. “Comecei a pedalar mais velha, aos 23 anos, influenciada pelo meu irmão que é atleta. Conheci o Iron Biker e treinei para ir correr esta prova”, relembra.

Sobre a prova, ela alerta os participantes para a hidratação, já que a região onde serão disputados os percursos é muito quente. “Cuidado também na largada, para quem for largar no pelotão da frente. Em Mariana é muito perigosa a saída e tem risco de acidente”, alerta a experiente biker.

Campeã Brasileira de Maratona, em 2005, e campeã pan-americana por equipe, com Ricardo Pscheidt, Henrique Avancini e Daniel Carneiro, na equipe Sundown, em uma disputa feita na Patagônia, os títulos mais importantes para Julyana Machado, a atleta se surpreendeu com o número de atletas estrangeiras inscritas no Iron Biker.

As concorrentes - Para conhecer melhor as concorrentes de fora do país, Julyana diz que irá buscar os resultados delas na internet, para saber como estão preparadas, porém já tem um desafio declarado. “A ‘carta marcada’ é a italiana Sandra Klomp, porque nunca consegui vence-La. Mas vou estudar todas as minhas adversárias”, declara.

Julyana promete marcação nas outras atletas desde a largada, inclusive nas suas oponentes brasileiras. “Na largada é que veremos quem está bem. Mas não é porque elas largarão lá na frente que elas vão vencer. A vitória vem com a cabeça, ao longo do percurso”, avisa

Nenhum comentário: