quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Com danos estruturais, Delta Lloyd abandona 4ª perna da Volvo Ocean Race



28/01/ - 14:55


Delta Lloyd é o 3º barco a suspender a regata


Barco retorna para Taiwan onde fará os reparos

Mais um barco entrou para a lista de abandonos da 4ª perna da Volvo Ocean Race. O Delta Lloyd, último a entrar para a regata, não pode continuar seu caminho de Cingapura para Qingdao graças a quebra de uma antepara de proa com delaminação. A tripulação bombeou a água para fora do barco para evitar maiores danos e retornam para o porto de Keelung, em Taiwan.

Momentos antes de anunciarem a suspensão da regata, o comandante Roberto Bermudez e sua tripulação, que conta com a recém-chegada do brasileiro André Fonseca, o Bochecha, ouviram a quebra da antepara, que arrancou a vela mestra e assim foi inevitável a atitude de recuar à Taiwan. “Estamos muito desapontados porque queríamos muito ir bem nesta perna, mas o Chunny (comandante) não toma nenhuma atitude que coloque em risco a sua tripulação”, contou o tripulante de mídia, Sander Pluijm.

“No momento que ouvimos a quebra estávamos velejando com a genoa. Com o frio da China se aproximando, seria irresponsável continuar na regata. Avisamos a guarda costeira e começamos o procedimento de segurança. Devido à laminação, o casco começa a absorver água, o que amolece a proa, o que torna sua quebra muito fácil caso bata em uma onda. Por isso, a equipe fechou a antepara estanque da proa”, disse Pluijm.

Com a saída do Delta Lloyd, somente Telefonica Blue, na liderança, Puma e Ericsson 4, empatados à 31 milhas do barco espanhol, e o Green Dragon prosseguem na disputa, porém o último colocado se distancia 542 milhas náuticas de Qingdao, na China, enquanto os três primeiros têm 215 e 246 milhas náuticas, respectivamente, para o fim da etapa.

Nenhum comentário: