segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Paulo Pichini e Lourival Roldan em teste de resistência no Dakar


05/01/09 - 09:44

Pichini continua otimista no Dakar

O sonho da maioria dos pilotos de off-road é correr o Rally Dakar, o maior do mundo, que neste ano acontece na Argentina e no Chile com 9.574 quilômetros. Paulo Pichini realiza este sonho este ano, ao lado do experiente navegador Lourival Roldan, porém nem toda a experiência em ralis longos e exaustivos como esse tem sido suficiente para eles. A dupla contou com um “teste de resistência” na segunda especial da competição, neste domingo (4), que não estava em seu road book.

O percurso do dia começava em um terreno lotado de uma areia muito fina chamada fesh fesh que impregnou no carro de Pichini e Roldan. A partir do quinto quilômetro da trilha eles começaram a ficar sem embreagem graças à areia e no quilômetro 30 ela esgotou-se.

“Ficamos parados esperando ajuda. Eram meio dia e nosso caminhão de apoio rápido nos alcançou. Mas a troca da embreagem não foi simples, complicou-se e foram necessárias 7 horas para deixarmos o carro pronto para voltar à prova" contou Lourival.

"A partir daí achamos que nossos problemas estavam resolvidos, mas apenas 3 quilômetros depois lá se foi nossa embreagem novamente. Graças a Deus, desta vez, o carro conseguiu rodar e assim, fiz os 800 quilômetros que ainda faltavam para a chegada trocando marcha no tempo", conclui Pichini

Para que um competidor não seja desclassificado do Dakar, ele precisa obrigatoriamente largar todos os dias e finalizar todas as especiais, da maneira que for possível. Além disso, há uma média de 30 check points em todos os percursos das 14 especiais e só podem ser descartados, no máximo, dois check points pelos pilotos. Caso contrário, há desclassificação.

Mais Sustos - Como se não bastasse todos os apuros que a dupla passou para conseguir finalizar a etapa do dia, um pneu estourou no deslocamento de 600 quilômetros, mesmo o terreno sendo de asfalto.

"Fui um susto! O pneu estorou de repente, controlei o carro e pensei: caramba, hoje deve ser o nosso dia de teste de resistência. Mas, tudo bem, não vamos desistir. Estou no Dakar, nada aqui é fácil, vim para superar tudo isso, não vou me deixar abater", desabafou Paulo Pichini, que só conseguiu chegar ao parque de apoio

Nenhum comentário: