segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Barcos da VOR largam de Cochin rumo a Cingapura

15/12/08 - 12:28

No último sábado, as embarcações da Volvo Ocean Race largaram da cidade indiana de Cochin para mais uma perna da volta ao mundo. A próxima parada dos competidores acontece a cerca de 3.611 quilômetros (1950 milhas náuticas), no porto de Cingapura.

Esta é uma das pernas mais curtas da competição e possui mais um portão de pontuação, no Estreito de Málaca, entre a Indonésia e a Malásia.

A região em que a flotilha se encontra, ao sul do Sri Lanka, possui ventos fracos, entre 10 e 15 nós – cerca de 18 a 28 km/h – e os competidores seguem muito próximos uns dos outros. Na liderança está a embarcação comandada por Torben Grael, o Ericsson 4, seguida por apenas uma milha náutica (1,85 quilômetros) de distância do Puma. O Telefonica Blue, terceiro colocado, está a duas milhas náuticas dos líderes.

O brasileiro Torben, há mais de 30 horas velejando na terceira perna da competição, afirma que as condições climáticas da região estão ótimas. “A temperatura no exterior do barco é ótima para velejar. Precisamos apenas uma camisa para nos proteger do sol. Dentro do barco é outra história, o calor nos faz suar continuamente e não é agradável até mesmo para descansar tranqüilamente”, contou.

Na última colocação, distante 63 milhas náuticas – aproximadamente 116.68 quilômetros – dos líderes, está o barco de Roberto Bérmudez, o Delta Loyd. “Se tivermos sorte, vamos estar em Cingapura no Natal. Tudo o que eu quero para o fim deste ano é um pódio no final”, contou o navegador Matt Gregory.

A previsão de chegada dos barcos está entre os dias 20 e 25 de dezembro, em Cingapura.

Nenhum comentário: