quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Centro Excursionista do Rio de Janeiro comemora 70 anos



22/01/ - 07:40


Centro comemorou 70 anos de existência

No dia 20 de janeiro, o Centro Excursionista do Rio de Janeiro – CERJ –, comemorou 70 anos de existência. Para sua fundação, em 1939, foram necessários 45 dias de discussões, reuniões, criação da ata, regras e estatuto.

O Centro foi um projeto de Oscar Faustino Azambuja, sócio e guia do Centro de Excursionista Brasileiro – CEB –, para fundar uma organização nos moldes do antigo clube e contou com a ajuda de muitos membros do CEB, como os irmãos Trajano, José Bonifácio e Thales Garcia de Paula, Hans Holl, José Guimarães, Jorge Moreira Gomes e outros durante os anos que se seguiram.

No sábado seguinte à fundação, no dia 22 de janeiro, aconteceu a primeira excursão do CBE. Seu destino foi a Pedra da Gávea, montanha escolhida como símbolo do clube. A primeira turma, de sábado, foi colhida por forte temporal, vindo a se encontrar com a segunda turma, de domingo, ainda no Alto da Boa Vista. De lá, pegaram o caminho da Chaminé Elly, chegando ao cume da Gávea às 15h10 de domingo.

Ainda em 1939, o CBE conquistou a Chaminé Moganga, no morro de mesmo nome e funda a primeira escola técnica de guias do Brasil. Em 1945, por conta de um decreto-lei, somente a agremiação máxima do excursionismo, a União Brasileira de Excursionismo, poderia usar a palavra "brasileiro". O CBE, adaptando-se a nova lei, vira então Clube Excursionista Rio de Janeiro. Já em 1973, por conta da compra da nova sede, a palavra "Clube" é trocada por "Centro"

Nenhum comentário: