quinta-feira, 5 de março de 2009

SRAM XX - Crítica sobre o novo grupo para MTB.

Será que pode ser uma crítica?
O novo grupo SRAM-XX, anunciado nesta semana, deixou os bikers loucos. Com isso, várias dúvidas, questionamentos e perguntas surgiram ao longo desses dois dias de publicação.

Como o tal teve grande repercussão, decidi o que acho, baseado nas fotos e informações oferecidas pela própria SRAM.

Podemos dizer que ele “nasce” com a mesma idéia e semelhança do grupo de estrada (RED), mas para o MTB XC; atingindo o público profissional ou até mesmo aquele biker que sempre busca algo superior como produtos altamente qualificados.

O seu peso de 300 gramas a menos do que o XTR (sem os cubos) impressiona. Analisando os fatos de que a gigante americana nem pensa em fabricar cubos, isso reforça uma possível vinda de rodas montadas (cubos, raios e aros), já que a mesma comprou recentemente a ZIPP. Podem esperar que não vai demorar para “belas rodinhas” surgirem.

Pelo lado dos freios, o rotor de disco aparece com o centro de alumínio, seguindo a tendência de outros freios top. É a primeira vez que a SRAM faz um rotor assim. O cassete promete ser uma peça e tanto também. O espaçamento das catracas será diminuído, similar aos das catracas de speed de 10 velocidades, para encaixar no núcleo de 9 velocidades.

Agora vamos cair na real. A relação de 2x10 não é para qualquer um. Com certeza vai ter bikers que vão preferir 3x10. Então, isso significa mais uma novidade - o primeiro grupo de 30 marchas para MTB. Será?

De qualquer forma, pode usar sem nenhum problema essa quantidade de marchas. O único problema talvez seja a compatibilidade do câmbio dianteiro em relação ao curso da coroa tripla. Já que não temos informações concretas de todo o sistema que a XX apresenta. Mas creio que não tenha problema realmente.

Pode relaxar e esperar. Pois teremos mais notícias e muitas fotos concretas em breve, em um dos maiores eventos ciclísticos que existe, o Sea Otter Classic. Que por sinal, a própria SRAM é o patrocinador master. Enfim, a dona da festa.

Nenhum comentário: