quinta-feira, 5 de março de 2009

Programação da Graciosa começa nesta quinta-feira


05/03/ - 11:30

Peugeot em ação

A expectativa é grande para o início do Rally Internacional de Curitiba, antigo Rally da Graciosa. A programação oficial começa nesta quinta-feira, na capital paranaense. O público poderá conferir alguns dos principais carros e pilotos do mundo, na prova, que pela primeira vez, valerá pontos para o Intercontinental Rally Challenge (IRC), para o Sul-Americano e para o Brasileiro da modalidade.

Os carros do IRC fazem a sua estréia em solo brasileiro a partir desta quinta com o shakedown – a única chance para os pilotos testarem os equipamentos antes do início das especiais. A atividade está agendada das 7h até 11h. Será o início de um dia longo.

Logo após o shakedown, os carros partem para a Boca Maldita, no centro de Curitiba, para a largada promocional, marcada para 15h30. De lá, vão até o Parque das Pedreiras, para uma apresentação oficial seguida de encontro com a imprensa para entrevistas, com início previsto para 18h30. Com uma agenda tão apertada, não vai dar nem tempo de mexer nos carros. Mas eles nem poderiam, mesmo. A vistoria técnica oficial foi feita nesta quarta-feira e, de agora até o início das especiais, os carros ficam como estão.

De acordo com o regulamento, a direção de prova autoriza apenas pequenas mudanças, como uma troca de pneus, por exemplo. E será exatamente no shakedown que os pilotos decidirão os detalhes que pretendem mudar nos carros. Eles vão percorrer um trecho de quatro quilômetros próximo de Bocaiúva do Sul. Cada piloto deve passar três ou quatro vezes pelo ponto – que não faz parte dos trechos escolhidos para o rali. Um deles, aliás, terá um passageiro bem especial. É o atual campeão Nicolas Vouilloz.

Por alguns instantes, ele pilotará ao lado do vencedor da temporada passada do WTCC, o francês Yvan Muller. O encontro entre eles será no Parque de Apoio do rali, no Autódromo Internacional de Curitiba, às 9h30. De lá, partem para o ponto do shakedown. Os pilotos farão o teste já com uma boa idéia do que precisam para as treze especiais previstas no Rally Internacional de Curitiba: nesta quarta-feira, eles completaram a fase de reconhecimento dos trechos, que levou dois dias.

Nenhum comentário: