quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Fabiano Kenzo faz balanço da corrida de aventura; Lei de Incentivo ao Esporte deve ajudar categoria em 2009

19/02/ - 07:52

Kenzo podena renovação como processo natural do esporte

Com a promessa de novos nomes no esporte, a corrida de aventura inicia o ano de 2009 com uma boa fase no quesito provas e circuitos, de acordo com o presidente da Associação Paulista de Corrida de Aventura, Fabiano Kenzo.

“Em 2008 tivemos uma fase meio nebulosa, uma época ‘das trevas’. Entre o começo de 2008 e o meio do ano foi uma época muito ruim, muitos organizadores pensavam em parar. Começou com o EMA Remake um movimento de melhoria, em agosto, e o ano terminou muito bom, com muitas provas. Este ano estamos melhor ainda, com organizadores novos, como o Zé Pupo”, avaliou Kenzo após a premiação da APCA aos melhores do esporte no ano de 2008, que aconteceu na última terça-feira (17), em São Paulo (SP).

Com relação à saída de alguns atletas e a mudança de foco de outros, que deixam a elite da corrida de aventura, ele pondera que é algo natural no esporte. “Com relação aos atletas é natural, é um ciclo. Começa, tem um apse, termina e recomeça o ciclo de novo. O Zé Pupo está saindo, sua equipe também, mas está entrando equipes novas, como a Camamu e outras que estão surgindo fortes. E eu vejo, de fato, que a corrida de aventura está numa fase de ascensão não muito agressiva mas está se sedimentando, com organizadores novos se estabelecendo, outros se consolidando, como é o caso do Professor Léo, do Haka Race”, considerou o presidente.

Fabiano contou que a APCA espera até o fim desta semana a resposta de um Projeto de Trabalho baseado na Lei de Incentivo ao Esporte. “Isso vai ser um marco. A partir daí vamos aceitar vários projetos e teremos o que não tivemos até hoje, que é o incentivo financeiro”, revelou.

Kenzo conta ainda que caso seja aprovado o projeto pela Lei do Incentivo, a APCA irá organizar um dos circuitos mais esperados, o Circuito Paulista de Corrida de Aventura.

Mudanças para 2009 - João Castro, vice-presidente da APCA, considerou a premiação de 2008 como um marco no esporte, porque as anteriores, segundo ele, não eram tão criteriosas e deixavam de premiar os verdadeiros merecedores na corrida de aventura.

“Buscaremos no próximo ano premiar não só os atletas, mas a imprensa, fotógrafos, jornalistas, videomakers, o pessoal que faz toda a estrutura do esporte, as empresas que mais patrocinam a corrida de aventura. Tentaremos fazer uma divisão mais justa na premiação das provas por quilometragem, e começaremos a acompanhar tudo isso desde já para ver a evolução de todos e quem sabe não precisaremos nem de votação. Faremos a premiação pelo histórico de evolução de todos”, prometeu João.

Nenhum comentário: