quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Casal passará Ano Novo abrindo via na Serra da Mantiqueira

10/12/08 - 07:12

O casal Márcio Bortolusso e Fernanda Lupo passarão a virada do ano de uma maneira completamente diferente. Eles irão escalar o Pico Sem Nome, pela face oeste, que é o pico mais isolado do Maciço dos Marins, na Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e Minas Gerais.

Com 2.421 metros, o Pico irá receber o casal e suas camas de alpinismo que serão penduradas no monte. Em 2003, Bortolusso e seu companheiro Chander Cristian foram os primeiros a escalar uma das montanhas do Maciço. Após 14 horas transportando 140 quilos de equipamentos, levaram 10 dias para vencer a imponente Face Leste do Pico Principal, dormindo pendurado por 7 dias, sofrendo com temperaturas negativas que chegavam a congelar o orvalho noturno

Os escaladores calculam que subirão ao cume em uma semana. Eles irão abrir novas vias, e levarão de 20 a 30 horas iniciais para abrir um caminho. Os riscos, além dos óbvios, são por conta do desconhecido caminho que eles seguirão. Pode haver deslizamento de partes do morro e a chegada ao cume ainda é uma incógnita porque nunca algum escalador tentou o feito pela Face Oeste.

Para Fernanda isso não é novidade, já que ela se dedica a abrir vias de escalada, fixar as proteções nas rochas, e explorar montanhas desconhecidas.

Em caso de emergência, Márcio e Fernanda contam com o fato de que equipes de socorro teriam muita dificuldades para chegar ao local. Para se precaverem, eles levam um kit de sobrevivência e um localizador satelital que manda uma mensagem para o celular de alguns escaladores com o exato local que eles estiverem.

A opção de pedido de socorro para escaladores e não para a equipe dos bombeiros, é que somente uma pessoa muito especializada conseguirá a um local tão inóspito.


Anúncios Google

Nenhum comentário: