terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Temporada 2009 começa em janeiro, com a IX Copa América de Ciclismo


23/12/ - 06:55

Prova será no dia 4, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos

São Paulo - O calendário de ciclismo para a temporada 2009 começará no dia 4 de janeiro, em São Paulo. O evento de abertura será mais uma vez a Copa América de Ciclismo, em sua nona edição, já consagrada como um dos mais tradicionais e importantes eventos do Continente. Os principias ciclistas e equipes do país e representantes da Argentina, Uruguai e Estados Unidos participarão do evento, que valerá pontos para o rankings nacional e da União Ciclística Internacional (UCI). Já no feminino, estarão competindo as melhores atletas do ranking nacional individual. Após a experiência no Rio de Janeiro no começo deste, a prova de 2009 voltará às suas origens, sendo realizada no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos.

A programação do evento prevê a largada do feminino às 7h45, para um total de sete voltas, ficando o masculino para as 9h30, com 18 voltas. Rede Globo de Televisão mostrará a prova masculina ao vivo para todo o país, dentro do Esporte Espetacular.

Em sua nona edição, a Copa América já se tornou uma referência no ciclismo das Américas. Criada pela Yescom em 2001, com o apoio da Rede Globo, a competição teve e continua tendo papel importante no desenvolvimento do ciclismo nacional nos últimos anos. Afinal, o evento revolucionou a modalidade, obtendo maior visibilidade para o esporte em televisão aberta, ale de atrair patrocinadores e motivar o aparecimento de novos valores. Foi a partir da Copa América e, especialmente, de seu sucesso, que a Yescom introduziu outros importantes eventos internacionais de ciclismo, como a Volta do Estado de São Paulo, Copa da República e Bicicross America’s.

A IX Copa América reunirá 20 equipes convidadas, sendo as 15 mais bem colocadas no ranking nacional masculino, além de cinco equipes estrangeiras. Cada time poderá ter no máximo seis e no mínimo quatro atletas, sendo que o limite de competidores será 120. Estes terão pela frente o técnico circuito do autódromo de Interlagos, com 4.309 metros de subidas e descidas que exigem bastante dos competidores. Serão premiados os dez primeiros colocados, além dos dois melhores nas Metas Volantes e a três equipes mais bem colocadas.

Para a Elite feminino, a disputa contará com 30 ciclistas convidadas, tendo como base o ranking individual da Confederação Brasileira de Ciclismo. O sistema de premiação incluirá a as dez primeiras no geral e as duas melhores em Metas Volantes.

A VIII edição foi realizada no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, em parte do percurso que foi utilizado nos Jogos Pan-Americanos do Rio. Nilceu Aparecido Santos, da equipe Scott/Marcondes César/Fandenp, de São José dos Campos (SP), e Uênia Fernandes, do Clube Fernandes de Ciclismo, de Goiânia (GO), foram os vencedores da disputa. Ambos estão confirmados para a disputa de 2009, ao lado de outras estrelas do ciclismo nacional.

Nenhum comentário: