segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Na 15ª posição, Mario Roma finaliza La Ruta de Los Conquistadores, na Costa Rica










17/11/08 - 11h05

Mario Roma participou dos quatro dias de competições do La Ruta de Los Conquistadores, na Costa Rica, e finalizou o desafio de uma das provas mais difíceis do mountain bike mundial na 15ª posição em sua categoria.

Após dois dias difíceis no começo da prova, o atleta luso-brasileiro encarou mais dois dias complicados, com uma ascensão de 2.600 metros em um percurso de 65 quilômetros até o vulcão Irazu.

“Só tinha um pequeno pormenor neste dia curto da La Ruta: iríamos cruzar o ponto mais alto da prova com 3.010 metros de altitude, sendo que saímos de 1.200 metros de altitude e foram 35 quilômetros de escalada até ao topo do vulcão. Subidas com uma inclinação inacreditável, o peito tinha de ficar literalmente sobre o guidão e manter um ritmo constante para não colocar os pés no chão. Se tivesse de parar, não subia mais, só empurrando. Foi uma batalha de técnica força e pulmão para vencer esse esforço a essa altitude”, explicou Roma, que finalizou o dia em 5h18min.

A última etapa do La Ruta foi a maior de todas, com 120 quilômetros de percurso e 2.250 metros de ascensão. “Já largamos subindo 7 quilômetros com uma inclinação brutal onde só ao som dos gritos e aplausos da multidão que assistia durante toda a escala nos motivava e nos transmitia a força extra necessária”, disse. “No quilômetro 100 finalmente avistamos o Mar do Caribe, e a sensação de conquista começou a alimentar os poucos músculos que ainda restavam nas pernas de todos”, completou Mario Roma.

Ao todo foram 386 quilômetros e 14.000 metros de ascensão nos quatro dias de prova vencida por Edgar Madrigal, da Costa Rica, pentacampeão da La Ruta de los Conquistadores. “Viemos em um pelotão de 15 bikers sempre juntos onde deveria ter umas 10 nacionalidades. Foi sem dúvida uma chegada que não esquecerei, o espírito esportivo nesse tipo de provas vence o espírito competitivo por diversos momentos durante as etapas”, contou o atleta.

Nenhum comentário: