quinta-feira, 19 de março de 2009

No Atlântico, Ericsson 4 promete buscar vitória da etapa após Cabo Horn

19/03/

Tripulação do Ericsson 4 comemora passagem e segue para o RJ

Após a alegria e as dificuldades enfrentadas pelas tripulações da Volvo Ocean Race ao contornarem o Cabo Horn no último dia, as equipes voltam a se focar nas últimas milhas a serem velejadas para chegarem ao término da maior etapa da história da regata, no Rio de Janeiro. E Torben Grael e seus tripulantes, os 2º colocados a rondar o local, prometem que irão buscar o Ericsson 3, líder da etapa, para chegarem primeiro ao Brasil, o que garantiria a 3ª vitória deles.

"Neste momento a tripulação voltou ao trabalho com força total, todos com o mesmo objetivo: quebrar a tradição e chegar ao Rio em primeiro lugar", disse o proeiro Ryan Godfrey, se referindo a tradição que diz que quem passa em primeiro pelo Cabo Horn, chega em primeiro no destino fina.. "Nós conseguimos manter nossa vantagem sobre o Puma e continuamos na cola do Ericsson 3, mas sabemos que o barco e velas deles são muito rápidos e vamos ter muito trabalho para superá-los", completou.

Godfrey contou que nos últimos dois dias, os velejadores dormiram entre 1 e 2 horas, graças ao trabalho para cruzar a fronteira dos oceanos Pacífico e Atlântico. Ele afirma que eles devem ter mais tranqüilidade de acordo com que se afastam da costa.

" As últimas 48 horas foram muito intensas a bordo do Ericsson 4. A combinação das grandes variações de velocidade e direção dos ventos com o fato de estamos velejando muito próximo à costa significou muitas trocas de vela e poucas horas de sono. A maioria a bordo dormiu uma ou duas horas nos últimos dois dias, estamos todos muito cansados. Esperamos que agora, conforme nos afastamos da costa, possamos voltar ao nosso sistema de turnos", disse.

Classificação - A liderança permanece na equipe de Magnus Olsson, que comanda o Ericsson 3. A distância entre ele e Torben passou para 46 milhas após cambarem ao norte, já no Atlântico.

O Puma, de Ken Read, se mantém a 128 milhas de distância do Ericsson 4, enquanto o Green Dragon é o quarto colocado, com uma desvantagem de 208 milhas do líder. A tripulação irlandesa do barco comemorou durante a passagem pelo Cabo Horn o St Patrick´s Day, data tradicional da Irlanda.

Já o Telefonica Blue é o único barco que resta cruzar o Cabo Horn. A equipe espanhola deve alcançar a marca até a manhã desta quinta-feira (19). Eles conseguiram diminuir a distância para o líder e acumulam 691 milhas para o primeiro barco.

Nenhum comentário: