terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Rachaduras no casco tiram Ericsson 3 da 4ª etapa da Volvo Ocean Race



27/01/09 - 14:10


Tripulação tomou providências para conter água

O Mar da China fez mais uma vítima na Volvo Ocean Race. Após ser um dos três barcos a passar ileso pela ventania de até 50 nós e ondas de dez metros na quarta etapa da regata, o Ericsson 3, comandado por Magnus Olsson, se despediu da etapa após rachaduras na parte da frente do casco, que ocasionou a entrada de água no barco.

A tripulação logo impediu a entrada de mais água no barco tomando as providências necessárias. Foi feito um contato com o escritório da equipe em terra para pedido de apoio. Foi solicitado um barco que pudesse acompanhar o Ericsson 3 até sua chegada a Taiwan, para onde eles retornam, e que fizesse a escolta da embarcação.

“A água entrava tão rapidamente que tivemos que virar para os ventos a favor, colocar as bombas de água para funcionar e fazer alguns reparos temporários”, contou o navegador Aksel Magdahl. “Infelizmente é o fim desta etapa para nós e estamos voltando para Taiwan. A situação está sob controle e nos livramos da água. Agora que a situação está estável, a decepção começa a aumentar”, completou.

O desafio de voltar à regata - Richard Brisius, diretor geral da Ericsson Racing Team, lamentou o incidente. O Ericsson 3 se mantinha na segunda colocação, atrás do líder da etapa Telefonica Blue e deixando o líder da regata na classificação geral, Ericsson 4, algumas milhas para trás.

“É um golpe cruel à tripulação e à equipe, mas agora a segurança deles é o mais importante. Eles fizeram um trabalho incrível se mantendo na ponta da regata após toda a má condição encontrada no mar. Agora nosso foco é esse novo desafio de recolocar o Ericsson 3 de volta na regata”, disse Richard.

O diretor afirma que não pode afirmar qual a gravidade dos danos causados pelas rachaduras, uma vez que a tripulação não tem como analisar a parte de fora do casco, mas que todas as medidas de segurança foram tomadas por eles. “Como uma equipe, nós precisamos avaliar a situação completamente e não queremos especular antes disso”. Uma equipe de construtores está sendo enviada para o local e começará a trabalhar no barco assim que ele for tirado da água.

Juan Kouyoumdjian, designer do barco, e seu time de engenheiros estão de plantão desde que os danos foram reportados. "Estamos mantendo contato direto com o Ericsson 3 nas últimas horas e nosso foco é levar o barco para um lugar seguro. Aí sim saberemos mais detalhes e os reparos poderão começar", disse Juan K.

Nenhum comentário: