sábado, 3 de janeiro de 2009

Primeira etapa do Dakar será fácil, segundo organização

03/01 - 06:40

Briefing reuniu todos os competidores, imprensa e organização

Direto de Buenos Aires - A primeira especial do Dakar 2009 não deve apresentar problemas para os pilotos e navegadores. A direção de prova reuniu-se hoje pela primeira vez com todos os competidores para o primeiro briefing da prova, onde avisaram sobre as condições gerais da prova, e deram detalhes sobre a primeira etapa, de amanhã.

“Será mais um aquecimento para todos nesta prova. Não vai apresentar problemas técnicos”, disse Etienne Lavigne, diretor de prova. “A trilha é larga durante todo o trecho, com o terreno um pouco arenoso, mas duro. Terá alguma poeira e também sujeira na pista”, completou o francês. Outro ponto em que pilotos e navegadores precisam prestar atenção é nas curvas não sinalizadas na planilha da etapa. “Não colocamos todas as curvas do trajeto, fiquem atentos”, avisou.

A etapa segue de Buenos Aires até Santa Rosa de la Pampa, sentido Sul do país. Serão 733 quilômetros no total, sendo 371 de trechos cronometrados. As motos terão três postos de abastecimento.

Perspectiva geral - Etienne Lavigne informou na manhã de hoje que o Dakar 2009 será mais diversificado do que os competidores estão acostumados. “Vamos fazer uma prova do Atlântico até o Pacífico, com dunas, montanhas, passando pela Patagônia e pelo Atacama. Será uma diversidade de terrenos e possibilidades que a prova nunca teve”, disse.

Segundo ele, a dificuldade da prova será crescente, e a segunda semana, após o dia de descanso, será a pior para máquinas, pilotos e navegadores. Nesse período a prova entra no Atacama, no Chile, e ao cruzar de volta para a Argentina encontra enormes dunas.

“Outra grande diferença em comparação com a África será a quantidade de propriedades particulares que vamos passar. Será preciso tomar cuidado com a segurança da população e também preservar essas propriedades”, avisou Lavigne

Nenhum comentário: