sábado, 3 de janeiro de 2009

Dakar: Larga o maior rali do mundo na América do Sul; Conheça os detalhes da prova


03/01/ - 07:59

Todos se concentram em Buenos Aires para início do rali

Começou na manhã deste sábado (3) o maior rali do mundo, o Dakar, que este ano tem a Argentina e o Chile como solo para os 904 competidores, divididos em 235 motos, 194 carros, 84 caminhões e 29 quadriciclos.

Após três décadas de existência, o Dakar saiu das terras africanas para fazer esta, que é a 31ª edição, na América do Sul graças a ameaças terroristas vindas da Mauritânia que fizeram a edição de 2008 da prova ser cancelada. E o que era para ser apenas um “escape” virou algo temporário para a organização da prova, que confirmou o Dakar em solo sul-americano até 2011, com a chance de em 2010 o Brasil receber algumas especiais.

Este ano serão 9.574 quilômetros percorridos em 15 especiais, sendo 3.922 quilômetros de deslocamentos e 5.652 quilômetros de trechos cronometrados. A prova largou e irá terminar na capital argentina de Buenos Aires. Da largada, os pilotos partirão pelos pampas argentinos até a Patagônia e depois pegam os rumos do oeste cruzando a Cordilheira dos Andes e chegando ao Chile.

Em Valparaíso, no Chile, haverá um dia de descanso, e depois segue para o Deserto do Atacama, considerado o mais seco e árido do planeta. Os competidores irão passar por algumas especiais em Copiapó, o “coração” do Atacama. A volta para Buenos Aires será pela rota noroeste, passando ainda por Córdoba.

Nenhum comentário: