sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

23º Torneio de Verão Tremendão de Ciclismo


30/01/ - 07:40

Um dos eventos esportivos mais tradicionais da Baixada Santista e um dos principais da modalidade no País, o Torneio de Verão Tremendão de Ciclismo terá a 23ª edição consecutiva entre os dias 11 e 15 de fevereiro. Válida pelo ranking brasileiro de estrada nas categorias elite masculina e feminina e júnior, a competição distribuirá R$ 10 mil reais em premiação e a chance de até 290 pontos ao campeão - no caso de vitórias em todas as etapas.

Serão cinco etapas em quatro cidades, Praia Grande (com duas), Guarujá, Cubatão e Santos, reunindo as principais equipes do País. Entre elas, a Scott/Marcondes Cesar/São José dos Campos, hoje a grande força dos pedais no Brasil e que detém a hegemonia da competição nos últimos anos, tanto no masculino, quanto no feminino.

O time compete embalado com as duas vitórias nas provas do ranking 2009, já realizadas, a Copa América e o Mundialito, realizado em Santos, no mesmo palco onde será a etapa final do Torneio. Outro destaque fica para a equipe da “casa”, a Memorial/Prefeitura de Santos, que terminou 2008 como a líder do ranking nacional.

Há, também, a confirmação do paranaense Rafael Andriato, atualmente competindo na Itália. Ele usará a disputa como forma de preparação para a temporada na Europa, que começa no dia 21. No total, são esperados mais de 300 atletas, inclusive do Nordeste, sendo cerca de 120 na elite masculina. Também estará em disputa a categoria open, envolvendo ciclistas que não figurem na elite ou júnior.

“Este é um dos campeonatos mais tradicionais e prestigiados do ciclismo brasileiro e nesses 22 anos de história todos os principais atletas do País passaram pelo Torneio. Nomes como Luciano Pagliarini e Murilo Fischer, que conquistaram títulos antes de seguirem carreiras profissionais na Europa. Também Janildes e Clemilda Fernandes despontaram no evento”, afirmou o presidente da Liga Santista de Ciclismo, José Reinato Mendes.

“O saudoso Hilário Diegues sempre batalhou muito pelo crescimento do ciclismo e este torneio é um marco na modalidade”, acrescentou Reinato, lembrando que todas as provas serão realizadas em circuitos planos. “O que valoriza o trabalho em equipe, principalmente por ser uma prova por pontos. Essa é a primeira competição do ano em etapas, uma tradição e todos querem faturar este título”, acrescentou.

Todas as etapas terão início às 7h30. As duas primeiras disputas, nos dias 11 e 12, serão realizadas na Via Expressa, em Praia Grande, hoje um dos melhores circuitos do ciclismo brasileiro. No dia 13 será a vez de Guarujá, na Av. D. Pedro. A penúltima prova, no dia 14, será no Centro de Cubatão, e a final, dia 15, em Santos, na Av. Mario Covas (Portuária).

Inscrições

As inscrições seguem abertas e podem ser feitas pela internet até o dia 8, nos sites www.ciclismobr.com.br e www.treinoonline.com.br. A taxa é de R$ 75,00 por atleta. Todas as informações e o regulamento estão disponíveis no site www.lsciclismo.com.br.

O 23º Torneio de Verão Tremendão de Ciclismo é uma realização da Liga Santista de Ciclismo e TR 15 Assessoria e Eventos, com os patrocínios de Tremendão e Memorial. Apoio de Guido Lustres, Medmar Emergências Médicas e prefeituras de Praia Grande, Guarujá, Cubatão e Santos. Supervisão da Federação Paulista e Confederação Brasileira de Ciclismo

Nenhum comentário: